6.29.2009

Dica Saudável: Tente Comer Vegetariano Mais Vezes


O simples acto de substituir a carne por algo mais saudável, como a soja, pode fazer uma grande diferença na nossa saúde. Fazer isso regularmente, talvez, uma ou duas vezes por semana, é uma grande ajuda a longo prazo. A carne contém um grande teor de gordura saturada e de colesterol, e é muito melhor para o seu corpo se puder evitá-la. Mas não precisa de se tornar vegetariano para comer de forma mais saudável, apenas experimentar comer pratos vegetarianos algumas vezes, o que se pode ser uma experiência deliciosa, e muito saudável.

Sugiro que começe por experimentar um prato vegetariano, que seja fácil de fazer, uma coisa simples, mas saborosa. Existem algumas substitutos bastante bons para a carne e derivados como salsichas ou chouriço, feitos á base de soja, e outros produtos como o seitan ou tofu, também feito a partir da soja, que são bastante ricos em proteínas.

Que tal começar com uma massa? Pode usar soja granulada em vez de carne picada, ou fazer uma receita apenas com vegetais salteados se tiver dúvidas quanto à soja.

Mas para começar, vou-lhe deixar uma das minhas receitas vegetarianas favoritas, muito fácil de fazer, um chili vegan.

Chili Vegetariano de Três Feijões

Soja granulada qb (500g aprox)
Uma lata de cada de feijão preto, feijão encarnado e feijão branco
Uma lata de tomate pelado e uma embalagem grande de molho de tomate
Uma cebola picada
Metade de um pimento verde, sem sementes e picado
2-4 dentes de alho picados (dependendo do quanto gostar de alho)
Pimenta preta, sal, e malaguetas a gosto
Azeite

Pique os vegetais em primeiro lugar, porque a cozedura será mais rápidaa. Aqueça o azeite em lume brando e salteie a cebola, o alho e o pimentão. Adicione a soja moída e deixe alourar. Junte o sal, a pimenta e as malaguetas.

Agora junte o feijão, mexendo bem, para não queimar. Junte mais pimenta e malaguetas, para ficar bem picante. Depois adicione os tomates pelados, mexa mais um pouco, e em seguida deite o molho de tomate. E está feito! Baixe o lume e deixe ferver durante algum tempo, pode deixar apenas 10 min ou uma hora. Mas quanto mais tempo apurar melhor os sabores se misturam. E está pronto a comer.

Sirva com arroz branco, pão, ou o que lhe apetecer.

Este é um prato de que todos gostam, quer sejam vegetarianos ou não. E se não disser que é vegetariano a maioria nem vai notar. Desfrute!

4 comentários:

  1. Olá!
    Eu bem que alinhava, purificar o organismo!
    Mas o pessoal cá de casa ñ se consegue convencer :(
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá ASA,
    Passei por aqui. Vou fazer essa receita dos três feijões. Mas não vou pôr muito chili. Ultimamente como muito menos carne. Dou preferência ao peixe e a pratos vegetarianos. Vou aparecer mais vezes por aqui, se não te importas.
    Um bj e Bom Domingo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9.7.09

    Gostei muito do post. Não impõe e sim convida as pessoas a experimentarem o novo.
    Caminhante

    ResponderEliminar
  4. Anónimo31.3.11

    Oi, sera que da para pores mais receitas de comer vegetariano por aqui, eu resolvi a pouco tempo fazer uma pausa de carne. Foi dificil nos 2 primeiros messes, mas depois abituei-me tao bem que agora passo bem sem a carne, o pessoal la em casa todo come, antes fikava com aquele olhar, agora ja nem sinto falta nenhuma da carne..... viva os vegetais....

    ResponderEliminar