3.15.2009

8 Maneiras de Fazer Grandes Economias no seu Orçamento

Com a crise económica, muitas pessoas estão a procurar novas maneiras de economizar dinheiro, para conseguir obter alguma estabilidade financeira.
E claro que é óptimo cortar em coisas coisas pequenas, como sapatos de marca ou capuccinos, mas o que a maioria das pessoas precisa mesmo é de fazer grandes poupanças. Milhares de euros em poupança, e não apenas 50 euros por mês.

Mas não se pode reduzir drasticamente o orçamento de coisas como alimentação, gasolina, despesas médicas, entre outras coisas realmente necessárias – é claro que também pode economizar algum dinheiro nestas áreas, mas estas poupanças são geralmente muito pequenas quando comparadas com algumas das descritas abaixo. É uma lista de algumas coisas que pode fazer para criar grandes mudanças no seu estilo de vida, pelo menos por um tempo - e quem sabe, talvez até a longo prazo.

Possivelmente terá algumas objecções – nem todas as pessoas acham que têm de mudar a sua vida assim tanto, ou talvez não o queiram fazer. Tudo bem - estas mudanças não são para todos. Mas eu acho que todos nós podemos viver com menos e redefinir os nossos estilos de vida. Com a atitude mental certa, pode encontrar felicidade agora, sem precisar de gastar tanto dinheiro. Essa é a chave - encontrar contentamento, mesmo vivendo com menos.

1. Mudar-se para uma casa mais pequena. Para muitas pessoas, a habitação é a maior despesa. Assim, também é a maior oportunidade para poupar - se se mudar para uma casa menor e mais barata, pode poupar muito dinheiro de uma só vez. Obviamente que não é uma mudança a implementar de um dia para o outro, especialmente se tiver casa própria, mas vale a pena manter o olho aberto para uma oportunidade de fazer a mudança. Comece por ver casas mais baratas, especialmente em locais próximos de sítios onde costuma ir, como o trabalho, escola, supermercado, etc, assim também pode economizar em custos de transporte. E livre-se das coisas que tem em excesso, assim não vai precisar de tanto espaço em casa.


2. Vender um carro. Se tem dois (ou mais) veículos, pense em vender um deles para poupar dinheiro. Muitas vezes é possível ter um só carro na família gerindo bem os horários. Claro que é sempre melhor ter dois carros, mas se não for uma necessidade, abdique de um deles, vai ganhar dinheiro com a venda e ainda poupar em gasolina, seguros e manutenção. Se ainda estiver a pagar o carro use o dinheiro da venda e utilize-o para pagar esse empréstimo - e com o que restar pode pagar outros empréstimos ou pôr na poupança.

3. Compre um carro usado, mais barato. Se já tem apenas um carro, ou se acha que precisa mesmo de dois carros, pode optar por um que custe menos. Pode vender o seu carro, e trocar por um mais pequeno, usado, que funcione bem (de preferência com apenas 2-3 anos) e que tenha um custo inferior ao que possui agora. De novo, pode poupar centenas/milhares de euros por ano.

4. Parar de pagar juros. Algumas pessoas pagam centenas de euros em juros por ano. Claro que nem sempre é possível, mas este é um grande potencial de poupança para a maioria de nós. O principal é deixar de contrair novas dívidas e, pagar as dívidas antigas o mais rapidamente possível. Pagar os cartões de crédito deve ser uma prioridade, mas também os empréstimos de carros ou outros créditos. De novo, fazer isto não é para todos, mas eu recomendo para quem tenha forma de o fazer.

5. Pare de comprar coisas desnecessárias. Este é bem difícil, mas se levar realmente sério a poupança, deve pelo menos pensar nisso. Tente perceber quais são os seus gastos durante um mês, faça uma lista, e assinale os que são realmente necessários: produtos alimentares, gasolina, despesas da casa, medicamentos, médicos, seguros etc. O resto são coisas desnecessárias - roupas e sapatos que não precisa, aparelhos eletrónicos, revistas, sobremesas, etc. Se deixar de comprar essas coisas, pelo menos por um tempo, verá uma poupança bastante considerável.

6. Deixe de viajar. Se costuma viajar várias vezes por ano, ou mesmo apenas uma vez por ano, pode poupar centenas/milhares de euros se não viajar. Não é assim tão díficil, e pode sempre fazer férias dentro do pais, certamnete ainda há muitos locais para conhecer. Ou pode relaxar e fazer uma pausa do trabalho sem ter de sair de casa, se aprender a apreciar o sitio onde está. Eu não digo que nunca mais volte a viajar, mas enquanto não estabilizar as suas contas, espere um ano ou dois até voltar a viajar. Cada viagem pode custar milhares de euros, dependendo para onde e como viaja, e quanto tempo vai, de modo que esta é uma enorme poupança para algumas pessoas.

7. Diversão VS Despesas. Muitas pessoas saiem e diverte-se com amigos, familiares ou colegas de trabalho - e os gastos podem ser grandes. Deixe de sair tanto ou de organizar tantas festas, ou, pelo menos, não gaste tanto dinheiro com essas acitividades. Em vez de combinar um jantar e saída para discoteca, combine apenas a parte da saída, ou combine jantares em casa com os amigos. Faça o mesmo noutras actividades - cinema, teatro, exposições, concertos, parques de diversões etc, e pode poupar bastante dinheiro. Perceba que não precisa gastar muito dinheiro para se divertir, encontre alternativas grátis ou mais baratas para se entreter!

8. Acabar com todas as assinaturas. Cada pequena subscrição que tem é uma despesa - uma assinatura de revista pode custar 20-40 euros por ano, por exemplo, a contratação de um serviço online pode custar apenas 5-10 por mês, e há ainda outras despesas como cotas de clubes. Mas se cortar nessas despesas, e ainda reduzir os custos com telefones, planos de internet e televisão por cabo, poderia economizar até 1000 euros por ano. Se tiver muitas assinaturas pode ainda poupar mais. Não é muito comparado com alguns dos itens acima, mas vale a pena considerar.

Qual das sugestões lhe agradou mais, quais são as suas ideias para cortar o seu orçamento e poupar muito dinheiro? Partilhe nos comentários!

del.icio.usstumble Technorati BlogBlogsblogarama.com



4 comentários:

  1. Olá
    Foi a primeira vez que visitei o seu blog e adorei todas as dicas, prometo voltar pois no momento que atravessamos há que realmente cortar em muita coisa,uma das coisas em que já cortei foi nas prendas aos netos, em vez de estar a dar brinquedos que eles só ligam naquele momento, decidi dar a todos a mesma quantia em dinheiro e os pais que lhe comprem o que mais necessitam. Mas muitos foram já os cortes apesar de eu não ser uma pessoa esbanjadora pois com 5 filhos tive sempre que saber controlar-me . Outra coisa que recomendo aos meus filhos é a troca das roupinhas que não servem aos filhos passam para os sobrinhos e assim também poupam bastante pois a roupa das crianças está muito cara e nos primeiros tempos ao fim de pouco tempo deixa de servir. convido-a também a conhecer o meu cantinho. Bjs de Manta de retalhos

    ResponderEliminar
  2. Olá! Estou lhe visitando, parabéns, seu blog é encantador, harmônico, excelente! Parabén pelas valiosas dicas. Sinto-me honrado e feliz. Confesso que gostei de ter passado aqui. Somos felizes quando contribuímos para a felicidade dos nossos semelhantes. Votos de muito sucesso, de par com os de um de uma próspera e produtiva semana de trabalho, sucesso, muito brilho, fiquem com Deus. Encontrar-nos-emos sempre por aqui... Aguardo sua visita. Felicidades, muita paz e proteção.
    Valdemir Reis

    ResponderEliminar
  3. Oi ASA, parabéns pelo artigo, ele é excelente!
    Com certeza as mulheres, quando querem, sabem economisar muito mais que os homens :-)
    Não liga praquele post no meu Blog pois tudo por lá é voltado pra diversão e humor, ok?
    Agradeço muito pelo seu comentário e pela visita.
    Voltarei sempre visitar seu blog. Vale a pena!
    Tenha uma semana formidável.
    Abraços,

    Luciano

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas para poupar, agora que a palavra que faz tanto sentido.
    Abraço.

    ResponderEliminar