1.02.2012

Ao Novo Ano

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Um novo ano é uma época de balanços, e para muitos é uma oportunidade única para refletir sobre a vida, tomar decisões muitas vezes adiadas e por vezes até começar de novo.

Eu adoro a energia renovadora de um ano novo, mas muitas vezes começamos cheios de vontade de mudar, para voltar às mesmas rotinas 2 ou 3 semanas depois.

Queremos que 2012 seja diferente - e não a catástrofe anunciada - mas também queremos manter as decisões durante o resto do Ano.

Para ajudar nesta tarefa complidada, de fazer mudanças e manter os novos hábitos, aqui ficam alguns posts antigos mas que servem que nem uma luva.

Bom ano, e boa leitura.

Pense nos Seus Objectivos de Vida

Como aproveitar ao máximo o início de um Novo Ano

> A Regra Secreta para Mudar o que Quiser

O Guia Definitivo para Cumprir as suas Resoluções de Ano Novo

O Único Segredo para tornar o Próximo Ano no Melhor Ano de Sempre

12.05.2011

Desafio: Natal sem Consumismo

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Está preparado para começar a loucura do frenesim de compras em que participamos a cada Natal?

Você está com vontade de gastar um absurdo de dinheiro que provavelmente não tem - talvez até acumular dívidas no cartão de crédito - e pronto para o stress de comprar coisas para todos da sua lista?


Está pronto para consumir uma quantidade doida de recursos - pense só na quantidade de embalagens e papeis de embrulho - que vão ter um enorme impacto sobre o meio ambiente,  e ainda ter de trabalhar longas horas para pagar tudo isso?

Sim, é a temporada festiva de novo, e com isso vem a pior altura de consumismo de todo o ano.
Eu proponho abandonar toda esta loucura consumista e neste Natal dar atençao ao que é importante, até porque a altura não é para grandes gastos ou exageros.

Eu proponho um desafio a todos os meus leitores maravilhosos: Natal sem Presentes Novos.

O que é este desafio louco? É simples - é so seguir estas regras:

1. Não comprar presentes novos este Natal.

Espere, O quêêêê? Não se preocupe, existem alternativas:

> Fazer os seus proprios presentes, como peças de bijuteria ou artesanato.

> Prepare presentes comestiveis, tais como compotas, bolachas ou biscoitos.

> Ofereça um serviço como presente - lavar o carro, dar uma massagem, babysitting, limpar uma casa, jardinagem, pintar a casa, etc

> Comprar presentes em lojas de 2ª mão.

> Doar para a caridade em nome dessa pessoa.

> Fazer voluntariado numa instituição de caridade juntos.

> Ter uma experiência juntos, como ir ao jardim zoológico.

> Construir algo, em conjunto, em vez de consumir.

> Dar aos outros coisas que já não precisa (como uma máquina de costura em bom estado)

O objectivo e encontrar gratidão pelo que já temos.

Percebido? Aceite o desafio! Vai ser divertido, vai poupar muito dinheiro, e a sua família vai ficar mais criativa. Continue a ler.


A Tradição das Tradições

Muitas pessoas vão gozar, e dizer que adoram dar presentes. É uma tradição, afinal de contas!
Com certeza que sim. Mas novas tradições podem ser criadas quando as antigas não funcionam mais. E eu diria que a tradição de comprar toneladas de presentes, muitas vezes só por comprar, não nos serve mais.

Será que realmente queremos ensinar aos nossos filhos que dar é apenas uma questão material? Queremos ensinar-lhes que para mostrar amor, se deve comprar alguma coisa? Queremos dar o exemplo do consumismo, em vez da criatividade? Estamos a dizer que a única maneira de uma família e amigos se reunirem é gastando rios de dinheiro desnecessáriamente?

Não. Vamos ser mais criativos. Vamos criar novas tradições.

Que tipo de tradições? E se as famílias se reunirem para jogar jogos? Para construir coisas juntos? Para sair para o ar livre e caminhar, jogar a bola, brincar na neve, acampar? E ensinarem uns aos outros como fazer coisas?

E se as famílias se reunirem para ajudar os outros? Fazendo voluntariado numa sopa dos pobres, ou para limpar um bairro? Dar pode ser maravilhoso, e não tem que envolver o consumismo.

