3.02.2009

25 Maneiras de Aumentar a Sua Auto-Confiança

Quando acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar ser curiosos, sonhar, ser espontâneos, ou qualquer oura coisa que eleve o espirito humano. - EE Cummings

Siga-me no Twitter e Facebook.

Uma das coisas que impedem as pessoas de perseguir os seus sonhos é o medo do fracasso, e a falta de auto-confiança para vencer esse medo e ir á luta. Todos sofremos desse mal, de alguma forma.

A questão fundamental é: Como vencer esse medo?

Ao trabalhar a sua auto-confiança e auto-estima! Ao longo do tempo, é isso que o vai ajudar a superar definitivamente os receios, e, finalmente perseguir os seus sonhos.

Os receios e dúvidas vão continuar a existir. Mas pode vencê-los, basta ultrapassar o medo. Quanto mais o fizer, mais sucesso terá. É bastante díficil aranjar tempo e disponiblidade para os seus planos e sonhos se não acreditar em si e nos seus sonhos.

25 Dicas para Conquistar a Sua Auto-Confiança

Se tem baixa auto-estima, é possível fazer alguma coisa para mudar isso? Pode controlar os seus níveis de confiança?

Embora possa parecer que não, eu acredito que é possivel alterar isso e aumentar a sua auto-confiança. Não é uma característica genética, e não depende dos outros. Se acha que não inteligente, competente ou atraente, etc ... isso pode mudar.

Pode tornar-se digno de respeito, e fazer o que quiser, independentemente do que os outros possam pensar. Pode fazer isso, tomando controle de sua vida, e assumirndo o controle da sua auto-confiança. Ao tomar atitudes concretas que melhorem as suas capacidades, e a sua imagem, pode aumentar a auto-confiança, sem a ajuda de mais ninguém.

A seguir estão 25 dicas para ajudá-lo a fazer isso. Não são conselhos mágicos que vão mudar a sua vida milagrosamente e sem esforço, são apenas algumas conselhos que funcionam comigo e com outras pessoas.



Não precisa de tentar todas, não é uma receita ... leia e escolha as que gostar mais, começe apenas com algumas e dê-lhes tempo para ver os resultados, se não resultarem, tente outras.

Aqui estão elas, sem nenhuma ordem especial:

1. Arranje-se. Esta parece ser evidente, mas é impressionante a diferença que um corte de cabelo, fazer a barba ou a depilação, por um creme e perfume podem fazer à sua auto-estima. Pode transformar completamente o seu humor.

2. Vista-se bem. Um complemento da primeira dica ... se se vestir bem, vai sentir-se bem consigo mesmo. Vai se sentir bem sucedido e apresentável e pronto para enfrentar o mundo. Mas o significado de vestir-se bem é diferente para todos ... não significa que tem de usar roupas caras, podem ser roupas casuais mas que sejam aprsentáveis e lhe fiquem bem.

3. Mude a sua auto-imagem mental. A nossa auto-imagem significa muito para nós, mais do que muitas vezes percebemos. Temos uma imagem mental de nós mesmos, que determina o modo como nos sentimos confiantes (ou não). Mas essa imagem não é fixa e imutável. Pode mudá-la. Use as suas capacidades mentais, e trabalhe a sua auto-imagem. Se não gostar dela, mude-a. Descubra porque se vê desse modo, e faça o que preciso para o mudar.

4. Pense positivo. Pode mudar o seu pensamento, e ao fazê-lo pode fazer com que grandes mudanças aconteçam. Para o conseguir começe por substituir pensamentos negativos por positivos.

5. Acabe com os pensamentos negativos. Parece o mesmo que o item acima, mas é tão importante que deve ser falado em separado. Tem de tomar conciência da sua conversa mental, dos pensamentos que tem sobre si mesmo, e quando está a fazer alguma coisa. Quando está a fazer algo que precise esforço, como fazer exercício, por vezes vai pensar, "Isto é muito difícil. Quero parar e ir ver televisão. " Aprenda a reconhecer esses pensamentos negativos, imagine que esses pensamentos são como um insecto e esmague-os! (é um truque que funciona mas pode pensar noutra coisa). Depois, substitua-o com uma coisa positiva. ( "Eu consigo, já só faltam 15 minutos para o fim do treino")

Conhece-te e vais ganhar todas as batalhas. - Sun Tzu

6. Conheça-se a si mesmo. Quando vai para a batalha, o mais sábio geral aprende a conhecer o seu inimigo muito, muito bem. Não pode derrotar o inimigo sem o conhecer. E quando está a tentar superar uma auto-imagem negativa e substituí-la com auto-confiança, o seu inimigo é você mesmo. Conheça-se bem. Comece a ouvir seus pensamentos. Comece a escrever um diário sobre si, e sobre os pensamentos que tem sobre si, e perceba de onde vêm esses pensamentos negativos. Depois começe a pensar sobre as coisas que gosta em si, aquilo que sabe fazer bem, as coisas que gosta. Pense nas suas limitações, e se são reais ou criadas pela sua mente e pelos seus medos. Mergulhe dentro de si mesmo, e descubra a sua auto-confiança.

7. Agir positivamente. Mais do que ter apenas pensamentos positivos, tem que agir em conformidade. Acção é a chave para o desenvolvimento da auto-confiança. É uma coisa aprender a pensar positivo, mas quando começar a agir, vai começar realmente a mudar, uma acção de cada vez. Você é o que faz, e por isso, se mudar o que faz, vai mudar quem é. Tem de agir de uma forma positiva, agir em vez de pensar que não pode, e ser positivo. Converse com pessoas de uma forma positiva, coloque mais energia em tudo o que faz. Em breve, começará a notar a diferença, e as pessoas à sua volta também.

8. Seja gentil e generoso. (Um pouco lamechas eu sei. Se for demasiado sentimental para si, passe à frente). Seja ser gentil com os outros, e generoso consigo mesmo e com o seu tempo, é uma óptima forma de melhorar a sua auto-imagem. Vai começar a sentir-se bem consigo, e pensar que é uma boa pessoa. Pode fazer maravilhas pela sua auto-confiança, acredite em mim.

Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança. Uma chave para a auto-confiança é prepar-se. - Arthur Ashe

9. Prepare-se. É difícil ter confiança em si mesmo se acha que não vai conseguir fazer alguma coisa. Vença esse sentimento, preparando-se tanto quanto possível. Um exame por exemplo: se não tiver estudado, não vai ter confiança nas suas habilidades para ter um bom resultado no exame. Mas se se fartou de estudar, está preparado, e estará muito mais confiante. Agora pense na vida como o seu exame, e prepare-se.

10. Conheça os seus princípios e viva de acordo com eles. Quais são os princípios em que assenta a sua vida? Se não sabe, então vai-se sentir perdido e sem direcção. Pense nos seus princípios ... certamente que os tem, mas talvez não tenha pensado muito neles. Agora pense se vive realmente de acordo com eles ou se apenas acreditar neles, sem agir de acordo. Descubra os seus princípios fundamentais, e tente viver a vida de acordo com eles. Nem sempre vai ser fácil, mas tem de tentar.

11. Fale devagar. Uma coisa simples, mas que pode ter uma grande diferença no modo como as outras pessoas o percebem. Uma pessoa com autoridade, fala devagar. Demonstra confiança. Uma pessoa que pensa que não mereçe ser ouvida, fala rapidamente, porque não pretende manter os outros à espera de alguma coisa que não é digna de se ouvir. Mesmo se não se sinta confiante, tente fazê-lo algumas vezes e veja as diferenças. Sentir que as pessoas o ouvem vai melhorar a sua confiança.

12. Tenha uma boa postura. Eu costumava ter uma postura terrível, mas tenho melhorado com o yoga. Sempre que me lembro corrijo a minha postura, e sinto-me logo melhor. Se reparar as pessoas com uma postura direita demonstram mais autoridade e confiança, e são mais atraentes.

13. Aumente as suas competências. Como se pode sentir mais competente? Ao tornar-se mais competente. E como fazer isso? Ao estudar e praticar. Basta fazê-lo aos poucos. Se quiser melhorar no desenho, por exemplo, não começe com um grande quadro. Começe por fazer alguns esboços num caderno, e vá treinando um pouco todos os dias. Quanto mais desenhar, melhor vai ser o resultado. A prática irá aumentar a sua competência, qualquer que seja a área.

