1.24.2009

10 Dicas para Deixar de Fumar

Normalmente as pessoas tentam parar de fumar muitas vezes e acabam por falhar. Neste artigo eu gostaria de compartilhar 10 coisas que o podem ajudar a ser bem sucedido onde outros falharam, e finalmente conseguir deixar de fumar.

1. Comprometa-se Totalmente. Quando as pessoas falham é porque só estão meio convencidas, Decidem que querem parar de fumar mas a vozinha dentro da cabeça continua a dizer “Vais Falhar”. Para que o compromisso seja total, tem de se comprometer perante si mesmo, mas principalmente, perante os outros. Estabeleça um plano para parar de fumar. Crie um blog sobre o assunto. Faça uma promessa a alguém de quem gosta. Conte à sua família e amigos que está a deixar de fumar. Ligue-se a um fórum. Terá as sua recompensas. Muitos destes conselhos estão nas dicas seguintes, mas o principal é que ao fazer isto mostra que está totalmente empenhado, e que não vai nunca mais voltar atrás. Assim torna-se mais difícil desistir.

2. Faça um plano. Não pode simplesmente acordar e dizer: "Eu vou deixar de fumar hoje." Tem de se preparar a si mesmo. Planear. Ter um sistema de recompensas, um sistema de apoio, e uma pessoa a quem possa recorrer se estiver em apuros. Anote o que vai fazer quando tiver o súbito desejo de fumar. Imprima e cole na parede, em casa e no trabalho. Se esperar até chegar o desejo por um cigarro para descobrir o que vai fazer, vai desistir. Tem que estar preparado quando essa vontade chegar e saber como reagir.

3. Saiba a Sua Motivação. Quando a vontade aparecer, a sua mente vai dizer. "Qual é o problema?" E assim vai acabar por se esquecer porque é que está a deixar o tabaco. Saiba porque quer parar antes que a vontade chegue. É por causa dos seus filhos? Por causa da esposa? Por uma questão de saúde? Para conseguir fazer desporto? Para conquistar uma pessoa na qual está interessado, mas que não gosta de fumadores? Tenha uma boa razão ou razões para deixar de fumar. Faça uma lista. Imprima e cole-a numa parede. E lembre-se desses motivos, todos os dias, a cada instante.

4. Não Dar uma Passa, Nunca Mais. A mente é uma coisa complicada. Vai dizer que um cigarro não vai fazer diferença, que é só um. E é difícil argumentar com essa lógica, especialmente quando está no meio de um impulso para pegar no cigarro. E esses momentos são super difíceis de controlar. Não desista. Diga a si mesmo, antes que o impulso para fumar chegue, que não vai dar uma passa, nunca mais, que está proibido de fumar. Porque a verdade é, que um só cigarro vai estragar tudo. Um cigarro leva a um segundo e um terceiro, e em breve já não é um ex-fumador, porque já voltou fumar. Não se engane. Um único cigarro irá quase sempre levar a uma recaida. NÃO FUMAR UM ÚNICO CIGARRO!

5. Participe num Fórum. Pode realmente ajudar, porque assim não se sente tão sozinho quando está infeliz por não poder fumar. Ligue-se ao forúm, apresente-se, conheça outros que estão a passar exactamente pela mesma coisa, escreva sobre a sua experiência, e leia sobre outros que estão ainda piores do que você. E eles vão comemorar consigo enquanto consegue ultrapassar o primeiro dia, os dias 2, 3 e 4, a semana 1 e para além dela. É muito divertido.

6. Recompense-se. Defina um plano para a sua recompensa. Definitivamente deve recompensar-se, após o primeiro dia, e o segundo, e o terceiro. Pode fazer o mesmo para o quarto, se quiser, mas também após a semana 1 e semana 2. E o 1º mês e 2º mês. E 6 meses e um ano. Faça com que sejam boas recompensas, que vai esperar com ansiedade: CDs, livros, DVDs, roupa, sapatos, uma massagem, jantar fora no seu restaurante favorito, um fim de semana num hotel ... o que puder pagar. Faça ainda melhor: Junte o que teria gasto em tabaco diariamente (e ao fim de um ano não é pouco). Esta é a sua recompensa. Aproveite! Celebre o seu maior sucesso! Você merece.

