2.02.2009

No stress, 20 Maneiras de Viver Sem Stress

Existêm várias maneiras e técnicas para descontrair e relaxar após um dia stressante, e que podem ser muito úteis, mas o conselho mais importante na minha opinião é tentar chegar à fonte do problema, para que consiga eliminar o strees e a ansiedade definitivamente.

Se repensar a sua vida, e mudar certos hábitos, pode fazer com que a maioria das fontes de stress desapareçam da sua vida.

Realisticamente falando uma vida sem stress não é possível. O stress é uma resposta aos desafios da vida, e uma vida sem desafios seria demasiado aborrecida. Mas a maior parte do stress das nossas vidas é desnecessário, e pode ser eliminado nalguns passos simples (ou não). Não pode ser feito de um dia para o outro - É necessário eliminar gradualmente os factores de stress do quotidiano, mas é um objectivo que vale a pena perseguir.

Vamos ver um exemplo - é um pouco exagerado, mas que exemplifica os factores de stress mais comuns na vida das pessoas. Imaginemos que o João se levanta de manhã, atrasado para o trabalho, o que faz com que tenha de sair a correr de casa. Com tanta pressa corta-se a fazer a barba e depois entorna o café na camisa e tem que ir mudar de roupa. Ao sair de casa tem de voltar atrás para ir buscar a carteira. Para piorar quando chega ao carro apercebe-se de que também se esqueceu das chaves. Finalmente a caminho do trabalho, e já atrasadíssimo apanha um trânsito infernal - e começa a ficar doido quando outro carro o ultrapassa. Começa a buzinar e a insultar todos os que lhe aparecem à frente, quando chega ao trabalhao super atrasado está de mau humor. Fala mal com os colegas e fica maldisposto toda a manhã.. A secretária está coberta de montes de papeis, e não consegue encontar aquele relatório de que precisa, e a caixa de entrada do e-mail tem 36 mensagens à espera de atenção. Já estáva com dois projectos atrasados, o que deixa o patrão descontente, e ainda tem de terminar 5 tarefas antes da reunião das 11, para além de ter reuniões agendadas toda a tarde. Começa a perceber a idéia. O dia não correu nada bem, e apanha trânsito de novo no caminho para casa. Chega tarde a casa, exausto, completamente stressado, com a cabeça nos projectos atrasados e que se continuam a acumular, e nos e-mails por responder. A casa está desarrumada e acaba por descarregar na família porque os miúdos não arrumaram os brinquedos onde deviam, e então o João começa a ralhar com eles. Acaba por comer qualquer coisa em frente da TV, onde adormece.

Sabemos que este cenário é exagerado, mas a verdade é que acontece. Para além das várias fontes de stress que tornaram o dia do João num dia para esquecer, existem muitas mais e todos vocês sabem quais são.

Mas essa fontes de stress podem ser geridas e elimindas da sua vida.

Aqui estão 20 dicas anti-stress


1. Identificar factores stressantes. Este é o passo mais importante de todos, identificar as causas de stress é primeiro passo para a sua eliminação. Pare 10 minutos para pensar sobre o que torna o seu dia stressante e o que lhe provoca ansiedade. Actividades semanais que provocam stress? Que pessoas ou situações causam stress na sua vida? Faça uma lista de 10 coisas, veja quais podem ser eliminadas, e começe a tratar disso. As coisas que não pode evitar, encontre formas de torná-las menos stressantes.

2. Elimine compromissos desnecessários. Todos nós temos muitos compromissos nas nossas vidas, começando com o trabalho, mas também compromissos relacionados com os filhos, nossos cônjuges, coisas para fazer em casa, deveres com familiares, trabalhos por fora, crenças religiosas, hobbies, actividades desportivas e muito mais. Considere cada um deles, a quantidade de stress que causam, versus a satisfação que obtem com cada um deles. Pense bem e tome medidas para remover hoje os que o stressam mais.

3. Adiar. Todos nós fazemos isso, claro. Mas permitir que as coisas se amontoem irá stressar-nos. Encontre maneira de tratar das coisas no momentos (agora) e de manter a sua correspondência e secretária em ordem.