14. Defina um pequeno objectivo e alcançe-o. As pessoas muitas vezes cometem o erro de definir um grande objectivo, e quando falham, ficam desmotivados. Em vez disso, defina um objectivo viável. Defina uma meta que sabe que pode conseguir, e depois, alcançe-a. Vai se sentir muito bem com isso. Depois defina outra e alcançe-a também. Quanto mais coisas conseguir atingir, melhor se torna a fazê-lo, e melhor se sente. Em breve conseguirá definir objectivos grandes, e realizá-los também.

15. Alterar um pequeno hábito. Não um grande, como deixar fumar. Basta um pequeno, como fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado. Ou acordar 10 minutos mais cedo. Ou beber um copo de água quando acorda. Uma coisa pequena que saiba que pode fazer. Faça-o durante um mês. Quando tiver conseguido isso, vai se sentir fantático.

16. Concentre-se em soluções. Se se está sempre a queixar, ou concentrado nos problemas, mude o seu foco agora. Centrar-se nas soluções em vez de nos problemas é uma das melhores coisas que pode fazer pela sua confiança e pela sua carreira. "Eu sou gordo e preguiçoso!" Como pode resolver isso? "Mas não me consigo motivar!" Como pode resolver isso? "Eu não tenho energia!" Qual a solução?

17. Sorrir. Outro conselho banal. Mas que também funciona. Eu sinto-me logo melhor quando sorrio, e também me ajuda a ser carinhoso com os outros. Um gesto pequeno que pode provocar uma reação em cadeia. Não é um mau investimento do seu tempo e energia.

18. Voluntariado. Está relacionado com o item "ser gentil e generoso" , use algum do seu tempo para melhorar a vida dos outros. Vai ser o melhor que pode fazer com o seu tempo, e ajudar outra pessoa vai fazer com que se sentir melhor consigo, instantaneamente.

19. Seja grato. Eu acredito na importância da gratidão. Estar grato pelo que tem na vida, pelo que recebe dos outros, é uma acção muito humilde ... que também pode ser muito positiva e gratificante, e que irá melhorar a sua auto-imagem ao perceber as coisas boas que tem à sua volta.

20. Exercício. Fazer exercício é uma actividades muito poderosa, e que o vai fazer sentir-se muito melhor consigo mesmo tanto física como mentalmente.

Tudo que tem de fazer é dar um passeio algumas vezes por semana, e verá os benefícios. Começe esse hábito.

21. Ganhe autonomia tendo mais conhecimentos. Responsabilizar-se, em geral, é uma das melhores estratégias para a construção de auto-confiança. Pode fazer isso de várias maneiras, mas uma das melhores formas de o conseguir é através do conhecimento. Tal como construir competências e preparar-se ... ter mais conhecimentos, vai-lhe dar mais confiança ... aumente os seus conhecimentos estudando e fazendo investigação. A Internet é uma óptima ferramenta, mas também as pessoas á sua volta, pessoas que já fizeram aquilo que quer fazer, bem como livros, revistas e instituições educativas.

22. Faça alguma coisa que teima em adiar. O que está na sua lista de tarefas à séculos? Fáça-o amanhã de manhã, e tire-o do caminho. Vai se sentir muito melhor.

23. Seja activo. Fazer alguma coisa é quase sempre melhor do que não fazer nada. É claro que pode fazer alguma coisa errada ... mas os erros fazem parte da vida. É assim que se aprende. Sem errar, nunca vai evoluir. Não se preocupe com isso. Levante-se e faça alguma coisa - fisicamente, ou tomando medidas para conseguir alguma coisa.

24. Trabalhe em pequenas tarefas. Tentar assumir um grande projecto ou tarefa pode ser assustador e intimidante, mesmo para o melhor de nós. Em vez disso, aprenda a dividir as coisas em pequenos pedaços e trabalhe num deles de cada vez. Pequenas conquistas fazem com que se sinta bem, e todos eles se somados dão grandes realizações. Aprenda a trabalhar sempre assim, e vai conseguir tudo a que se propuser.

25. Arrume a sua secretária. Isto parece uma coisa simples (para alguns talvez não seja assim tão simples ). Arrumar a sua secretária é uma forma de ganhar controlo da sua vida. Se o seu local de trabalho estiver confuso, é díficil concentrar-se e fazer aquilo que precisa.

