12.01.2009

Natal Zen - 10 Presentes Ecológicos

Siga-me no Twitter e Facebook.

1 de Dezembro, para mim é hoje que começa oficialmente a época natalícia, por isso venho ajudar-vos com algumas sugestões de presentes, e como este é um blog zen, nada melhor que presentes amigos do ambiente.

Veja também a versão actualizada de 2010 aqui.

Carregador de baterias solar - Já estão disponíveis no mercado pequenos painéis solares portáteis que servem para carregar vários aparelhos como telémoveis, PDAs, Playstation PSP, Nintendo DS, iPods e mp3, entre outros gadjets. Um presente bastante útil, pois permite carregar o seu aparelho em qualquer lugar, e ainda vai evitar a emissão de várias toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Floreira de ervas aromáticas - Outro presente ecológico, pode oferecer a floreira já montada com as plantas, ou então fazer um kit, com o vaso (ou vasos), terra, sementes e os utensílios necessários para plantar e manter a mini-horta.

Cabaz Gourmet - Pode não parecer muito ecológico, mas pode ser, simplesmente tem de fazer um cabaz com produtos orgânicos (e de comércio justo) com chás, cafés, chocolates, azeite, conservas, vinhos, compotas etc. E não tem de conter apenas produtos comestiveis, pode também fazer um cabaz com produtos de beleza naturais.



Saco de compras - Existem sacos de compras girissimos e muito trendy, e claro que é uma coisa ecológica, pois evitam que se traga sacos de plástico do supermercado. Existem desde o pequenos que se podem guardar dentro da mala, até aos com rodinhas que as avós custumam usar.

Malas recicladas - existem muitos produtos que reaproveitam materiais, um deles são malas feitas de emblagens de café, ou de lonas usadas, são muito práticas, fashion e únicas.

Candeeiros de exterior a energia solar - Existem candeiros de exterior que acumulam energia durante o dia, e que se acendem automáticamente durante a noite usando essa mesma energia. São ideais para uma casa de fim de semana, permitem ter serpre uma luz de presença sem estar ninguem em casa.

Casa para os passaros - Simples mas muito giro, claro que só serve para quem tiver jardim, ou pelo menos uma varanda.

Uma iogurteira - Já não se vêm muito por ai, mas permitem fazer iogurtes em casa, sem conservantes nem aditivos quimicos e por isso mais saúdaveis, baratos e ecológicos, pense só na quantidade de embalagens que vai poupar.

Contador de energia - É um aparelho que permite saber a energia que está a ser usada, por uma tomada por exemplo. É muito útil para saber quanto gasta um aparelho especifico, e também para detectar quais os aparelhos que deve desligar da tomada por usarem energia mesmo quando estão desligados.

Ecoponto caseiro - Um caixote do lixo com as divisões próprias para a separação do lixo, muito funcional para poder fazer a separação do lixo e manter a cozinha organizada.

Algumas destas coisas podem ser difíceis de obter ou caras, mas existem muitas coisas comuns que também são ecológicas, como um simples bloco de papel reciclado, ou qualquer objecto que seja feito de materiais reciclados, reaproveitados ou naturais, é ecológico. E prefira sempre produtos nacionais, orgânicos e/ou de comércio justo.

Mas como o natal não é apenas consumismo, nem fazer compras a correr no Shopping, eu sugiro de se baseie nestas ideias e faça você mesmo as suas prendas. Por exemplo o cabaz pode ter produtos feitos por si, como as compotas, pode também comprar os chás a granel e fazer a embalagem, colocar biscoitos caseiros, frutos secos, frutas frescas. Pode também reciclar tecidos e roupas fazendo mantas de retalhos, almofadas decorativas, malas, bijuteria, enfim, a sua criatividade é o único limite.

Tem alguma sugestão de presentes ecológicos? Partilhe connosco nos comentários

Veja também:

10 Ideias de Presentes Para o Dia da Mãe

1O Ideias de Presentes para o Dia do Pai

2 comentários:

  1. Olá ASA,
    Venho dizer-te que afinal pensava que no 2ª dia de Yoga iria ficar toda dorida, mas não. Hoje acordei bem e fui fazer uma aula de Hidroginástica. Já fazes Yoga há muito tempo? Um beijinho e Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo post! Adorei as dicas!!! Fica uma sugestão solidária de casa de passarinho:
    http://www.raizeshandcraft.com/product_info.php?cPath=47_58&products_id=150

    ResponderEliminar