5.21.2009

A Única Ferramenta que Precisa para Ter uma Vida Equilibrada


Ter uma vida equilibrada. Normalmente é visto como a luz ao fundo do túnel. Pensamos que quando tivermos o nosso trabalho organizado, vamos ter tempo para a família, para cuidar da saúde e para o lazer.

Mas há uma forma de viver a vida que lhe permite começar hoje mesmo a ter uma vida equilibrada.

Porque precisa de equilíbrio HOJE
Antes de saber como podemos atingir o equilíbrio, é importante saber por é importante viver com equilíbrio.

1 - Cada área da vida é importante: Imagine o que seria descurar da sua saúde durante um ano para se concentrar no trabalho. Iria sofrer as consequências dessa decisão durante esse ano e anos. Aliás, fazer isso pode até ter influência no numero de anos que se pode viver. É uma forma dura de por as coisas, mas sabe que é verdade.

2 - Todas as áreas da vida estão interligadas: a ideia de que cada área da vida é independente, e que não tem qualquer influência sobre outras é falsa, e extremamente prejudicial para o seu sucesso. Ter bons relacionamentos pode ajudá-lo a subir na carreira, e a sua vida familiar e social pode melhorar se tiver uma boa saúde e vitalidade. Todas as áreas da vida estão ligadas, e se descuidar algumas delas isso pode sabotar o sucesso que deseja atingir na área em que está mais centrado no momento.

3 - Problemas numa área podem ser causados por outras áreas: Se alguma vez tentou tornar-se mais produtivo, tentando auto-motivar-se, e acabou por falhar redondamente, vai perceber este ponto. A verdade é que ser produtivo no trabalho pode não ter nada a ver com o trabalho em si. Um problema de saúde, alimentação ou horas de sono, tudo isso tem influência no seu trabalho e na sua produtividade. Pode usar todas as dicas de produtividade que encontrar em blogs e livros, mas se negligenciar sua saúde, não vai ser capaz de superar as suas limitações.

4 - Se não conseguimos gerir todas as áreas da vida, não temos a vida sob controlo: Uma das maiores fontes de stress é a sensação de que não temos controlo sobre a nossa vida. E ao descuidar uma parte da vida, acabamos por perder o controlo. Sentimos que não estamos a dar atenção a uma parte da nossa vida, que não a estamos a gerir adequadamente. Esse stress pode trazer um gosto amargo a toda a nossa vida.

5 - Não precisa de colocar a felicidade em espera: Temos uma escolha muito simples na vida. Podemos ser felizes hoje, ou adiar a nossa felicidade por algum tempo, para um futuro indefinido. Ao adiar o equilíbrio, adiamos a nossa felicidade. Mas não tem de ser assim. Podemos começar a aproveitar a vida hoje, sem mais atrasos!

Faça uma Mapa de Crescimento Pessoal
Agora que sabe que precisa de ter equilíbrio na sua vida, hoje, não num futuro longínquo, veja como um Mapa de Crescimento Pessoal pode ajudar.
A ideia deste mapa é muito simples: Para conseguir equilíbrio e harmonia precisa estar ciente de todas as áreas da vida, e fazer progressos em cada uma delas, todos os dias, e de forma regular (semanal, mensal, etc.)

Podemos passar a vida a lutar para conseguir atingir o equilíbrio, mas o muitas vezes não sabemos o que estamos a tentar equilibrar. Será gerir o tempo para o trabalho e familia? Mas então e a saúde? E os nossos hobbies e passatempos?

O Mapa de Crescimento Pessoal estabelece sete áreas que compõem as nossas vidas. Pode ver essas zonas da vida como categorias onde podemos colocar as nossas actividades e os objectivos que temos para cada área.

Essas categorias são:
(1) Espiritual
(2) Intelectual
(3) Psicológica
(4) Social
(5) Profissional
(6) Recreativa
(7) Física


Se se esforça por equilibrar apenas duas ou três áreas da vida, pode surpreender-se ao saber que conjugar todas as sete áreas da vida pode ser muito mais fácil.

Como? Estas áreas são mais precisas, ao definir quais são as suas verdadeira necessidades, sem ignorar os detalhes importantes. Se pensa que equilíbrio é apenas conciliar trabalho e familia, então vai estar a ignorar o seu lado espiritual, intelectual, psicológico, físico e recreativo, e todas as necessidades inerentes. E isso não é viver em equilíbrio.

Ter um conhecimento mais preciso das suas necessidades como um ser humano vai permitir-lhe satisfazer essas necessidades sem negligenciar tudo o que é importante para si.

Usar o Mapa de Crescimento Pessoal
Há muito que dizer sobre a forma como o Mapa de Crescimento Pessoal deve ser utilizado, para se obter o máximo efeito. Mas para começar utilize estes 3 passos simples, para que possa começar a ver os resultados imediatamente:

1 - Faça uma lista de todas as atividades que pode fazer para avançar em cada área: Assim, começe com o lado Espiritual. O que é que pode fazer para fazer avançar a sua vida na área da espiritualidade? Ler um livro específico sobre espiritualidade? Meditar? Rezar? Falar com um líder espiritual? Aderir a uma campanha para promover a paz mundial? Fazer voluntariado, ou estudar filosofia? Lembre-se que o lado espiritual não tem necessáriamente que ver com religião, mas com crenças pessoais. Faça uma lista com todas as opções nesta área. Seja tão específico quanto possível e, de seguida, faça o mesmo para as outras áreas.

2 - Pense em actividades transversais a vários domÌnios vida: É aqui que o o poder do Mapa de Crescimento Pessoal se sente realmente. Aqui pode perceber que pode satisfazer várias necessidades com uma única atividade. Por exemplo, em vez de ir ao ginásio, vá jogar futebol com os seus amigos. Assim pode equilibrar a parte social, recreativa e física de uma só vez! Seja criativo e descubra formas que possam conjugar várias áreas da vida ao mesmo tempo.

3 - Escolha aquilo que pretende realizar para cada área da vida: Da lista que fez, escolha as opções que possa começar a fazer agora (ou durante a próxima semana ou mês). E não se esqueça de abranger todas as áreas da vida!
Não importa o quanto insignificante uma coisa possa parecer, desde que esteja a avançar nas várias áreas da vida, então está a fazer progressos e a atingir o equilibrio na sua vida. Está a ganhar o controlo da sua vida e a satisfazer todas as suas necessidades.

Com o Mapa de Crescimento Pessoal, vai perceber que o túnel em que se encontra a sua vida é construido por si, e que pode começar a abrir-se para viver na luz e levar uma vida equilibrada, HOJE.



2 comentários:

  1. Olá!
    Útilissimas dicas!
    Vou ter que fazer o Mapa...
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22.5.09

    I like your translation, man.
    by the way, the guy's name is babauta and not babuta.

    keep up with the easy work.

    ResponderEliminar