De alguma maneira, eu não posso acreditar que haja alguma montanha que não posssa ser escalada por um homem que saiba o segredo de tornar sonhos realidade. Este segredo especial, parece-me, pode ser resumido em quatro C s. Eles são curiosidade, confiança, coragem e constância, e o maior de todos é a confiança. Quando acreditar em uma coisa, acredite em tudo o que o envolve, implícita e inquestionávelmente. - Walt Disney

Como faz para aumentar a sua auto-confiança? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário.

Leia também:

A Regra Secreta para Mudar o que Quiser

Assertividade: Caracteristicas e Como se tornar uma pessoa assertiva

Como Aceitar Críticas com Graciosidade e Apreço

Como Acabar Com as Desculpas

11 Maneiras de Curar o Síndrome de "Qualquer Dia"

63 comentários:

  1. Asa
    Adorei as dicas ,vou coloca-las em pratica.
    bjs.
    Neza.

    ResponderEliminar
  2. pow me amarrei nas dicas tô louko para usa-la
    vlw abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma pessoa com autoridade, fala devagar.

    Gostei das Dicas.

    ResponderEliminar
  4. Albano9.10.09

    estou-me a esforçar!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18.11.09

    perfeito

    obrigado mano amanha aplico-as ja :)

    ResponderEliminar
  6. Optimas dicas. Como expert em auto confiança posso aconselhar que estas dicas ajudam imenso. Se quiserem saber mais e terem um programa completo para aumento da auto confiança passem em www.confiancagt.com!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14.1.10

    gostei da dica de falar devagar............vlw

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.1.10

    Estava mesmo a precisar de ler estas dicas.

    obrigada :)

    ResponderEliminar
  9. falar de vagar , acreditar que nada é impossivel e transformar pensamentos negativos em positivos... não esquecerei !

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17.2.10

    fantástico.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5.4.10

    ótimas dicas,espero que ajude muitas pessoas assim como me audaram.
    Leo!!

    ResponderEliminar
  12. ricky9.5.10

    gostei mesmo vou tentar ser eu mesmo independentemente do que os outros possam dizer penso que o meu problema foi pensar demasiado no que os outros diziam sobre a minha maneira de agir em certas circunstâncias ,.. mas agora vou agir como quero e bem me apetecerr ,...
    estou me burrifando para os outros o que me importa é que eu me sinta bem comigo mesmo

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5.8.10

    Nossa!!!!!!!!!!!!!!amei essas dicas vou colocar em prática.Tenho certeza que vai mim ajudar muuuuuuuuuuuito.Pois sou muito insegura e minha auto-estima baixa.Estou tentando melhor.Vou conseguir.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23.10.10

    o meu grande problema é não conseguir olhar olhos nos olhos das pessoas...estou sempre a desviar o olhar...e perco confiança
    alguem sabe como posso ultrapassar isto...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo4.11.10

    Amo quem escreveu isto
    é tudo o que posso dizer

    ResponderEliminar
  16. Anónimo28.12.10

    Olá. Concordei com muitos pontos aqui expostos, principalmente quando falas que as pessoas com auto-estima, confiança falam pausadamente..O mesmo não se verifica comigo. Às vezes parece-me que não me ouvem e falo rápido para tentar captar a atenção ou acabar com o raciocínio..Outras vezes, digo simplesmente, 'deixa estar, não era importante'. Sou uma óptima ouvinte..sou capaz de passar horas a ouvir uma pessoa a desabafar/falar de um assunto banal e estar sempre com a atenção. Mas nunca o fazem comigo..enfurece-me e penso q tenho amigos/colegas egoístas!

    ResponderEliminar
  17. Jennifer6.1.11

    thanks
    eu estava precisando disso
    ajudo mto :)

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22.1.11

    a vida é assim. é preciso ter auto-confiança para sobreviver.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo1.2.11

    Mtu bom ,com todas essas dicas impossível não ser autoconfiante estão de parabéns é um ótimo site ! (=

    ResponderEliminar
  20. Obrigado pelas dicas!!

    Vou colocá-las em prática!!!

    ResponderEliminar
  21. André Mota12.3.11

    Nota 10 MIlhões pro blog, mttttt bom mesmo, vou visitar aqui sempre, meus parabéns, continue assim!!

