5.18.2009

17 Estratégias Fabulosas Para Manter A Sua Dieta E Ficar Em Forma

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.Eu admito que não sou grande fã de "dietas" - uma palavra que só me faz pensar em passar fome, refeições feitas de talos de aipo ou algum outro tipo de dieta maluca - mas acredito que se deve tentar comer de uma forma saudável.



Ou seja não fazer dieta, mas manter uma dieta saudável.

Mas isso é mais fácil dizer do que fazer, como todos sabemos. A dieta saudável desaparece em alturas de festa, no natal, por exemplo, ou quando há uma reunião familiar, ou quando se sai para jantar com os amigos, ou quando vamos de férias, bem, já percebeu, existem muitas maneiras de escapar a uma dieta saudavél.

Mas também há tantas maneiras de manter a sua dieta saudável e conseguir perder peso.

Eu não sou perfeita, e são muitas vezes em que cedo à tentação. Mas tenho melhorado ao longo dos tempos, em parte porque a prática leva á prefeição, mas também porque descobri dicas óptimas noutros blogs.

Por isso vou partilhar com vocês alguns dos truques e dicas que eu encontrei por ai e achei úteis para conseguir manter uma alimentação saudável.

1. Saiba a sua motivação. Tenho um amigo, cuja motivação para ficar em forma é estar vivo e bem de saúde para puder ver o seu filho de 3 anos crescer. Quando ele fica com vontade de comer doces ou fritos, ele pergunta-se se prefere comer aquelas porcarias ou ver seu filho crescer. Quando se tem uma motivação poderosa como esta, é mais fácil ser forte mesmo quando só apetece desistir.

2. Faça-o gradualmente. Não tente mudar a sua dieta radicalmente, do dia para a noite. Eu recomendo que começe a mudar sua dieta em pequenos passos - beber só água em vez de refrigerantes, por exemplo, ou comer fruta em vez de doces ou batatas fritas. Depois de se ter habituado a essa pequena mudança, introduza outra uma semana ou duas mais tarde, e assim por diante até que alguns meses depois está com uma dieta muito mais saudável. Com este processo simples e gradual torna-se muito mais fácil começar e manter bons hábitos alimentares.


3. Não seja radical. Existem muitas dietas da moda como a dieta Atkins, a dieta da banana (ou outra fruta), seivas, limpezas e jejuns diferentes - mas eu não recomendo que faça nada disso. São métodos drásticos, e são muito poucas as pessoas que os conseguem manter por muito tempo. E o que acontece é que, poderá perder uma grande quantidade de peso com uma dieta radical, num curto período de tempo, mas assim que deixar a dieta e voltar a comer como antes, vai recuperar todo o peso perdido. Não faça nada drástico - faça mudanças sustentadas, que possa manter por muito tempo.

4. Escolha alimentos que ADORA. Isto é extremamente importante. Se odeia comer saladas, não tente fazer das saladas a base da sua nova dieta. Eu adoro saladas, mas todos temos gostos diferentes. Não coma coisas que não gosta só porque fazem bem – coma-os porque são saudáveis e porque simplesmente gosta de os comer. Para mim, isso significa comer frutas frescas, amêndoas e nozes, saladas, leite e iogurtes, mas para outros, pode ser peixe grelhado com legumes. Descubra quais os alimentos saudáveis que mais gosta, e vai conseguir manter a dieta durante muito mais tempo.

5. Prepare comida para levar. Tenha sempre alguma comida saudável consigo, onde quer que vá. Às vezes precisa apenas de um lanchinho para levar para o trabalho ou para quando sai para tratar dos seus assuntos, (podem ser umas bolachas dietéticas, um iogurte liquido ou fruta) mas também pode levar o seu almoço para o trabalho por exemplo, acondicionado numa geleira para se manter fresco. Levar o almoço para o trabalho é uma grande ideia, juntamente com um lanche, vai fazer com que se sinta satisfeito todos os dias sem comer os Donuts que alguém trouxe.

6. Coma antes de sair. Se sair pra ir a um restaurante ou a uma festa, coma qualquer coisa saudável antes de ir, um iogurte ou frutas por exemplo. Dessa forma, não vai estar esfomeado na altura em que chegar a comida e não terá necessidade de comer uma enorme quantidade de alimentos que engordam. Ou pode mesmo fazer uma refeição ligeira de quando chegar ao restaurante optar por uma salada, ou algo parecido, e desfrutar na mesma da companhia dos seus amigos e entes queridos.

7. Não fique com fome. Quando fica com muita fome, é mais provável que ceda à tentação, porque o seu nível de açúcar no sangue fica tão baixo que vai ansiar por açúcar (refinado ou farinha). Quando estiver com fome, é mais provável que acabe por comer um bolo ou outra coisa que não deve. O melhor é petiscar durante todo o dia, ou fazer pequenas refeições, de modo que nunca fique esfomeado.