Seja criativo.


Mas... e as promoções! O dinheiro que vou poupar!

Acho que você já sabe isto, mas vale a pena lembrar que quando compra nos saldos ou promoções, não está a economizar dinheiro. Está a gastar. A melhor maneira de economizar dinheiro é não comprar nada.

Claro que temos algumas necessidades , mas as promoções nesta altura não são sobre necessidades. Elas servem para o convencer que todas essas TVs, iPads, iPods, consolas, roupas, ferramentas eléctricas e muito mais são necessidades. E não consegue escapar de ter de comprar todas essas coisas, porque é Natal caramba! Quando os lojistas fazem grandes promoções, esse é um bom momento para correr noutra direcção. Eles estão a leva-lo a comprar algo que não precisa.


Mas ... a minha família não vai nessa!

Primeiro, nem toda a sua família tem de fazer isto. Só você. Talvez pareça um excêntrico, e algumas pessoas não vão entender, mas estará liderando pelo exemplo. Envie-lhes um link para este post, e explique-lhes porque quer fazer isto. Só porque o mundo inteiro está a consumir em massa, não significa que você também tem de o fazer.

Em segundo lugar, não seja fatalista. A sua família pode estar disposta a mudar, se pelo menos abordar o assunto. Mais uma vez, envie um link para este post. Pergunte-lhes o que eles pensam disto. Desafie-os a ser criativos.

Isto pode ajudar a sua família a poupar bastante dinheiro, e o processo pode ser incrivelmente gratificante. Em vez de passarem horas a fazer compras afastados uns dos outros, podem estar mais tempo juntos. Simplesmente comemorem os feriados.

Fale sobre os benefícios da mudança, e os problemas na maneira como as coisas estão a ser feitas.
Esta época nem sempre foi sobre oferecer prendas. O que faziam as pessoas antes dos shoppings e lojas on-line? Como era dantes o Natal, lembrem-se disso.


Lidar com Pessoas Difíceis

Alguns amigos ou membros da família não vão acompanhá-lo. Isso é normal. Não se pode forçar ninguém. Lembre-se que cada um vai mudar ao seu próprio ritmo, e nem todos irão abraçar mudanças como esta. Eles podem sentir-se ameaçados, ou criticados, tente não o fazer, tenha uma abordagem positiva.

Diga-lhes que eles não são obrigados a acompanhá-lo, mas que você quer fazer isto, para a sua própria sanidade. Você está a tentar poupar dinheiro, mas principalmente porque deseja afastar-se do consumismo exagerado. Pedimos apenas que eles respeitem isso.

Seja paciente. Os outros não gostam de ser forçados a mudar, por isso seja mudança que você quer ver no mundo.



12.04.2011

A Regra Secreta para Mudar o que Quiser


















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Eu tenho aprendido muito sobre mudança de hábitos ao longo dos anos,  e tenho tentado passar esses ensinamentos a mais pessoas.

Os hábitos mais difíceis de mudar são, de longe, aqueles que as pessoas parecem não conseguir controlar. Elas querem mudar, mas parece que não conseguem encontrar a "força de vontade" necessária (um termo em que eu já não acredito).

Para mim, algumas das coisas que pareciam fugir do meu controle eram: fumar, comer "junk food", comer demasiado em ocasiões sociais, a procrastinação (adiar as coisas que se têm de fazer), paciência, e pensamentos negativos.

Mas ao longo do tempo eu aprendi um pequeno segredo que me permitiu mudar tudo isso:

Quando se está consciente, pode-se mudar.

OK, não começe já a revirar os olhos e a mudar de página. Isto pode parecer demasiado óbvio para alguns, ou demasiado simplista. Então, vamos aprofundar um pouco mais.

Quando temos desejos de comer alguma coisa que sabemos que não nos faz bem, muitas vezes cedemos à tentação, mas será assim tão simples? A verdade é que a nossa mente começa a racionalizar, porque devemos comer o bolo, porque é muito difícil não comê-lo, porque não é assim tão mau se o comer-mos. Perguntamos-nos porque é que nos estamos a privar, porque não podemos simplesmente aproveitar as coisas boas da vida, e porque não merecemos um pequeno prazer?

