2.07.2009

Pense nos Seus Objectivos de Vida


Nunca há uma boa altura para sentar e pensar sobre o que se pretende realizar na vida. Temos vidas ocupadas, e mesmo quando não estamos ocupados, muitas vezes só nos apetece vegetar à frente da televisão ou surfar na internet a ver blogs ou ler o e-mail, em vez de pensar sobre o que queremos para resto das nossas vidas.

Faça-o hoje, se ainda não o tiver feito. Pode ser apenas durante 10 ou 20 minutos, mas que podem fazer toda a diferença no mundo.

E não é assim tão difícil. Provavelmente já tem uma boa idéia daquilo que quer fazer, mas nunca o pôs por escrito. Ou talvez já tenha feito este exercício antes, mas não revê as suas metas há algum tempo. Agora é a altura de o fazer.

1. Como começar? Primeiro, pense no que gostaria que as pessoas dissessem sobre si no seu funeral. Esta ideia veio de Stephen Covey e dos seus “7 Habits of Highly Effective People” - o hábito chamado "Começar com o final em mente." E é muito eficaz. Imagine que está no fim da sua vida, e olha para trás. O que gostaria de ter realizado? Que tipo de pessoa que gostaria de ter sido?

Aqui está o principal: Começe a viver sua vida de modo a que ela o leve a esse ponto.

2. Agora que já pensou um pouco sobre o assunto, anote algumas ideias de objectivos que deseja alcançar antes de morrer.
Estes podem ser muitos, e em muitas áreas, mas aqui estão algumas pelas quais pode começar: profissional, educação, familia, espiritual, viagens, hobbies, lazer, comunidade, caridade. Pode pensar em mais, e não precisa ter objectivos em todas estas áreas. São apenas alguns tópicos para saber como começar.

3. Refine a sua lista, ou aumente-a. Após o seu primeiro brainstorm, pode querer cortar algumas coisas. Mas também pode querer expandir a lista, pode ser divertido e interessante sonhar em grande.

4. Agora, decomponha-a. O que deve realizar nos próximos 10 anos para cada um desses objectivos? E em 5 anos? E em dois anos? Um ano? E este mês?
Assim que tiver para cada objectivo um plano de 10 anos, 5 anos, 2 anos, de 1 ano e 1 mês, criou um plano bastante sólido.

5. Agir! Eu gosto de ter metas mensais, e fazer uma lista de tarefas para cada semana. E de pensar naquilo que posso fazer hoje para continuar a perseguir os meus objectivos. Mesmo que consiga fazer uma só coisa por dia, já fiz muito para tornar os sonhos numa realidade!

Avance em direcção aos seus sonhos e contrua o seu futuro, faça o seu plano por escrito, hoje!

Veja também: O guia pequeno, mas poderoso, para encontrar a sua paixão

1 comentário: