2.15.2009

30 Maneiras de Se Manter Motivado no Trabalho

O que fazer quando o tédio se instala no local de trabalho?

Eu tenho um trabalho bastante criativo e interessante, mas mesmo assim por vezes fico desmotivada, quando algum projecto dura demasiado tempo ou nao é assim tão interessante.

Uma forma de combater isso é mantendo-me ocupada, fazendo alguma coisa, seja algo produtivo ou não.

Pode ser simplesmente pensando num novo projeto, ou melhorar algum que esteja em curso, ou então procurando coisas interessantes para ler on-line ou jogar um jogo.

Portanto, a resposta mais simples para se manter motivado é: Encontre coisas com que se entreter. Mantenha a sua mente ocupada. Desafie-se. Converse com alguém. Fuja da rotina.

A outra resposta é mais complexa, e tem que ver com os motivos porque está aborrecido. O seu trabalho é chato? Faz aquilo que gosta? Existe alguma maneira de fazer algo de que goste mais? Já tem um trabalho fantástico, mas há algo ou alguém que o prende? E o que pode fazer para melhorar a situação?

Não vamos explorar o mais complexo, mas pode fazê-lo por si, é um exercicio de auto-avaliação. Mas vou dar-lhe algumas ideias simples para se manter motivado. Não é uma lista exaustiva de idéias. Só algumas coisas que eu tenho feito para manter a minha mente ocupada - leia todas e escolha aquelas que podem funcionar para si.

1. Arranje um novo desafio. Esta é uma óptima dica. Muitas vezes estamos aborrecidos porque não temos um desafio - as coisas são demasiado fáceis ou rotineiras. Então, em vez de esperar que alguém lhe arranje um novo desafio, faça-o você mesmo. Como fazer isso? Defina uma nova meta de trabalho. Desafie-se a produzir mais do que nunca. Explore novos projectos. Defina objetivos pessoais e persiga-os. Aprenda a fazer algo novo, por exemplo usar algum software que possa ajudar no seu trabalho, mesmo que não lhe seja pedido. Qualquer coisa que o anime.

2. Procure um novo emprego. Se o seu trabalho é tão chato que já não aguenta mais, pode ser necessário uma mudança. Mas não de despeça de imediato, começe a planear a sua saída primeiro. Procure oportunidades de trabalho em jornais e sites de emprego, fale com pessoas da sua àrea que possam saber de lugares disponíveis, actualize o seu curriculo e envie-o para alguns sitios (escolha empresas onde gostaria mesmo de trabalhar, mesmo que pense que não terá nenhuma oportunidade) mande e-mails aos seus amigos a dizer que está à procura. Mais cedo ou mais tarde irá encontrar algo apaixonante. Inscreva-se em « Net-Empregos.Com
Encontre emprego no maior portal de emprego de Portugal »

3. Faça uma lista com os seus objectivos de vida. O que deseja realizar na vida? Não só profissionalmente, mas pessoalmente? Se já fez essa lista, é sempre bom mantê-la actualizada. Em seguida, escolha um desses objectivos e comprometa-se a atingi-lo este ano. Pense no que pode fazer hoje para se aproximar deste objectivo, mesmo que seja apenas uma pequena coisa. Começe hoje mesmo. Faça-o todos os dias – aproxime-se do seu objectivo.

4. Leia o viver zen :). Ou outra distração que goste. Se é algo que pode melhorar a sua vida, ainda melhor. Mas limite o tempo que demora de cada vez, para que não fique horas a ler todos os artigos antigos.

5. Arrume o seu local de trabalho. Quando não tenho nada para fazer, vou arrumar a minha secretária, pode começar por olhar à sua volta e pensar se necessita de tudo lá está. Como simplificar? Livre-se de tudo o que não precisa, arquivos e documentos antigos que não irão ser mais necessários, tudo aquilo a que não dá uso pode ser eliminado, o material de escritório talvez possa ficar noutro local, ou guardado numa gaveta. Se o seu trabalho for feito principalmente no computador, como o meu, certamente não necessita de muita coisa em cima da secretária.

6. Arranje um hobby. O meu hobby é bloggar entre outras coisas ... gosto de fazê-lo no trabalho e no meu tempo livre. Mas nem todos podem exercer os seus passatempos no trabalho, mas pode ler sobre o assunto enquanto está a trabalhar, mas tenha atenção para não passar dia inteiro a fazer isso, não quer acabar por ser despedido.

7. Transforme o seu trabalho num jogo. Pode fazer um jogo de qualque coisa. Veja quantas tarefas consegue fazer em 30 minutos. Finja que os seus colegas são vilões. Imagine que é um agente da CIA disfarçado, e que ninguém sabe. Seja uma fada ou uma princesa. Pode parecer pateta, mas veja se funciona. :)

8. Seja autodidata. Se trabalhar num computador com acesso à internet, pode encontrar informações on-line para melhorar o seu conhecimento em qualquer área - seja relacionado com o trabalho ou não. Seja o seu próprio instrutor. A Wikipedia é um óptimo lugar para começar, tal como About.com, mas se quer ter um conhecimento especializado sobre algo pesquise mais profundamente até encontrar o que procura.

9. Melhore as suas qualidades. Escolher uma qualidade que precisa mais trabalho, e desafie-se a ser melhor. Quer seja programação, escrever, trabalhar com o Adobe InDesign, ou qualquer outra coisa. Aperfeiçoe suas habilidades - pode usar essas melhorias para avançar na sua carreira, obter um novo emprego, ou trabalhar por conta própria. Ou simplesmente ter a satisfação de saber que é o melhor que pode ser nessa área.

10. Jogar Sudoku. Talvez não seja o jogo mais intelectual de todos os tempos, ou o mais emocionante ... mas é divertido. Jogue só um pouco para não ficar viciado, mas o suficiente para distrair um pouco.

11. Escolha uma imagem inspiradora para o desktop. Eu gosto de fazer isso quando estou adiar alguma tarefa. Vou a sites de wallpapers ou de designer e ilustradores que gosto e procuro algo que me inspire.

12. Faça alguns exercícios. Se estiver entediado, pode começar a fazer alguma coisa para ficar em forma. Veja aqui alguns exercicios que pode fazer sentado na secretária, ou se não quiser ser visto pelos seus colegas vá para algum sitio onde possa ficar sozinho.

13. Tire uns dias de férias. Às vezes só precisa de recarregar as baterias antes de começar novamente. Não faça nenhum trabalho enquanto estiver fora. Descanse, ou leia, durma, ou pratique exercício, faça o que lhe apetecer. Ponha o trabalho fora da sua cabeça. Pense nas suas prioridades. Passeie na natureza. Ligue-se à vida.

14. Faça um passeio. Muitas vezes isso é tudo o que precisa, especialmente se passou o dia todo sentado. É preciso por o sangue a circular! Vá lá fora, passeie, veja pessoas, olhe a natureza, pense sobre o seu dia e sua vida e as pessoas nela.

15. Beba um pouco de água. A desidratação pode tornar-nos cansados e lentos. A água deixa-nos frescos e revigorados. Tenha água perto de si durante todo o dia - vai é precisar de ir mais vezes à casa de banho.

16. Ligue a alguém que goste. Que melhor momento para ligar a alguém e saber como essa pessoa está do que quando não tem nada melhor para fazer. É uma bela maneira de se manter ligado aos outros.

17. Ler. Eu gosto de ter sempre um livro comigo, que levo para todo o lado. E leio sempre que tenho um tempo livre, quando estou à espera no consultório médico, nos correios, nos transportes públicos ... pode não ser um romance, pode ser uma pasta com coisas precisa ler, mas que não tem tempo para o fazer, aproveite para por a leitura em dia quando estiver entediado. Também pode ter uma pasta de "Coisas para ler" do seu computador.

18. Comece a escrever o seu Romance. Muitos de nós têm um livro na cabeça à espera para sair. Pois bem, comece a fazê-lo. Basta começar por escrever algumas notas, pensando sobre o tema ou sobre as personagens e enredo se quiser escrever um romance. Começe, pois o livro não se vai escrever sozinho.

19. Faça uma sesta. Se não tiver um bom lugar para o fazer, pode enrolar-se na sua mesa, ou ir para o carro dormir.

20. Arranje um novo projeto. Se as coisas estão a estagnar no trabalho, comece algo novo. Crie e inove. O que é que pode fazer que tenha um impacto duradouro na sua empresa e em si, na sua carreira? Se estiver num beco sem saída, crie um novo objectivo para si mesmo. Não importa se não faz parte das suas funções. Encontre algo que não esteja a ser feito por ninguém, algo que precisa de ser feito e que ainda ninguém se lembrou, mas que iria realmente beneficiar a empresa - e leve-o adiante sozinho. Pode falar com seu chefe, mas também pode simplesmente começar a fazer algo, e informar os seus superiores depois. Se é bom para a empresa, eles vão gostar e dar valor ao seu esforço.