    Agora vou por as dicas em prática!!

    a primeira, falar devagar, mt booa essa.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo3.4.11

    Parabéns, obrigada pelas preciosas dicas

    ResponderEliminar
  23. Anónimo19.4.11

    ok são mesmo boas dicas,vou procurar mete-las em accão.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2.5.11

    Arnaldo disse...
    Gostei das dicas,são muito boas mas quando nos sentimos muito em baixo temos que mos agarrar a vida,e lembra-mos que à sempre pessoas com mais dificuldade que nós.

    ResponderEliminar
  25. Li esté topico ontem, e guardei o link nos meus favoritos. Gostei muito este topico. one.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo3.5.11

    Gostei do que li,mas a minha experiência diz-me que devemos de lutar,e acreditar que é possível dar a volta a tudo para isso vasta ter muita atitude!!!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo20.5.11

    Este blogue está realmente fantástico. Obrigada por terem publicado este texto, tenho a certeza que me vai ajudar, vou tentar seguir estas dicas ao máximo!! :)

    ResponderEliminar
  28. Anónimo8.6.11

    Realmente essas dicas abrem a mente de tal maneira, que me fez entender que o pensar o agir e principalmente acredita em si, pode trazer ótimos resultados.

    ResponderEliminar
  29. simplesmente maravilhoso!
    certamente vou por em prática,muito obrigada!

    ResponderEliminar
  30. As dicas são muito boas, e podem ajudar bastante qualquer um.sÃO DIFICEIS DE POR EM PRÁTICA MAS REALMENTE FUNCIONAM. Lembrem-se o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.(Albert Einsten). Use está frase e conseguirá realizar todas as dicas.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo16.8.11

    Poxa! muito louco essas dicas, realmente gostei muito! são extramente eficientes! principalmente no mundo em que vivemos! gostaria de dizer que á dica á respeito dos exercícios físicos, são uma boa também, é impressionante o quanto se dedicar 1 hora por dia pelo menos á exercícios físicos, faz bem para autoconfiança! e ser uma pessoa culta contribui muito também!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo27.8.11

    Muito bom migao' valew ae, tudibaoo'

    ResponderEliminar
  33. Milton16.9.11

    Muito bom esse tutorial acredito que ira me ajudar muito valeu!!!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo26.9.11

    nossas essas dicas são de mais obrigada !!!!

    ResponderEliminar
  35. MILTON LIMA18.10.11

    gostei imenso a auto cnfiança é um tema bastante
    interessante,pois exige um esforço constante de como nos devemos educar os nossos pensamentos e mais ainda,como transforma-las em açoes positivas...

    ResponderEliminar
  36. Anónimo21.10.11

    adoooreiiiii!!! ótimas dicas, vou colocá-las em prática e me tornar uma pessoa beim mais confiante!!!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo10.11.11

    oi
    gostei, vou tentar meter em prática

    RUTH MARIA

    ResponderEliminar
  38. Anónimo1.12.11

    vou por em pratica amanha e tenho quase certeza que vou conseguir o ruim é que não depende de min mais valeu ajudou legal.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo6.12.11

    BLÁ, BLÁ, BLÁ. A mesma balela de sempre. Vai por mim, nada disso funciona. A pessoa pra agir desse jeito é pq essa falta de confiança em si já vem do subconsciente para o consciente. Quanto mais vc tenta superar isso maior é a falta de confiança. Isso são fatores inconscientes. A Pessoa tem que trabalhar sua confiança através do consciente para o subconsciente. De preferencia algumas frases positivas antes de cair no sono, pq quando se está com sono vc não tem luta com a mente. Espero ter ajudado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camila.15.11.12

      Desculpa, mas acredito que voce nao tenha entendido bem a menssagem do texto. As dicas que ele passa trabalham justamente do consciente para o subconsciente pois uma pessoa (em estado normal, no dia a dia) nao pode trabalhar seu subconsciente.
      Só frases positivas não ajudam muito, é preciso uma série de coisas, ser confiante requer muito esforço; parece balela pq é dificil aceitar que é muito mais simples do que temos em mente.

