1.26.2009

O Único Segredo para tornar o Próximo Ano no Melhor Ano de Sempre



Ao pensar no que escrever neste post, fiz uma pequena lista de coisas que eu recomendaria para fazer do próximo ano o seu melhor ano de sempre. Pensar num único objectivo que o faça mudar de vida, criar um mantra para que se mantenha focado nesse objectivo, simplificar a sua vida, arranjar tempo para os seus entes queridos e para si próprio, aprender a estar no momento presente ... todas estas são óptimas dicas, e eu poderia pensar numa dúzia mais, que podem realmente ajudar as pessoas a fazer mudanças positivas.

Mas depois apercebi-me que há apenas uma dica que é necessária. E não é uma dica que se leia na maior parte dos livros e blogs de desenvolvimento pessoal, produtividade ou de auto-ajuda.

Isso porque se conseguir implementar este conselho, não vai precisar de nenhum dos outros.

Então qual é o único segredo, a única coisa que não só irá tornar 2012 no seu melhor ano de sempre, e também fazer os blogueiros e autores de desenvolvimento pessoal e de auto-ajuda ficar sem trabalho?

Tem certeza de que está pronto para ouvir?



OK, você está pronto. :) Aqui vai:

Pare de esperar pela felicidade. A felicidade é aqui e agora.

Parece muito simples, mas se ainda não percebeu isso, e o puser em acção, ela pode ter um efeito surpreendente sobre a sua vida. Hoje. Agora.

Uma Vida de Espera

Quando somos jovens, não conseguimos esperar até nos tornar-mos adultos. Ah, a liberdade! Quando for adulto é que vou ser feliz.

Quando nos tornamos adultos, não podemos esperar até ter um bom trabalho. Isso certamente vai trazer felicidade. E não aguentamos esperar até que isso aconteça. Quando finalmente temos um bom trabalho, não aguentamos esperar até recebermos um aumento. Quando somos aumentados, então só pensamos em ter a nossa casa e casar. Quando conseguimos, não podemos esperar para poder comprar um carro melhor. Pagamos o carro, e então eu não conseguimos esperar até comprar uma casa maior.

Então quando compramos a casa, so conseguimos pensar em ... pagar a dívida.

Poderia continuar mais tempo, mas já percebeu. Nenhum desses desejos produziu felicidade, devido à mentalidade de querer sempre mais. Quando se tem o que se quer, acaba por se querer sempre algo mais. Assim a felicidade é sempre colocada em espera, porque estamos sempre à espera para atingir uma meta.

À espera da felicidade.

Sobre Objectivos e Desejos

É bom ter metas. Ter objectivos é uma parte da vida e do trabalho. Mas quanto está a investir nos seus objectivos? Quanto da sua felicidade é baseada nos seus objectivos?

É natural que tenha desejos, mas se a sua vida é uma série de desejos, um após o outro, se tudo o que faz é em busca de tais desejos, estará sempre a lutar pela felicidade, esperando por ela.

Em vez disso, lembre-se: Pare de esperar pela felicidade. A felicidade é aqui e agora. Sinta-se livre para perseguir objectivos, e desejos ... mas não faça com que a sua felicidade dependa disso. Não pense em felicidade como algo que sente quando acontece X (X é o agora).

A vida é uma viagem - Aproveite!

Então como é que se têm objectivos e ao mesmo tempo se é feliz aqui e agora? Ao lembrar-se que o importante não é o destino ... é a viagem!

Lembre-se sempre que: a viagem é a coisa mais importante. Não é a meta. Não é o ponto final.

Pense nisso: se só está feliz quando alcança uma meta, o que acontece durante o tempo que demora para chegar lá? A sua Vida, é isso que acontece enquanto persegue objectivos. Se está apenas feliz quando chega ao destino, vai acabar por estar infeliz a maior parte do tempo.

Além do mais, se pensar assim, quando chegar ao seu destino, não vai ser realmente feliz - porque estará a pensar no seu próximo destino.

Em vez disso, lembre-se: Pare de esperar pela felicidade. A felicidade é aqui e agora.

Como é que se aproveita a viagem? Ao apreciar vida na sua plenitude, e compreender como é maravilhosa. Ao não pensar muito no futuro, e concentrando-se no momento presente, aqui e agora. Ao olhar ao seu redor, e perceber que tudo o que precisa para a felicidade já está aqui!

Tudo que você necessita para ser feliz

O que precisa para ser feliz? Precisa de um grande carro e de uma mansão?
Se podesse ver realizados cada um dos seus desejos agora, seria feliz assim?

Ou será que pode ser feliz agora, com o que tem?

Consegue simplesmente olhar para um céu lindo, e perceber que é um milagre? Pode olhar para um pôr-do-sol, uma floresta, uma flor, uma criança, e perceber o milagre de cada uma dessas coisas? Provavelmente pode, se tiver tempo para ver estas coisas plenamente.

E depois pode perceber que os seus olhos são um milagre, que lhe permitem ver cada um destes outros milagres. Se tem os seus olhos, tem tudo que precisa para ser feliz.

E se for cego? Consegue sentir o sabor do chocolate, ou do morango, ou da canela, ou das lágrimas, e perceber que essas coisas são um milagre? Pode ouvir Mozart, ou John Lennon, ou Jack Johnson, e sentir a sua alma encher-se com felicidade? Então já tem tudo que precisa para ser feliz.

Tudo que precisa é do momento presente: passar tempo com um ente querido, conversar com um amigo, assistir a um filme divertido, nadar na água fresca, sentir o cheiro do pão acabado de fazer, fazer uma caminhada ou uma corrida, ler um bom livro, aninhar-se num dia chuvoso, dar e receber um abraço.

É verdade - esta é a única coisa que você precisa saber: Pare de esperar pela felicidade. A felicidade é aqui e agora.

Mas ... E então os meus objectivos?

Deve desistir dos seus objectivos, agora que decidiu ser feliz no presente? Nah. Vá em frente e persiga esses objectivos, mas lembre-se de desfrutar da viagem. Pense nestes casos:

• Perder peso. Só vai ser feliz depois de ter perdido peso e ser magro e elegante? Quando tiver o corpo perfeito? Esqueça isso! Torne o processo de perder peso numa agradável viagem - Fazer exercício pode ser muito divertido! Comer de forma saudável também pode ser incrível, quando aprender a divertir-se enquanto o faz! Aproveite a viagem para a saúde, e o corpo que deseja será um benefício disso.

• Ser produtivo. Se tem desejo de cumprir a sua lista de afazeres, parar de adiar, e acabar os seus projectos, um após o outro? Bem, isso é bom, mas perceba que a sua lista de afazeres nunca irá ser concluída, nem a sua lista de projectos. Eles nunca terminam, e na realidade é suposto ser assim. Então, você nunca vai chegar a um destino - tudo o que você tem é a viagem! Aprenda a apreciar o seu trabalho - cada minuto dele - e produtividade virá naturalmente.

• Aprender uma coisa nova. Se quiser aprender francês, ou tocar trombone, ou dominar o Kung Fu, só vai ser feliz quando tiver aprendido a habilidade? Não! Aprenda a aproveitar o processo de aprendizagem! Trata-se de uma exploração não só do novo território, mas de si mesmo. É maravilhoso.

• Simplificar. Quer livrar-se da confusão? Só vai ser feliz quando se tiver conseguido livrar de todas as coisas excesso? Não! Aproveite o processo de limpeza e divirta-se a deitar fora e a doar as coisas que não precisa.

• Escrever um livro. Deseja escrever um grande romance? Não espere até ter acabado para apreciar a satisfação de escrever um livro ... e aproveite cada momento que puder para o escrever. É um milagre.

De que está á espera para ser feliz? Pode encontrar a felicidade agora, neste momento? Conte nos comentários aquilo que o faz feliz !




2 comentários:

  1. obrigada pelas sábias palavras.

    ResponderEliminar
  2. Bom começo, então vamos tentar!

    ResponderEliminar