7.15.2009

Os Mitos do Fitness


Todos temos algumas noções sobre Fitness e sobre como ficar em forma e fazer exercício, mas algumas dessas ideias acabam por ser erradas.

Hoje vamos falar sobre alguns dos mitos mais comuns do Fitness e perceber que nem sempre aquilo que pensamos ou que ouvimos por aí corresponde à verdade:

Estas são 8 ideias muito comuns:

1 – Com a idade aumentamos de peso
A maioria das pessoas acredita que é inevitável engordar com a idade, o que não é, de todo, verdade. Se engordamos, é porque não fazemos exercício ou porque nos alimentamos de maneira incorrecta. Ninguém está destinado a engordar, mesmo quem tem um metabolismo “lento”. Tudo depende das escolhas que fazemos e do estilo de vida que levamos.

2 – As mulheres quando fazem levantamento de pesos ficam demasiado musculadas
Não é fácil ganhar músculo, mesmo com um treino intensivo de musculação. No caso das mulheres ainda é mais complicado uma vez que têm uma percentagem muito reduzida de testosterona, que é a hormona responsável pelo aumento muscular.


3 – Devemos deixar os abdominais para o fim do treino
Os abdominais estão na zona mais importante do corpo e que a grande maioria das pessoas precisa de trabalhar. Não faz muito sentido exercitar a zona mais importante no final do treino, quando já estamos cansados.

4 – Fazer aeróbica é a melhor coisa para emagrecer
Não é bem assim:

- Não se queimam assim tantas calorias durante esta prática e ainda menos, após o treino;
- Reduz a libertação de hormonas e enzimas responsáveis pela redução de calorias;
- O corpo adapta-se e torna-se mais eficiente, isto significa que não prcisa de se esforçar tanto para fazer o mesmo exercício, queimando uma menor quantidade de calorias com o decorrer do treino.

5 - Treinos de musculação são bons para perder peso
Dificilmente conseguirá perder peso fazendo apenas treinos de musculação – estes existem para, tal como o nome indica, ganhar músculo. Para perder peso, terá de fazer um treino específico que poderá, eventualmente, conter alguns exercícios de musculação.

6 – Treinar é o suficiente para melhorar a condição física
Mesmo que faça um treino exigente, se este não for acompanhado por uma dieta alimentar correcta dificilmente vai conseguir obter os resultados pretendidos. São duas faces da mesma moeda. Ir ao ginásio 2 horas e de seguida ir comer um big mac, não lhe serve de muito.

7 – Se não sentir dores no dia seguinte, é porque não treinei com a intensidade correcta
Muitas pessoas utilizam este “método” para perceber se estão ou não a treinar como deve ser. No entanto, se ficar dorido todos os dias depois de treinar, provavelmente está a exagerar na quantidade de exercícios. É normal sentir dores quando se está a começar ou quando altera o tipo de exercício, mas isso não deve acontecer regularmente.

8 – Quanto mais, melhor
Este mito acaba invariavelmente por levar ao excesso de treino. É preciso ter noção que perder peso ou melhorar a condição física não se consegue de um dia para o outro. Não abuse.


1 comentário:

  1. voltei...
    Boa informação... mas é real/te preciso muito força de vontada!
    Bjs

    ResponderEliminar