4. Desorganização. Somos todos de certa forma desorganizados, eu sei que sou. Mesmo que tenha-mos algo organizado, e um sistema para o manter dessa forma, as coisas tendem a caminhar para o caos ao longo do tempo. Mas a desorganização stressa-nos, devido à desordem visual, e torna difícil encontrar as coisas que precisamos. Dispenda tempo a ter as suas coisas organizadas, começando pela secretária e pelos os documentos em casa, e com o tempo avance para outras áreas.

5. Atrasos. Estar sempre atrasados provoca-nos stress. Temos de nos apressar para chegar a horas, andar numa correria, e ficamos ansiosos o tempo todo por temer fazer má figura ao chegar atrasado. Começe o hábito de sair mais cedo, e todo esse stress desaparece. Faça um esforço consciente para se despachar mais depressa, e sair mais cedo. Isto também torna a condução menos stressante. Veja quanto tempo necessita realmente para se preparar, e quanto tempo demora para chegar a cada lugar. Provavelmente pensou que demorava menos tempo do que demora na realidade. Depois de saber isso, pode fazer as contas para trás de modo a chegar 10 minutos antes aos seus compromissos. É uma boa sensação e uma óptima maneira de controlar o stress.

6. Controlar. Não somos o Mestre do Universo. Eu sei que às vezes gostava que fosse, mas tentar controlar tudo à nossa volta só gera stress. Tentar controlar situações e pessoas não funciona, só serve para aumentar a nossa ansiedade e pura e simplesmente não resulta. Aprenda a deixar os acontecimentos fluír livremente, a respeitar a forma como as outras pessoas fazem as coisas, e aceitar o que acontece em diferentes situações. A única coisa que pode controlar é a si mesmo – tente fazer isso, antes de tentar controlar o mundo. Aprenda a separar-se das coisas e a delegar tarefas. Abandonar a nossa necessidade de controlar as outras pessoas e situações à nossa volta é um passo importante para eliminar o stress.

7. Multitarefas. Fazer várias coisas ao mesmo tempo, pode parecer bastante produtivo, mas na verdade atrasa-nos, o melhor é concertrar-se apenas uma tarefa e concluí-la. Aprenda a fazer uma coisa de cada vez.

8. Elimine o que lhe tira energia. Se analisar sua vida (Passo 1) e descobrir as coisas lhe causam stress, pode ter notado também que há coisas que sugam a sua energia. Há certas coisas na nossa vida que nos deixam muito mais esgotados do que outras. Identifique estas situações, e elimine-as. Terá muito mais energia e menos estresse. E felicidade acrescida.

9. Evite pessoas difíceis. Certamente sabe quem são. Se pensar um minuto, consegue identificar quem são essas pessoas na sua vida - chefes, colegas, clientes, amigos, família, etc - que tornam a sua vida mais difícil. Pode enfrentá-los e passar a vida a discutir eles, mas vai ser certamente difícil e pouco eficaz, porque há diferenças que simplesmente não se conseguem resolver. É mais simples afastar essas pessoas da sua vida, dentro do possível claro.

10. Simplifique a sua vida. Simplifique as suas rotinas, os seus compromissos, a informação que recebe, a desarrumação da casa, e tudo o que acontece na sua vida, e menos stress será o resultado.

11. Liberte a sua agenda. Crie mais períodos de tempo livre no seu dia. Não é necessário planear cada minuto das nossas vidas. Aprenda a evitar reuniões desnecessárias, , a manter abertos blocos para trabalhar em tarefas importantes ou resolver vários problemas menores todos de seguida. Quando alguém lhe pedir para marcar uma reunião, primeiro veja se não o consegue resolver através de e-mail ou telefone ... se isso não for possivel, não marque uma hora, peça-lhe para ligar e ver se está livre no momento. Vai adorar ter uma agenda livre de compromissos.

12. Abrande. Em vez de viver a vida a correr, aprenda a abrandar e a levar as coisas devagar. Saboreie a sua comida, aprecie as pessoas à sua volta, desfrute da natureza. Só isto vai eliminar toneladas de stress.