7. Espere. Se tiver uma vontade irresistível de fumar, aguarde. Faça o seguinte: Inspire profundamente 10 vezes. Beba água. Coma alguma coisa (de preferência coisas saudáveis já que algumas pessoas têm tendência a engordar quando deixam de fumar). Telefone a alguém que o apoie. Escreva um post no seu forúm ou Blog. Faça exercício. FAÇA o que for preciso, mas ESPERE, ESPERE, ESPERE. Se fizer isso, a vontade acaba por ir embora. Quando isso acontecer, comemore! Lide com um impulso de cada vez, e vai conseguir.

8. Substitua Hábitos Negativos por Positivos. O que é que faz quando está stressado? Se normamente custuma reagir ao stress com um cigarro, então precisa encontrar algo para fazer como substituto. Respiração, auto-massagem do pescoço e ombros, e exercício físico podem fazer maravilhas. Outros hábitos que incluem o cigarro, como a primeira coisa que faz de manhã, ou o que faz no carro, ou onde quer que normalmente fume, deve ser substituído por um hábito melhor e mais positivo. Descubra algo que lhe dê prazer .

9. Ultrapasse as primeiras semanas que depois fica mais fácil. A parte mais difícil de ultrapassar são os primeiros dois dias. Se passar essa fase, significa que passou a fase de retirada da nicotina do seu sistema, o resto é sobretudo mental. Mas todos os dias da primeira semana são um inferno. Após isso, começa a ficar mais fácil. A segunda semana ainda é difícil, mas não tão infernal como a primeiro. Depois disso, torna-se mais fácil. Vai ter de lidar com um forte desejo ocasional, mas se souber o que quer e se sentir confiante consegue ultrapassar qualquer coisa.

10. Se Cair, Levante-se. E aprenda com seus erros. Sim, todos falham. Isso não significa que somos uns falhados, ou que nunca poderemos ter êxito. Se cair, não é o fim do mundo. Levante-se, sacuda-se, e tente novamente. Todos falham inúmeras vezes antes de serem bem sucedidos. Mas cada um desses fracassos pode ensinar-lhe alguma uma coisa. Pode repetir os mesmos erros várias vezes, mas um dia finalmente vai aprender. Descubra quais são os obstáculos para o seu sucesso, e planeie como superá-los, em vez de desistir. E não espere alguns meses até á sua próxima tentativa. Dê a si mesmo a alguns dias para planear e se preparar, comprenetrar totalmente, e voltar à carga!

Dica Bonus 11: PENSAR POSITIVO. Esta é a dica mais importante de todas. O melhor fica para o fim. Se tiver uma atitude positiva, de “eu consigo”, por muito disparatado que possa soar, será bem sucedido. Confie. Funciona. Pense que pode fazê-lo, e fará. Diga a si mesmo que não consegue fazê-lo, e definitivamente não vai conseguir. Quando as coisas ficarem difíceis , pense positivo! Vai conseguir ultrapassar o impulso de fumar. Vai ultrapassar as primeiras semanas. E vai conseguir. Muitos já fizeram.

Se deixou ou está a deixar de fumar, deixe-nos o seu testemunho, e o que resulta para si!

Leia também: 35 Boas Razões Para Deixar de Fumar - Ou Porque não se deve começar






10 comentários:

  1. Anónimo16.6.09

    Ola, chamo me Linda e tenho 32 anos. O cigarro acompanha me ha 16 anos mas um dia decidi parar. Esse dia foi em janeiro de 2009, que por sinal durou apenas 2 meses. Numa noite ao festejar um acontecimento decidi fumar 1 cigarro, so que no dia seguinte deu a vontade de fumar mais 1 e dp mais 1 e mais 1..qp dou por mim, ja fumava mais do que anteriormente! Agora ja la vao 4 meses e a força para deixar de fumar foi embora sem mais querer voltar...Sinto me triste e hiper desiludida cmg mesma e pergunto me: PORQUE, é tao dificil agora??? Sinto me perdida e sem forças....

