6.28.2009

Saborear as Pequenas Coisas

Costuma comer enquanto está a ler? Se assim for, secalhar já reparou no mesmo que eu: às vezes conseguimos comer uma refeição inteira sem sequer saborear a comida. Isto aplica-se a um monte de coisas da nossa vida: podemos passar uma hora com a nossa família sem realmente falar com eles. Podemos ir a um parque ou à praia, e não reparar nas coisas à nossa volta.

Aqui está uma coisa que parece tão simples e, no entanto, pode ser muito difícil de Fazer: Pare e observe aquilo que está a fazer neste momento. Torne-se mais consciente do presente, em vez de pensar constantemente no passado ou no futuro.

Claro que é uma coisa difícil de fazer durante todo o dia, mas também não é esse o objectivo. Pare e faça-o uma vez por outra, em diferentes momentos do dia, tome atenção às pequenas coisas. E aprecie esse momento.

Experimente estes pequenos exercícios (são muito fáceis, por isso não precisa de ter medo da palavra "exercício"):

• Quando tomar a sua próxima refeição, não leia, nem veja televisão, não pense em mais nada excepto na comida. Saboreie o cheiro da comida, a textura na sua boca, o calor ou frio da mesma, os vários sabores. Faça isto quando estiver a comer algo realmente goste.

• A próxima vez que estiver com alguém, quer se trate de um ente querido ou um colega de trabalho, pare o que estiver a fazer, e tire alguns minutos para falar com essa pessoa. Ouvir o que ela está a dizer. Apreciar essa pessoa, e tentar entendê-la. Realmente estar com essa pessoa, plenamente.

• A próxima vez que estiver na rua, páre e olhe à sua volta. Aprecie a incrível beleza, simplicidade e complexidade da natureza. Observe as coisas vivas, desde as plantas, aves ou insectos. Observe os elementos - ar e vento, água ou chuva, a terra, o sol, a lua ou as estrelas. Aliás, esta noite, vá lá fora ver as estrelas. As estrelas e o oceano são uma maneira incrível de pôr as coisas em perspectiva.

• Quando estiver no chuveiro, tente não pensar noutra coisa, apenas no que está a fazer. Observe a sensação da água a bater na sua pele e permita-se desfrutar da sensação. Sinta a água e o sabão a escorrer pelo seu corpo.

Possívelmente irá pensar noutras coisas que pode fazer, estas são apenas algumas ideias. E se realmente fizer estas experiências, irá descobrir sensações incríveis. E a vida não vai decorrer tão rapidamente como é costume, o que certamente será uma coisa boa.

2 comentários:

  1. Olá!
    Que saborosa informação!
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Anónimo29.10.10

    Gostei muito deste artigo, simples e verdadeiro! Obrigado!!!

    ResponderEliminar