7.17.2009

Como Se Tornar num Madrugador

Siga-me no Twitter e Facebook.

Eu percebi que, começar a acordar cedo foi uma das melhores coisas que fiz nos últimos tempos, por isso pensei em partilhar as minhas sugestões.

Durante muitos anos, eu custumava levantar-me tarde. Adorava dormir até tarde, mas depois as coisas mudaram, porque passei a ter que acordar bastante cedo.

Então,decidi fazer de despertar cedo um hábito, em vez de uma necessidade que me fazia acordar mal-humurada.

Aqui estão as minhas dicas para se tornar numa pessoa madrugadora:

• Não faça mudanças drásticas. Comece devagar, por acordar apenas 15-30 minutos mais cedo do que é habitual. Habitue-se a isso durante alguns dias. Depois acrescente outros 15 minutos. Faça isso gradualmente até chegar ao seu objetivo horário.

• Permita-se dormir mais cedo. Deve estar habituado a ficar acordado até tarde, talvez a ver televisão ou a navegar na Internet. Mas se continuar esse hábito, enquanto tenta levantar-se mais cedo, mais cedo ou mais tarde vai ter uma recaída.

E se isso acontecer no principio, então vai acabar por desistir, e vai ter de recomeçar. Sugiro que vá para a cama mais cedo, mesmo que pense que não vai adormecer, e ler um pouco na cama. Se estiver muito cansado, vai acabar por dormir mais cedo do que imagina.


• Ponha o seu despertador longe da cama. Se ele estiver ao lado da cama, vai acabar por desligá-lo e voltar a dormir. Não faça isso. Se o despertador estiver longe da cama, vai ter que se levantar da cama para desligar-lo. Agora que já está de pé é só continuar assim.

• Saia do quarto logo de seguida. Nem pense em voltar a ir para a cama. Obrigue-se a sair do quarto. Vá até à casa de banho, passe água na cara e provávelmente vai estar desperto o suficiente para começar o dia.

• Não racionalize. Se começar a pensar nas vantagens e desvantagens de se levantar cedo, nunca vai conseguir fazê-lo. Não pense nunca que ficar na cama é uma opção.

• Permita-se dormir de vez em quando. Apesar daquilo que eu disse no ponto anterior, por vezes é bom dormir mais um pouco, como uma excepção à regra. Faça-o talvez uma vez por semana.

• Faça do acordar cedo uma recompensa. Pode parecer que se está a forçar a fazer algo difícil, mas pode transformá-lo em algo agradável. A minha recompensa é ter tempo para tomar um bom pequeno almoço, calmamente. Outra vantagem pode ser ter tempo para preparar o almoço para levar para o trabalho, ou ver o nascer do sol, ou meditar. Descubra algo que lhe dê prazer, e inclua-o na sua rotina matinal.

• Aproveite todo o tempo extra. Não acorde uma hora ou duas mais cedo só para ler os blogs, a menos que esse seja o seu grande objectivo. Use esse tempo de forma útil, como um impulso para começar o seu dia! Pode usar esse tempo para adiantar algumas tarefas, que lhe custam mais fazer ao fim do dia quando já está cansado do trabalho, ou então para trabalhar em algum objectivo importante para si, para o qual é dificil encontrar tempo.

• Aproveite o nascer da aurora! Sempre que puder, olhe lá para fora (ou melhor ainda, saia!) E veja o céu a iluminar-se. É lindo. E é tranquilo e pacífico.

Agora esta é a minha hora favorita do dia. Acordar cedo é uma recompensa em si mesma, para mim.




Leia também

10 Vantagens de acordar cedo, e como fazê-lo


1 comentário:

  1. Olá!
    Alguma razão à p/ aquele ditado: de manhã é que se começa o dia!
    E é verdade... no Verão sabe tão bem aproveitar o dia pelo fresquinho...
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar