1.24.2009

Como Aceitar Críticas com Graciosidade e Apreço


Como é que lida com as críticas? Penso que a primeira reação para a maioria de nós é de defesa, ou pior ainda de atacar de volta.

A crítica pode ser tomada como ofensiva e desanimadora, mas também pode ser encarada de forma positiva: trata-se de honestidade, e pode impulsionar-nos a fazer melhor.

É uma oportunidade para melhorar.

Parar a Sua Primeira Reacção
Se a sua primeira reacção é de atacar a pessoa que a crítica, ou tornar-se defensivo, espere um minuto antes de reagir a isso. Respire fundo, e pense um pouco.

Pessoalmente, eu tendo a ficar um pouco irritada quando sou criticada. Mas também já percebi que o melhor é não reagir imediatamente. Por exemplo, se alguem me envia um e-mail com alguma crítica, eu espero pelo menos, uma hora antes de responder. Ou quando é frente a frente, afasto-me um pouco, em vez de dizer alguma coisa que sei que me vou arrepender mais tarde.

Esse tempo de reflexão permite-me pensar um pouco mais além da minha reacção inicial. Permite um pensamento lógico, passada a emoção. Eu não tenho nada contra a emoção, mas quando é uma emoção negativa, por vezes, pode causar mais danos do que benefícios. Então, o melhor é deixar as coisas assentarem e, em seguida, responder quando estou mais calma.

Transformar o Negativo em Positivo
Uma das chaves para o sucesso é a capacidade de encontrar coisas positivas onde a maioria das pessoas vê uma coisa negativa. Uma doença obriga-o a interronper o seu programa de exercicios? Aproveite o descanso. Está cansado do seu trabalho? É tempo de redescobrir o que é importante para si e para procurar um emprego melhor.

Também pode fazer a mesma coisa com a crítica: encontrar o lado positivo dela. Claro, pode ser difícil e desagradável, mas na maioria das críticas, certamente pode encontrar uma pepita de ouro: um feedback honesto e uma sugestão para melhoria.
Por exemplo, esta crítica: "Você escreve sempre sobre mesmas coisas e os seus artigos são aborrecidos e desinteressantes." Pode ser interpretado como: "Eu preciso de aumentar a variedade dos meus temas e encontrar novas maneiras de ver as coisas". Isso é apenas um exemplo - que pode aplicar a qualquer crítica.

Às vezes, é só alguém que está a ter um dia mau, mas muitas vezes há, pelo menos, um grão de verdade nas críticas. Veja-o como uma oportunidade para melhorar - e sem melhoria constante, acabamos por estagnar. O aperfeiçoamento é uma coisa boa.

Agradeça a crítica
Mesmo se alguém estiver a ser duro e rude, agradeça-lhe. Essa pessoa pode ter tido um dia mau, ou talvez seja apenas uma pessoa negativa. Mas mesmo assim, a sua atitude de gratidão provavelmente vai apanhá-la desprevenida. O hábito de agradecer as críticas é inesperado, e muitas vezes apreciado, e pode fazer com que acabe por fazer amigos, tudo por causa de um simples acto de dizer muito obrigado pela crítica. E mesmo que o crítico não tenha o seu "obrigado" em uma boa conta, mesmo assim é muito bom faze-lo, para si mesmo. É uma forma de se lembrar que a crítica foi uma coisa boa para , e uma forma de se manter humilde.

Aprenda com as críticas
Depois de ver as críticas de uma forma positiva, e agradecer, não siga em frente e volte à vida do costume. Tente melhorar.

É conceito difícil para algumas pessoas, porque muitas vezes acham que estão sempre certas, não importa o quê. Mas ninguém tem sempre razão. Na verdade, pode estar errado, e o crítico pode estar certo. Então, veja se há algo que pode mudar para tornar-se melhor. E então, faça essa mudança. Esforce-se para fazer melhor.