13. Ajudar os outros. Pode parecer contraditório acrescentar mais tarefas a sua vida para ajudar outras pessoas (já tem o suficiente para fazer), mas tiver de acrescentar algo à sua vida, deve ser isso. Ajudar os outros, seja com voluntariado ou apenas fazer um esforço para ser simpático e prestativo para com pessoas que o rodeiam, não só lhe dá uma sensação muito boa, como de alguma maneira diminui o nível de stress. Evidentemente, que isso não funciona se estiver a tentar controlar os outros, ou se o fizer “a despachar” - Aprenda a ter calma, a divirtir-se e deixar que as coisas aconteçam, enquanto trabalha para facilitar a vida de alguém.

14. Relaxe durante o dia. É importante fazer pausas durante o seu dia de trabalho. Pare o que está a fazer, faça uma auto-massagem nos ombros e pescoço, cabeça, mãos e braços, levante-se para se esticar, passear ou beber um pouco de água. Saia e aprecie o ar puro e veja como é belo o céu. Converse com alguém de quem gosta. A vida não é só ser produtivo. As pausas de muitas pessoas são feitas a navegar online – para relaxar completamente, fuja do computador sempre que possível.

15. Deixe o seu trabalho. Esta é uma medida drástica e, provavelmente, demasiado radical e arriscada para a maioria. Porém é provavel que o seu trabalho seja o seu maior factor de stress. Deixe o seu emprego e encontre algo que realmente goste de fazer, que o deixe apaixonado, se o fizer vai ter uma vida positiva e muito menos stressante do que tem. Pense um pouco nisso antes de por esta ideia de parte, podem existir possibilidades de fazer algo que o deixe mais feliz e que ainda não tenha considerado.

16. Simplifique a sua lista de tarefas. Tentar fazer tudo o que anotou na sua longa lista de afazeres vai definitivamente deixá-lo muiiiitoo stressado. Aprenda a simplificar a sua lista de tarefas para poucas tarefas que sejam essenciais, e irá aproveitar o tempo muito melhor.

17. Faça Exercício. É um conselho comum para combater o stress, e isto porque realmente funciona. E também é um método de prevenção de stress. O exercício ajuda a aliviar o stress acumulado, dá-lhe tempo para relaxar, e deixa-o em forma. Uma pessoa que está em forma lida melhor com o stress. Outro factor importante: não ser saúdavel pode ser um grande factor de stress (especialmente quando se vai parar ao hospital), e o exercício pode ajudar a evitar que isso aconteça.

18. Comer de forma saudável. Isto juntamente com o exercício é um método de prevenção de stress. Torne-se saudável e uma grande fonte de stress desaparecerá.

19. Seja grato. Este ponto pode não ser tão evidente como alguns dos outros, mas desenvolver uma atitude de gratidão, é uma maneira de pensar positivo, eliminando pensamentos negativos da sua vida, e, assim, reduzir o stress. Aprenda a ser grato pelo que tem, pelas pessoas da sua vida, e veja tudo isso como um dom. Com este tipo de visão sobre a vida, o stress vai desparecer e a felicidade aumentar. É uma fórmula garantida.

20. Ambiente Zen. Arranje algum tempo para arrumar a sua secretária, e mesmo depois de o fazer, continue a arrumar a secretária e área de trabalho regularmente, e todas as coisas em sua casa, até criar um ambiente simples e pacífico, uma casa Zen. É muito menos stressante trabalhar num ambiente assim do que num confuso e que provoque distração.




del.icio.usstumble Technorati BlogBlogsblogarama.com



4 comentários:

  1. Anónimo20.9.10

    ótimas dicas já estão funcionando comigo m obrig

    ResponderEliminar
  2. excelentes dicas, principalmente pra mim que tenho sido uma pessoa mega estressada e acarretando doenças como ulceras gastricas e dores musculares...preciso colocar essas dicas em prática!!!

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas excelentes pra quem tem tido uma vida mega estressante, vou por em pratica!!!

    ResponderEliminar
  4. excelentes dicas, principalmente pra mim que tenho sido uma pessoa mega estressada e acarretando doenças como ulceras gastricas e dores musculares...preciso colocar essas dicas em prática!!!

    ResponderEliminar