21. Escreva uma carta de amor. Se tem alguém que ama, escreva uma carta a dizer-lhe porque gosta dessa pessoa. Ele ou ela vai adorar. Um e-mail é bom, mas caneta e papel são ainda melhores.

22. Faça uma pequena coisa para se tornar mais rico. Pode ser abrir uma conta poupança, se ainda não tem uma, ou criar uma transferência automática para a poupança no dia de pagamento, ou então leia blogs e livros sobre finanças pessoais.

23. Escreva um blog. Isto é algo que eu adoro fazer quando as coisas estão calmas. Só preciso abrir o word e começar a escrever. Adoro listas, como já devem ter percebido,, e por isso muitas vezes começo a fazer uma lista e a escrever as minhas reflexões. Se tenho tempo, escrevo um post inteiro. E posso sempre publicá-lo mais tarde, se for necessário. Certifique-se de que gosta do assunto sobre o qual está a escrever.

24. Faça um recado. Isso pode ser tanto no trabalho ( "Onde é que está o tinteiro que preciso dede segunda feira ?") Ou fora do escritório ( "Eu devia comprar papel higiénico hoje!"). Isso faz com que se mexa, fique longe da fonte do seu tédio, e ainda consegue fazer alguma coisa útil.

25. Actualize as suas finanças pessoais. Existem muitas aplicações on-line para monitorizar as suas finanças, arranje um sistema que o ajude a manter as coisas simples. Actualize o seu sistema financeiro uma vez por semana, para que saiba como está. Tem algum tempo livre? Atualize.

26. Medite à secretária. Algumas pessoas dizem que é apenas uma maneira de fazer uma sesta. Mas para mim, a maneira de não adormecer é fechar os olhos e concentrar-me na minha respiração. Não é nada de transcendente – concentre-se no presente e acalme-se. Às vezes vai ficar tão calmo que vai acabar por adormecer. Mas continue a tentar.

27. Organize seus arquivos. OK, isto pode parecer aborrecido para muitas pessoas, mas eu gosto de ter as coisas organizadas. Sinto satisfação em livrar-me de coisas inúteis e de que tudo o que não seja importante, ou seja, gosto de ter tudo em ordem. E não demora muito.

28. Esvazie a caixa de entrada do e-mail. Gosto de ter caixa de entrada do e-mail vazia, vejo um por um até a esvaziar. - Não tem que fazer tudo a partir da inbox, pode fazer uma nota na sua lista de tarefas se pretender responder a alguma coisa mais tarde, ou criar pastas e arquivos com diferentes categorias como coisas a guardar ou a responder mais tarde. Tem dois mil e-mails na sua caixa de entrada? Coloque-os numa pasta temporária e faça-o mais tarde, calmamente e aos poucos, e começe com uma nova caixa de entrada. Agora, basta manter a sua caixa de entrada vazia de agora em diante.

29. Ponha música. Algumas melodias animadas ou optimistas podem ser a solução, e tornar qualquer trabalho muito mais divertido. Ligue as colunas se seus colegas não se importam, ou então use headphones para não incomodar ninguem, boa música vai certamente deixá-lo mais bem disposto e motivado.

30. Faça algo doido! Às vezes, só precisamos de nos soltar. Começe a cantar a plenos pulmões, ou a dançar pelo escritório. Claro, as pessoas à sua volta podem ficar a olhar ou rir, mas um pouco de diversão no escritório não é uma coisa má. Ou então saia do escritório e faça algo divertido ou louco. Uma tarde de maluqueira não vai fazer mal nenhum (bem, desde que não faça nada ilegal ou que o coloque em risco de vida).

A cura para o tédio é curiosidade. Não há cura para a curiosidade. - Dorothy Parker





3 comentários:

  1. Anónimo24.4.10

    Parabens!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9.11.11

    Gostei das dicas!!!
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  3. Nossa demais curti pra caramba! vou por em pratica alias eu já fazia algumas coisas citadas más sem organização por isso não consigo por foco nas coisas!

    Parabéns obrigado

    ResponderEliminar