    ResponderEliminar
  2. Anónimo24.9.09

    ola, sou a Sara e tb tou na casa dos 30 :). fumo desde os 15 e ja tentei mts vezes deixar este vicio. neste momento fumo mas tou a criar um plano para deixar de fumar! agradeço toda a ajuda possivel e se precisarem de algum apoio tb tou à disposição. saravilmasilva@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4.11.09

    ola amigos viciados nas 4.700 substancias que o ministerio da saude adverte... hj é o meu primeiro dia, sem essas substancias... vou conseguir..porque quero e posso...e a melhor coisa do mundo é sermos livres... eu não posso ser livre dependendo de 4.700 mil substancias. posso?? rsrsrsr força amigos viciados!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17.9.10

    Olá!Tenho 26 anos e fumo desde os 15. Sempre fui uma adepta do cigarro, e nunca tinha pensado em parar de fumar, até há uns meses atrás.Acordei um dia e decidi não fumar mais. Fumei o meu último à porta da farmácia onde fui comprar os pensos de nicotina. Cumpri quase todo o tratamento sendo que p o final deixei porque já me sentia segura. No total não fumei durante 4 meses. Bastou um dia de nervos à flor da pele e fumei 1.Desde então já passaram 3 meses e estou a fumar tanto ou mais do que antes. Foram os melhores 4 meses de há 11 anos. Sentia-me bem, confiante e bonita e as pessoas estavam muito orgulhosas de mim e notavam a diferença na minha atitude. Quero seriamente deixar de vez e sei que vou conseguir! =)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10.11.10

    EU TBM ESTOU NESSA LUTA... MAS TENHO FÉ EM DEUS QUE EU VOU CONSEGUIR, A TODOS UMA BOA SORTE...HÁ LEMBRANDO ESTOU TOMANDO BUPROPIONA SÓ É VENDIDO COM RECEITA MEDICA,E UM REMEDIO MUITO BOM ELE AJUDA EM 70% OS OUTROS 30% E A SUA FORÇA DE VONTADE....

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5.12.10

    meus amigos eu era fumador,o tabaco nao tem nada de bom ficas a cheirar mal,tira te energia,eu sou outra pessoa as pessoas veem me de outra forma tenho mais força para tudo desporto,vida,cuido me mais amigos se eu consigui e mais conseguiram voçes tambem exemplo,se te disserem ou deixa de fumar ou o seu filho,ou familiar morre voçes deixavam nao entao podem deixar acreditem ,força de vontade para estar bem feliz natal rui marques

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1.3.11

    Olá pessoal! Tenho 63 anos .CIDA
    Fumei vários anos .Um dia acordei e disse ao meu marido :NÂO FUMO MAIS!Ele assustou e não deu muita importancia afinal ele fuma quase 2 cartela por dia .Passaran 2 anos ele teve uma crise feia de hipertenção ,resolveu parar,não aceitou nem a ajuda de um remédio ofereceu.Ficou bastante difícil nosso relacionamento depois de 40 anos de casados,mas venho me sacrificando,resolvi viajar um pouco e fiquei quase 1 mes fora falando todos os dias ,parecia tudo bem!Hoje fazem 10 dias que cheguei!imaginen adecpção!quando entrei no banheiro senti cheiro de cigarro....no bolso de sua bermuddafumos soltos aquele cheiro.Agora ele dorme já chorei, já resei, HI agora?que devo fazer?estou arrasada....

    ResponderEliminar
  8. @ cida - chorar e rezar não vai resolver a situação do seu marido, é o caminho dele, não o seu, e para deixar de fumar ele precisa primeiro de querer, e saber porque o quer, e depois tem de simplesmente lhe dar o suporte que ele precisa, mas sem pressão. Porque não arranjam um incentivo, por exemplo fazer alguma coisa que ele goste quando ficar 2 semana ou um mês sem fumar. E mostre-lhe este artigo, pode ser que o inspire. Boa sorte

    ResponderEliminar
  9. Boa noite! Estive agora a ler atentamente este post. Em Março estive sem fumar. Custou mas estava a conseguir.
    Voltei a fumar por mera estupidez...Imaginem;
    Como engordei 6 Kg nesse curto espaço de tempo, sem conseguir controlar, visto que foi quando comecei a praticar exercício e a ter cuidado com a alimentação...preferi voltar a fumar.Ainda não consigo lidar com o excesso de peso mesmo que temporariamente. Já perdi esse peso mas foram necessários quase 6 meses. Estou a pensar deixar novamente o fumo já na próxima semana mas tenho medo dos quilinhos ;-(

    ResponderEliminar
  10. Olá, Cida, a senhora de 63 anos.

    E agora, tempos depois, como vc está?, vc vai conseguindo ficar longe do cigarro? Como está o relacionamento com seu marido? Conte-nos. Fiquei impressionado com seu depoimento.

    ResponderEliminar