      Eliminar
  40. Anónimo11.12.11

    Nossa!! Gostei mesmo!!Se emcaixa perfetamente na minha situação!! Irei seguir os conselhos e tenho certeza de que irei melhorar, obrigada!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo7.1.12

    vou colocar em prática AGORA NO COMEÇO DE 2012!

    ResponderEliminar
  42. Às vezes, quando estamos desanimados, tudo o que a gente precisa é ler um bom texto para se ter motivação, quando as pessoas à nossa volta só sabem nos deixar pra baixo.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo26.1.12

    Bons ensinamentos, para melhorar a auto estima precisamos conhecer nossos pontos fortes, realizaçoes que nos deixaram auto confiantes e relembra-los sempre que estivermos desanimados, assim fazendo despertaremos a nossa auto estima.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo5.2.12

    Obrigada por um texto tão sincero. Tem algumas coisas que tenho feito, mas as vezes, o desânimo vem. Agora vejo que estou no caminho certo. Tenho que acreditar mais. Obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo23.3.12

    hahahaha! descupas é por que ja estou colocando em pratica o que aprendi a qui , gostei desse texto parabens vc é uma otima conselheira.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo15.4.12

    Muito boas as dicas, vão entrar para o rol de: Porque não pensei nisso antes?

    ResponderEliminar
  47. comfiançaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    somente ESTAS LETRAS CCCCCCCCCCONFIANÇAAAAAA

    ResponderEliminar
  48. Anónimo2.5.12

    CCCCCCCOOOOOOONNNNNNFFFFFFIIIIIAAAAAAANNNNNNNÇÇÇÇÇÇÇÇAAAAAAA...
    ENTENDA É TUDO ISTO

    ResponderEliminar
  49. Anónimo14.5.12

    aprendi muito com esse tema apartir de hoje terei mais cuidado naquilo que envolve os meus pensamento em relação a Tudo.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo1.6.12

    Vamos la ver se as dicas me alteram mesmo... Em questoes de imagem nao me acho mal, ate porque ja estive num ginasio por saber que me faria bem em relação a mentee corpo. Isso comprovo que funciona, vestir bem tambem. O pior é o trabalho, é que isto nao anda fazil arranjar. E por dias cai tudo por terra.
    M.A

    ResponderEliminar
  51. Anónimo15.7.12

    simplesmente muito bom, ótimo... Obrigado.. (Diego).

    ResponderEliminar
  52. Anónimo16.7.12

    SOU O MELHOR !

    ResponderEliminar
  53. Anónimo17.7.12

    Muito boas as dicas, as vezes acontecem coisas em nossas vidas que nos colocam totalmente para baixo, devemos pensar que ninguém é melhor do que ninguém e cada um tem seu valor,se não é de uma forma é de outra. Nosso principal erro é nos preocupar-mos com o que os outros pensam, temos que ser nós mesmo,mas é claro que, sendo gentil e suscinto em nossos atos.

    ResponderEliminar
  54. As dicas são perfeitas, Com isso me encontrarei e mostrarei a mim mesmo q sou capaz e qualquer coisa, muito obrigado !!!

    ResponderEliminar
  55. As dicas são perfeitas, Com isso me encontrarei e mostrarei a mim mesmo q sou capaz e qualquer coisa, muito obrigado !!!

    ResponderEliminar
  56. gostei muito, vou pôr estas dicas em prática porque afinal preciso de ter auto-confiança e não tenho nenhuma!
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  57. Anónimo18.8.12

    maravilhoso

    ResponderEliminar
  58. Anónimo8.9.12

    Muito BOM, parabéns!

    ResponderEliminar
  59. Anónimo1.10.12

    Eu quero dizer obrigado por isto.
    Algumas coisas tenho feito para melhorar, mas as vezes, o desânimo vem. Tenho que acreditar mais em mim e superar as dificuldades. Obrigada mais uma vez.


    ACM.

    ResponderEliminar
  60. Adorei.Dicas maravilhosas.Conversarei mais devagar, tem lógica mesmo.

    ResponderEliminar
  61. Camila.15.11.12

    CONFIANÇA não é uma sensação
    é um 'nivel' que se chega na vida depois de muito trampo
    o segredo pra evoluir é aprender a AMAR, CONFIAR, COMPARTILHAR,
    aprender a colocar o pensamento na direção certa;

    ResponderEliminar