11.10.2011

Dica de Motivação # 8


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Uma breve introdução: Esta lista dos 20 melhores truques de motivação, era para ser um único post, mas eu decidi que dividi-los em posts separados, que me permitem explicar um pouco mais sobre cada um. Por isso, eu apresento o meu Top 20 de Dicas de Motivação.

Algumas pessoas comentam comigo, que eu deveria precisar de muita dedicação, para conseguir atingir alguns dos objetivos a que me proponho: exercício, frugalidade, organização, alimentação saudável, etc Bem, eu não acredito que alguém seja naturalmente "dedicado" ... é tudo uma questão de motivação. Você pode conseguir qualquer coisa, se tiver motivação suficiente.

Dica de Motivação # 8: Tenha razões poderosas. Escreva-as.

Quando eu decidi deixar de fumar (bem, a última vez que eu decidi ... eu tentei e falhei várias vezes antes de conseguir), eu percebi que eu precisava de uma razão melhor do que apenas "é bom para minha saúde" ou "Eu quero provar que Eu consigo".. . por isso eu pensei nas minhas verdadeiras razões: eu queria fazer isso pelos meus filhos. Eu queria viver o suficiente para os meus filhos crescer e terem os seus próprios filhos, e poder vir a brincar com os meus netos estando de boa saúde. Eu também estava preocupada que os meus filhos ao crescer se tornassem fumadores... a maioria das pessoas que fumam tinham pais que fumadores.

9.23.2011

10 Mandamentos do Dr. Oz para perder peso



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 Com o aumento da obesidade na nossa sociedade, é hora de se comprometer com estas 10 regras, fáceis e básicas, para conseguir perder peso sem o recuperar.

1. Não usar calças elásticas. 
A sua roupa funciona como um sistema de alerta precoce para o aumento de peso. Quando fica difícil entrar nos seus jeans, você sabe que é altura de ter cuidado com alinha e tomar mais atenção com o que está a comer. Vestir roupas que esticam permite-lhe viver na ignorância de como seu corpo está a crescer, tornando-se mais fácil engordar sem se aperceber.

2. Não guardar roupa grande no seu armário. 
Quando guarda as roupas que usava quando tinha excesso de peso, isso dá-lhe um plano alternativo para o caso de os quilos a mais voltarem. Em vez disso, obrigue-se a permanecer em forma livrando-se da roupa de gordo.

 3. Não comer carne de animais que andam sobre quatro pernas mais que uma vez por semana.
 A carne que vem de um animal com 4 patas tem mais gordura saturada (o tipo não saudável) do que aquela que vem de animais de duas patas, como as galinhas, ou de animais sem pernas, como os peixes. Mais: as mulheres que comem grandes quantidades de carne vermelha mais de uma vez por semana têm 50% mais de hipoteses de morrer de doença cardíaca e têm maiores taxas de câncro.

9.20.2011

Transformar maus hábitos em bons hábitos

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Nós seres humanos somos criaturas de hábitos. Pense na sua rotina diária. Durante a semana, todos os dias eu levanto-me, tomo um banho, vou-me vestir, comer, e vou trabalhar. Sempre pela mesma ordem. Alguns detalhes podem variar, mas eu costumo fazer exactamente a mesma coisa todos os dias. E eu gosto disso.

Eu gosto porque me faz sentir no comando e porque assim não tenho que pensar em coisas desnecessárias. A rotina previsível é extremamente reconfortante. O problema é quando se sente confortável com os maus hábitos. Quando um mau hábito se torna uma parte da sua rotina diária, você perde a consciência dele. E assim vai continuar a fazê-lo sem pensar.

Acostumar-se a um mau hábito faz com que esse hábito pareça muito mais difícil de mudar do que realmente é. Porque não quer mudar. Quando tenta deixar um mau hábito, isso deixa um vazio na sua

9.14.2011

Dica de Motivação # 9


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Uma breve introdução: Esta lista dos 20 melhores truques de motivação, era para ser um único post, mas eu decidi que dividi-los em posts separados, que me permitem explicar um pouco mais sobre cada um. Por isso, eu apresento o meu Top 20 de Dicas de Motivação.