8. faça escolhas saudáveis quando comer fora. Se for a um restaurante ou festa, procure fazer escolhas saudáveis. Eu adoro uma boa salada, mas também pode escolher uma carne magra, (grelhada não frita), com vegetais ou arroz, peixe, ou algo parecido.

9. Mime-se de vez em quando. Não acredito em medidas extremas e em não se poder comer por vezes as coisas que realmente se adora , como ... mmm, bolo de chocolate. Mas a chave é comer de forma saudável a maior parte do tempo, e quando não conseguir resistir, faça-o em pequenas quantidades. Duas ou três garfadas de bolo ou gelado, por exemplo, não vai matar sua dieta, e vai satisfazer o seu desejo por algo doce. Comer uma embalagem inteira de gelado? Não recomendado.

10. Coma pouca quantidade quando for sair. Se for a uma festa com muita comida, tente comer apenas pouco de cada coisa. Basta comer até que se sinta um pouco cheio, beba um pouco de água e fale com as pessoas sem comer durante algum tempo, então quando sentir fome de novo coma mais um pouco e assim por diante. Experimente usar a palma da mão como medida para a quantidade de comida. Se fizer isso, vai se sentir satisfeito, sem comer em demasia.

11. Arranje substitutos saborosos para os seus pontos fracos. Quando me apetece comer uma sobremesa, eu substituo-a por um iogurte com fruta fresca. Ou batatas fritas que podem ser substituidas por um punhado de cajus. Seja qual for a sua fraqueza, arranje um alimento substituto para satisfazer o seu desejo quando este inevitavelmente surgir.

12. Limpe sua casa de snacks e alimentos não saudáveis. Se tiver junk food em casa, mais cedo ou mais tarde vai acabar por a comer. Mas se se livrar destes alimentos, não terá essa tentação. Limpe o frigorífico e armários de doces, chocolates, bolachas e outras coisas feitas com farinha refinada, e coisas gordurosas como batatas fritas.

13. Leve a sua própria comida saudável para uma festa. Se for a uma festa em que lhe peçam para levar um prato, faça um prato saudável. Uma sopa pode ser uma opção, ou um prato vegetariano que pode acabar por ser uma boa surpresa.

14. Encha-se de água, frutas, vegetais, e proteína magra nas festas. A maior parte das festas tem pelo menos um par de opções saudáveis - algumas frutas ou vegetais, talvez um pouco de carne magra ou peixe grelhado. Mesmo que não façam uma refeição completa tente comer o máximo possível destes alimentos.

15. Não se empanturre. Faça desta a principal regra. Mesmo que ceda e acabe por comer coisas gordas ou fritos num restaurante ou numa festa, basta não comer até que esteja cheio. Experimente a regra de comer até que esteja 80% satisfeito. Desta forma, pode comer as coisas não saudáveis, mas ainda limitar os danos.

16. Não passe fome. Isto pode soar como dica acima, não ficar com fome, mas é mais do que isso - não coma tão pouco que acabe por passar fome. Para a maioria das mulheres, isso significa não ir abaixo das 1.200 calorias por dia - para os homens, é 1.500. Mas mesmo essas quantidade podem ser demasiado baixas para muitos de nós. Só se pode cortar uma quantidade moderada de calorias da nossa dieta - se passar fome, vai acabar por perder músculo, ficar doente e eventualmente desistir da dieta.

17. Se tiver uma recaida, vá queimar as calorias. Às vezes, todas as estratégias acima vão falhar. E não faz mal. Não se penalize por isso – só tem de voltar ao trilho. Veja-o como um pequeno solavanco na estrada. E melhor ainda, aproveite para fazer exercicio e vá correr para queimar as calorias, ou fazer qualquer outro exercicio. E depois volte a comer de forma saudável.

Quais são as suas estratégias para uma dieta saudável?

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3 comentários:

  1. Olá!
    Que belas dicas!
    Devagar e sem sacrificios!
    Bjs e boa semana

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  2. Ana Maria24.7.09

    Dentro do tema da alimentação saudável, li este mês um artigo na revista GINGKO que apontava as qualidades de alguns alimentos na protecção da nossa saúde, na medida em que podem reduzir a probabilidade de desenvolvermos certas doenças. Acho que vale a pena darem um olho ao artigo mas também na revista que apresenta sempre uma rúbrica sobre saúde e bem-estar e nos apresenta umas boas dicas para mantermos ou adquirirmos hábitos de vida mais saudáveis.

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  3. Joana Pereira25.1.12

    Seguir a dieta à risca e muita motivação é muito importante! Mais do que estar bem esteticamente é estar bem em questões de saúde:)

    Boas dicas!

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