2.26.2009

7 Maneiras de Criar o Hábito de Fazer Exercício

Provavelmente já tentou várias vezes fazer exercício. Está farto de ter excesso de peso ou um corpo extremamente magro. Finalmente decide-se a fazer algo para mudar isso. Então, increve-se num ginásio. Alguns amigos decidem ir consigo. Após algumas semanas os seus amigos deixam de ir . Então acaba por ir sozinho. E passado algum tempo desiste também.

Isso acontece o tempo todo. Já aconteceu comigo e já o vi acontecer com imensas pessoas. Mas como é que algumas pessoas persistem e outras não? Qual é o segredo?

Eu vou dizer primeiro o que não é: não é disciplina, nem é força de vontade. Disciplina e força de vontade só funcionam a curto prazo.


O que funciona no longo prazo é construir um hábito. Esse é o segredo . E é isso que este post ensina - 7 formas de construir o hábito de fazer exercício.

1. Defina o seu Objectivo. O que quer atingir?

• Músculos maiores?

• Menos gordura?

• Mais força?

• Mais velocidade?

Fazer exercício pode ter vários objectivos. Antes de se inscrever num ginásio, comece por definir os seus objectivos. O que é que quer?

Não tente alcançar mais de 1 coisa de cada vez. Começe com um objectivo. Depois de o ter atingido, começe um segundo.

2. Fixar um prazo. Defina uma data para atingir o seu objectivo. Escreva esse prazo num pedaço de papel e coloque-o num lugar onde o possa ver várias vezes ao dia.

Um bom lugar é a mesa de cabeceira, para que o possa ver quando acorda e quando se deita. Isso irá funcionar como um lembrete constante do seu objectivo.

3. Faça um plano. Depois de ter definido o seu objectivo, crie um plano para o ajudar.

• Que exercícios vai fazer?

• Qual a ordem e quantas repetições vai fazer?

• Quantas vezes por semana quer ir ao ginásio?

O seu tempo é precioso. Cada minuto no ginásio deve deixá-lo mais perto do seu objectivo. Portanto, escolha um bom programa de treino. Se for um principiante pesquise e informe-se bastante sobre o treino que vai fazer.

4. Faça Exercício logo de manhã. Quando se tem um dia complicado no trabalho, torna-se mais dificil ir uma hora para o ginásio. Uma solução para isso é fazer exercicio de manhã:

• Acorde cedo

• Tome o pequeno almoço

• Prepare as coisas que precisa para o trabalho

• Vá para o ginásio

Apenas uma hora depois, está mais perto do seu objectivo. E ainda tem todo o dia para fazer aquilo de que precisa.

5. Siga o Seu Plano. Isto é algo que me acontece frequentemente. Os dias em que não me apetece fazer exercício, muitas vezes são os melhores dias. Talvez seja a ligação mente-corpo: o corpo diz que não, mas a mente diz sim. Então o corpo acaba por dizer sim também. Eu não sei explicar.

Aconteça o que acontecer, dia de treinar, é dia de treinar. Não invente desculpas para não ir ao ginásio. Se não se sentir a 100% , vá na mesma, mas treine com menor intensidade. O facto de ir, é mais importante do que a qualidade do treino. E como já disse, pode ser um dos seus treinos mais produtivos.

Quanto mais se exercitar, mais se vai habituar a fazê-lo. Mantenha o seu plano.

6. Treine com alguém que tenha o hábito de fazer exercício. Se o seu parceiro desistir, provavelmente vai acabar por desistir também. Mas se o seu parceiro se esforçar bastante vai aceitar isso como um desafio e querer acompanhar o ritmo.

Da próxima vez que for ao ginásio, olhe para as pessoas que lá estão. Encontre alguém que leve o exercício a sério. e pergunte se pode treinar com ele(a). Se escolher a pessoa certa, certamente ele(a) vai aceitar o seu pedido. A maioria das pessoas sabe que começar a fazer exercício não é fácil, e essa pessoa sabe porque já passou por isso. Um bom parceiro irá motivá-lo e ajudá-lo a atingir seu objetivo. Se não, continue à procura.

7. Seja confiante. Pode conseguir tudo o que quiser, se acreditar nisso. Ter um objectivo claro, e um plano vai-lhe dar a auto-confiança que precisa.

Saiba que são precisos 30 dias para criar o hábito do exercício. Durante os primeiros 30 dias terá de arrastar-se para o ginásio. Passados 30 dias torna-se mais fácil: o hábitos começa a actuar, empurrando-o para o ginásio.

Se não gostar de ir ao ginásio pode sempre optar por outros tipos de exercício, como natação, ténis, futebol ou outro desporto.

Veja também:

4 passos simples para iniciar o hábito de fazer exercício




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1 comentário:

  1. Praticar alguma atividade física em um conjunto social é a melhor coisa, reunir um grupo de amigos para aquela partida de futebol no fim de semana é sempre muito divertido e saudável.

    Quem tem o luxo de poder ser sócio de um clube de piscina a natação também é muito divertido e queima boas calorias.

    Parabéns pelo Blog Asa

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