Algumas pessoas comentam comigo, que eu deveria precisar de muita dedicação, para conseguir atingir alguns dos objetivos a que me proponho: exercício, frugalidade, organização, alimentação saudável, etc Bem, eu não acredito que alguém seja naturalmente "dedicado" ... é tudo uma questão de motivação. Você pode conseguir qualquer coisa, se tiver motivação suficiente.

Dica de Motivação  # 9: Arranje um mentor/professor ou inscreva-se numa aula.

Sim, eu sei. É muito complicado. Mas pare de arranjar desculpas! :)

9.12.2011

Como recuperar o hábito de fazer Exercício

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É uma história que a maioria de nós já viveu, em alguma altura das nossas vidas: Começamos um programa de exercícios, e até está indo bem, mas passado uma semana ou duas, ou um mês ou dois ou até um ano ou dois, nós abandonamos o programa. E acabamos por nos sentir mal com isso, e por causa da dificuldade inicial de começar qualquer programa, é difícil voltar à rotina.

Recentemente, deixei as minhas rotinas de exercício por algumas semanas devido a problemas com a família e às férias de verão, e foi bastante difícil voltar. Eu tive de reiniciar as minhas resoluções (fazer reset!) e re-concentrar-me, deixar de lado todas as outras coisas que queria trabalhar, e dedicar-me apenas ao meu treino.

Para todos aqueles que interromperam os seu programas de exercício, e querem voltar à rotina, aqui estão minhas dicas:

Re-Concentrar-se e comprometer-se novamente. Muitas vezes pensamos que, como já estávamos num programa, podemos simplesmente voltar a ele, sem problema. Mas, na realidade, precisamos nos condicionar para um novo hábito (embora deva ser mais fácil pois já o fizemos antes), mas temos de começar (quase) pelo principio. Isso significa começar por assumir um compromisso.

Escreva o seu objetivo e informe as pessoas sobre o que pretende alcançar, escreva no seu blog, publique no facebook, escreva em post-its e espalhe-os pela sua casa e no trabalho. Se não consegue dar esse passo, é provável que acabe por vacilar.

Concentre-se apenas neste objetivo. Se tiver várias coisas a acontecer, é difícil juntar mais um novo hábito, porque já está ocupado a trabalhar nos outros. É difícil, mas o melhor é ser paciente e trabalhar num objetivo de cada vez, se possível. Muitos objetivos ao mesmo tempo dispersam demasiado o foco de concentração. A ideia é focar-se tanto quanto possível num objetivo, e manter esse foco o máximo de tempo possível.

9.11.2011

Monitorize os seus Gastos por Impulso

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Tem um problema com compras por impulso? Se assim for, o primeiro passo para controlar esse hábito é monitorizar os seus impulsos/desejos. Torne numa prioridade, durante a próxima semana ou duas, observar e controlar seus gastos por impulso.



Mantenha um caderno, pequeno e prático, e de cada vez que tiver o desejo de comprar algo, necessário ou não,  registe no seu caderno. Registe todas as vontades, seja para comprar alguma coisa online, ou numa loja, quando vê um catálogo, pensa no novo iPod, ou mesmo que seja várias vezes a mesma coisa.

Quer compre o item ou não, registe esses impulsos.

9.10.2011

6 pequenas coisas que pode fazer quando tem falta de disciplina

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Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de disciplina -  têm hábitos ou objectivos que querem alcançar, mas falta-lhes a disciplina necessária para ir até ao fim.

E castigamos-nos por isso. Sentimos-nos mal por não desistir e não terminar as coisas. E isso leva a mais fracassos, porque estamos a mentalizar-nos de que não temos a disciplina necessária.

Aqui está o que fazer quando se encontra nessa situação:

1. Perdoe-se. Você não é perfeito. Ninguém é. Perceba que martirizar-se só piora as coisas. Respire lentas e profundamente algumas vezes e liberte-se desse peso. Perdoe-se. E siga em frente.

2. Perceber que a disciplina é uma ilusão. A disciplina é um conceito comum, mas que na verdade não existe. Não é uma coisa que se possa realmente fazer. Pense nisto: é comum pensar que a disciplina o leva a fazer algo que você na realidade não quer fazer. Mas como é que isso se faz? Que habilidade é necessária? Não há nenhuma habilidade que se possa aprender - pode apenas forçar-se a fazer algo que