5.18.2009

6 Pequenas Coisas que Pode Fazer Quando Lhe Falta Disciplina

Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de disciplina - têm metas ou objectivos que querem atingir, mas falta-lhes a disciplina necessária para os levar até ao fim.

E acabamos por nos penalizar e sentir mal por isso, por não conseguir-mos persistir.
E isso leva a que continuemos a falhar, porque estamos a formar uma mentalidade que nos diz que não somos capazes.

Veja o que fazer quando passar por uma situação como esta:

1. Perdoe-se. Aceite que não é perfeito. Ninguém é. Perceba que castigar-se só vai piorar as coisas. Respire fundo, perdoe-se e siga em frente.

2. Perceba que a disciplina é uma ilusão. Embora a disciplina seja um conceito comum, não existe realmente. Não é uma coisa que se possa realmente fazer. Pense nisto: as pessoas dizem que a disciplina nos leva a fazer algo que não se deseja fazer. Mas como se faz isso? Qual a habilidade necessária? Não é uma "habilidade” – é apenas forçar-se a fazer algo que não deseja fazer. E o que isso exige é algum tipo de motivação. Sem motivação, não será capaz de se obrigar a fazer o que quer que seja. Portanto, motivação é o conceito-chave - e isso sim é algo real, e que pode realmente aprender a fazer.


3. Concentre-se na motivação. Qual a sua motivação para atingir o seu objectivo ou criar um hábito? Como se vai manter motivado quando se tornar mais difcil? Arranje motivações fortes para o que deseja fazer, e escreva-as. Faça um compromisso público. E quando as coisas se tornarem difíceis, lembre-se dos seus motivos. Concentre-se neles. É isso que o vai ajudar a seguir em frente – E não o tentar focar-se em ser disciplinado.

4. Torne as coisas o mais fáceis possível. Ter disciplina é difícil, porque qualquer que seja a tarefa ou hábito com que se está a debater, certamente é difícil. Em vez disso, torne as coisas mais fáceis. Retire as barreiras. Está a ser difícil começar a fazer exercício? Torne-o ridiculamente fácil, começe por fazer apenas 5 minutos de exercício por dia. Mas de que serve fazer apenas 5 minutos de exercício? O importante é que está a criar o hábito de se exercitar. 5 minutos de exercício terá apenas um pequeno impacto sobre sua a sua saúde, e certamente não o vai fazer emagrecer, mas torna a prática de exercício super fácil. Se o fizer durante 30 dias seguidos vai conseguir criar o hábito. Odeia acordar cedo para ir ao ginásio? Faça-o em casa. Faça-o durante o almoço ou depois do trabalho.

5. Concentre-se em divertir-se. É difícil obrigar-se a fazer algo e ter disciplina quando se detesta aquilo que se tem de fazer. Por isso tente descobrir algo agradável sobre a actividade. Se não é fã de fazer exercício, experimente fazê-lo enquanto ouve uma boa música, ou arranje um parceiro com quem possa ter uma conversa agradável, ou então vá para o ar livre, para um sítio onde se sinta bem. E concentre-se nesse aspecto agradável. Detesta tratar de papelada? Encontre um local pacífico onde possa tratar da papelada e divertir-se. Talvez possa acompanhar com uma boa chávena de chá ou café e uma fatia de bolo, ouvindo músicas ou indo para uma esplanada apanhar sol. E concentre-se apenas nesses aspectos positivos.

6. Repita. Vai haver um dia que que inevitavelmente vai ter um deslize, não importa quão bom ou disciplinado seja. Infelizmente, muitas vezes as pessoas tomam esse deslize como falta de disciplina, e acabam por desistir. Bem, veja-o apenas como um solavanco na estrada. Levante-se e continue o caminho. E se for preciso não tenha medo de voltar ao inicio e recomeçar tudo.


1 comentário:

  1. Olá!
    Belas dicas!
    O problema é esquematizar p/ seguir...
    Bjs e continuação de boa semana

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