Seja a melhor pessoa
Demasiadas vezes levamos críticas como um ataque pessoal, como um insulto a quem somos. Mas não é. Bem, talvez as vezes seja, mas não temos de levá-la dessa forma. Entenda-a como uma crítica das suas acções, e não da sua pessoa. Se fizer isso, você pode separar-se emocionalmente da crítica e perceber o que deve fazer.

Mas a verdade é que a forma como muitos de nós lidam com as críticas, é que as vemos como ataques pessoais, e atacamos de volta. Pensamos "Não vou deixar que alguém fale comigo dessa maneira." Especialmente se essa crítica é feita em público. Acham que se têm de defender, e atacar o atacante ... certo? Errado. Ao atacar o crítico, está a descer ao seu nível. Mesmo se a pessoa foi má ou rude, não tem que seguir o mesmo caminho. Não tem de cometer os mesmos erros.

Ser a melhor pessoa.
Se conseguir estar acima dos pequenos insultos e ataques, e responder de uma forma calma e positiva perante as críticas, vai ser a melhor pessoa. E adivinhe? Existem dois benefícios incríveis:

1. Os outros vão admirá-lo e pensar melhor de si por ser superior ao ataque. Especialmente se conseguir permanecer positivo e realmente levar bem as críticas.

2. Vai se sentir melhor consigo mesmo. Ao participar de ataques pessoais, descemos baixo. Mas se conseguir ficar acima desse nível, vai-se sentir bem consigo. E isso é o benefício mais importante de todos.

Como ficar acima dos ataques e ser a melhor pessoa? Ao distânciar a crítica de si mesmo, e ver apenas as acções criticadas. Ao centrar-se nos resultados positivos da crítica, e tentar melhorar. Ao agradecer o crítico. E, respondendo com uma atitude positiva.

Como você lida com críticas? As suas dicas são bem vindas nos comentários.





7 comentários:

  1. tudo de bom para vc que deus abençoe

    ResponderEliminar
  2. Este artigo esta muito bem escrito, e e uma leitura OBRIGATORIA para quem tenha que lidar com criticas.
    Eu sou apaixonado pelo meu trabalho e trabalho muito duro 7 dias por semana! Hoje recebi um tipo de critica muito desagradavel e tentei reagir assim mesmo como vc escreve. Mas ainda esta meio dorido... foi bom ver tudo escrito preto no branco como aqui para continuar reagindo de maneira positiva.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7.2.10

    Acho este tema muito interessante. Todos nós temos dificuldade em aceitar criticas, mas é uma forma de crescermos como pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de ler este texto porque tenho vindo a reparar em mim numa tendência muito negativa que é, precisamente, não saber lidar com críticas, sentindo mesmo uma profunda humilhação com algumas delas, o que me tem levado a isolar do convívio com as pessoas.

    Em honra a este texto, prometo esforçar-me daqui para a frente para ver o lado positivo das críticas e usar isso para me tornar uma pessoa melhor.

    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2.11.11

    Gostei, muito esclarecedor, mas normalmente nos incomodamos com as criticas acredito eu por um unico motivo, orgulho embora não aceitamos que somos pessoas que possuem este sentimento, caso contrario porque nos sentiriamos ofendidos,humilhados,não somos perfeitos a opinião alheia nos levam a refletir para que de forma positiva possamos avaliar melhor nossas atitudes.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11.8.12

    Seu artigo me ajudou muito. Neste momento estou passando/recebendo várias críticas no trabalho e decidi que a partir de agora eu quero ver isso como pontos que preciso e quero melhorar e parar de pensar no crítico como alguém que está me atacando.

    ResponderEliminar
  7. E se a critica for à sua imagem e algo que não pode mudar, por exemplo "Credo! Você tem a pele tão escura, mesmo escura". Sou diretora de marketing numa revista e ainda tenho problema em lidar com isso. É rara a pessoa que, ao conhecer-me, não comenta! Poderia ser você é tão alto/baixo/branco iria tudo dar ao mesmo! Como lidar com esta crítica?

    ResponderEliminar