2.11.2009

5 Boas Razões Para Comer Mais Lentamente


Um dos problemas do nosso quotidiano é que passamos o dia a correr de um lado para o outro, sem tempo para nada ... e quando temos tempo para comer, devoramos a comida.

Isso leva a uma vida stressante e pouco saúdavel.

E com o simples, mas poderoso, acto de comer mais devagar, podemos começar a inverter esse estilo de vida imediatamente. Será assim tão difícil? Coma pedaços mais pequenos, mastigue cada garfada mais lentamente e durante mais tempo, e assim vai desfrutar mais a sua refeição.

As suas refeições vão demorar mais tempo, mas terá efeitos profundos.

Secalhar já ouviu falar do Movimento Slow Food, iniciado em Itália há quase duas décadas para combater a fast food. Tudo o que é fast food é o oposto do Movimento Slow Food.

Se ler o Manifesto Slow Food, vai perceber que não é apenas uma questão de saúde - é um estilo de vida. E querendo ou não adoptar esse estilo de vida, existem algumas razões para pensar em comer mais lentamente:

1. Perder peso. Inúmeros estudos confirmam que apenas por comer mais devagar, vai consumir menos calorias - de facto, pode perder até 8Kg por ano, sem fazer nada diferente ou comer de forma diferente. O motivo é que o nosso cérebro demora cerca de 20 minutos a perceber que estamos cheios. Se comemos depressa, vamos continuar a comer sem perceber que já estamos cheios. Se comer-mos lentamente, temos tempo para perceber quando estamos cheios, e parar de comer a tempo. Também recomendo comer alimentos mais saudáveis, mas se estiver a tentar perder peso, comer devagar deve fazer parte do seu novo estilo de vida.

2. Aprecie a comida. Esta razão é super poderosa, na minha opinião. É difícil desfrutar a comida, se comer demasiado depressa. É uma atitude muito boa, especialmente quando come coisas que não deve ( como aquele bolo de chocolate), experimente comer uma quantidade mais pequena lentamente. Pense assim: aptece-lhe mesmo comer qualquer coisa que não deve (sobremesa, fritos, chocolate) porque lhe sabe muito bem. Mas se os comer rapidamente, de que serve? Se os saborear lentamente, vai sentir o mesmo sabor, mas com menos quantidade. Isso funciona comigo ( já consigo não repetir o bolo de chocolate). E para além disso, faz-lhe bem saborear a comida e desfrutá-la plenamente, ao comer lentamente. Faça das suas refeições um prazer gastronómico, não uma coisa a fazer apressadamente, entre tarefas stressantes.

3. Melhor digestão. Se comer mais devagar, mastiga a comida melhor, o que conduz a uma melhor digestão. A digestão começa primeiro na boca, portanto, quanto mais trabalho fizer lá em cima, menos tem que fazer no estômago. Isso pode evitar problemas digestivos.

4. Menos stress. Comer devagar e prestar atenção à nossa alimentação, pode ser uma excelente forma de exercício mental. Esteja presente no momento, em vez de passar a refeição a pensar no que tem de fazer a seguir. Quando come, deve simplesmente comer. Este tipo de atenção ao momento presente pode levar a uma vida menos stressante, e a longo prazo, mais feliz. Experimente.

5. Revolte-se contra o fast food e o modo de vida rápida. As nossas vidas aceleradas, stressantes e caóticas levam-nos a comer fast food, e a comê-la rapidamente. Este é um estilo de vida que é desumano, tornando-nos doentes, obesos e infelizes. Temos pressa durante todo o dia, fazendo uma tarefa após a outra automáticamente, sem ter tempo para viver a vida, aproveitar o momento, criar laços, para ser humano. E isso não é uma coisa positiva. Revolte-se contra todo esse estilo de vida e filosofia ... com o pequeno acto de comer mais devagar. Não coma fast food. Coma num bom restaurante, ou melhor ainda, cozinhe sua própria comida e desfrute-a plenamente. Saboreie a vida.





1 comentário: