1.25.2009

4 Passos Simples para Iniciar o Hábito de Fazer Exercício



Tenho que admitir que eu tenho os meus altos e baixos com o hábito de fazer exercicio.

E sei bem que não é o hábito mais fácil para a maioria das pessoas, e para a maioria, as experiências consistem em começar e parar, e recomeçar. O que é óptimo - não se castigue. O importante é começar de novo.

Os principais problemas

Porque é que a maioria das pessoas tem dificuldade para fazer do exercicio um hábito regular? Há provavelmente um grande número de factores, mas aqui estão os principais, na minha opinião:

1. É Muito Difícil. As pessoas começam com muita vontade e entusiasmo, e estabelecem um grande objectivo. "Eu vou passarar a ir ao ginásio uma hora por dia!" Ou "Vou correr 30 minutos todos os dias!" O problema é que o objectivo é muito difícil para manter por muito tempo. Pode fazer isso durante alguns dias, mas em breve vai ficar sem energia, e torna-se um fardo fazê-lo.

2. Ter Demasiados objectivos. Muitas vezes estabelecemos vários objectivos e queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Queremos correr e levantar pesos, e comer de maneira saudável, deixar de comer doces, e parar de beber refrigerantes. Bem, esses são múltiplos objectivos, e assim não se consegue concentrar no hábito de fazer exercicio, ao tentar fazer todos os outros objectivos ao mesmo tempo. Ou então acontece que começamos com um objectivo, mas depois arranjamos outro, e esquecemo-nos do primeiro.

3. Falta de motivação. O problema muitas vezes não é a falta de disciplina, mas sim a falta de motivação. E a falta de motivação pode ser combatida de várias maneiras: Manter um diário dos seus feitos e progressos; convidar um amigo ou familiar para se juntar ao seu novo hábito; recompensar-se com pequenos “prémios” cada vez que atingir um objectivo; contratar um personal trainer; nunca fazer “gazeta” mais de dois dias seguidos; pensar positivo… de certeza que consegue acrescentar mais algumas dicas a esta lista! Inspire-se!


4 etapas simples

O que fazer para resolver esses problemas? Simplifique, torne o seu exercicio zen. Aqui estão 4 passos simples para incluir o hábito de fazer exercicio físco na sua rotina. Pode usar estes 4 passos para iniciar qualquer hábito/objectivo que queira na sua vida.

1. Defina um objectivo fácil, específico, e mensurável.
Existem vários métodos para a definição desta meta fundamental:

Escrever: Escreva o seu obectivo, detalhadamente. Publique-o num blog ou forúm. Se não passar para o papel, é porque não é importante.

Fácil: Não estabeleça uma meta difícil. Começe com algo que seja super fácil. Cinco minutos de exercício por dia. Certamente que consegue fazer isso. Passe para 10 minutos após um mês. Passados 2 meses aumente para 15 min/dia. O objectivo é que seja fácil começar, assim pode construir lentamente o seu hábito e, em seguida, aumentar gradualmente. Quem sabe dentro de um ano está a correr uma hora por dia.

Seja Específico: Decida que actividade quer fazer, em que momento do dia, e onde. Não basta pensar em "exercicios" ou "andar a pé". Marque uma data e lugar, como um compromisso a que não pode faltar.

Impulsionador: É importante que tenha um “impulsionador”, um gesto que vai preceder o seu hábito. Por exemplo, se calhar lava os dentes depois de tomar banho, o que quer dizer que o banho é o “impulsionador” para lavar os dentes e, por isso mesmo, nunca se esquece de o fazer. Agora pense naquilo que pode fazer antes de praticar exercicio físico e que possa funcionar como o “impulsionador” para o seu novo hábito: será mal desligue o despertador? Logo depois de tomar café? Mal chegua a casa no fim do dia e muda de roupa? Quando sai do escritório à hora do almoço? É muito importante escolher um “impulsionador” que faça diariamente!

Quantificar: Por quantificar, quero dizer que deve ser capaz de dizer, definitivamente, se atingiu ou não o seu objectivo diário. Exemplos: correr durante 10 minutos. Andar 2Km . Fazer 3 séries de 5 flexões. São metas que podem ser medidas fácilmente e assim saber se atingiu ou não o seu objectivo.

Uma meta: Dedique-se a este um objectivo pelo menos um mês. Dois meses, se conseguir. Não inicie um segundo objectivo durante esse período de 30 dias. Se fizer isso, pode acabar por estragar tudo.


2. Mantenha um diario. Este hábito é fundamental e a chave do seu sucesso. A partir do momento em que começar a ter registos do seu progresso, este será, por si só, um excelente motivador para continuar a fazer mais e melhor. No entanto, registe tudo mal termine a sua sessão e antes de tomar banho… não adie para logo ou para a “primeira coisa” amanhã de manhã! Não há excepções porque depois esquece-se! Para ajudar, mantenha um registo simples e fácil: data, hora e o que fez. Quer melhor?

3. Informe quem está a sua volta. É fundamental. Pode fazê-lo no seu blog (criar um blog para os seus objectivos é optimo), num fórum on-line, conte ao seu parceiro, aos seus amigos e família ou ao seu colega de trabalho, ao treinador pessoal, ou aos colegas de uma aula que frequente. Não importa o meio, mas sim o processo: todos os dias faça um relatório público, informando as outras pessoas sobre a sua sessão de exercício físico. Para além disso, é obviamente importante que essa(s) pessoa(s) saibam qual é o seu objectivo e que estejam a contar com o seu “boletim informativo” diário! É uma fonte inesgotável de motivação, será ainda o local certo para procurar apoio nos dias menos bons.

4. Arranje motivação sempre que necessário. As três primeiras etapas podem ser suficientes para começar o hábito. Mas se não forem , simplesmente não desista. Se faltar a duas sessões consecutivas de exercício, pense porque é que isso aconteceu, e arranje motivação. Pode ser uma recompensa pessoal, aumentar a pressão pública contando a mais pessoas, o que for preciso. Leia outros artigos sobre motivação para saber mais sobre o assunto. Entretanto, veja como correm as coisas. Se voltar a fazer gazeta duas vezes seguidas, acrescente outro motivador…e por aí fora até não largar o hábito por nada neste mundo!

Quando começei a practicar yoga combinei ir com uma amiga, de maneira que nos motivamos uma à outra para não desistir, outra coisa que estabeleci foi ir quando saío do trabalho, assim não tenho a desculpa de não me apetecer levantar mais cedo, nem a preguiça de já estar em casa e não me apetecer sair. E apesar de já ter feito algumas pequenas pausas consegui retomar sempre!

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» Como Perder a Barriga

» Coisas Simples Que Pode Fazer Para Perder Peso

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3 comentários:

  1. Anónimo26.1.11

    Então é desta!!!
    Depois de 2 gravidezes, preciso bem de perder 10 kg, não são resultado das gravidezes mas sim da minha preguicite...

    Começo hoje a fazer bicicleta=15mn;

    Espero passar para os 30 min daqui a um mês!

    Vou dando noticias.



    Obrigada!

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  2. Anónimo9.6.11

    Eu penso que se houver força de vontade as pessoas conseguem, baste querer.
    Mas convém ter uma alimentação correcta diariamente e não só em determinada altura do ano, como por exemplo quando se aproxima o Verão e querem mostrar os seus corpos esbeltos.

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  3. Anónimo27.11.11

    A MOTIVÇAO E A BASE DE TUDO AMANHÃ VOLTO ÁS MINHAS CAMINHADAS DE 6KM AS 7H DA MANHA JUNTO A LAGOA

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