12.01.2009

Natal Zen - Embrulhos Ecológicos

Siga-me no Twitter e Facebook.

Para quem quer uma alternativa à quantidade obscena de papeis e caixas que se deitam fora nos dias depois do natal, aqui ficam algumas ideias para embrulhos de Presentes de Natal que criem menos desperdicio.

É possível embrulhar seus presentes de maneira criativa e original sem dar origem a muito lixo. Pode fazer o seu próprio papel reciclado, utilizando jornais velhos, revistas, cartazes, mapas ou folhetos de publicidade. Esses papeis também podem ser usados para forrar uma caixa onde pode colocar a prenda.

Se tiver filhos, usar os desenhos das crianças como papel de embrulho é uma óptima ideia, as crianças vão adorar fazer os desenhos e quem recebe sente que teve dois presentes.

E em vez dos tradicionais laços, pode fazer enfeites com selos, flores, fitas de tecido, cordeis, negativos de fotos, autocolantes, botões, fotografias, postais, ou qualquer outra coisa. Usar decorações natalícias também é uma boa ideia, como cartões de natal, bolas da árvore de natal ou outros enfeites da época como anjos, duendes ou renas.


Uma opção mais simples é usar sacos de papel que tenha guardado ao longo do ano, tapando a marca da loja com um autocolante ou uma imagem recortada de uma revista.



Outra ideia é embrulhar os presentes em materiais que também possam ser utilizados. Ou seja, 2 presentes em 1, o que certamente vai fazer suceso. É possível fazer um belo embrulho usando uma toalha de mesa, uma echarpe, pashimina, lenço, manta ou um pedaço de tecido.

Para prender o embrulho use fitas ou fios, coloridos de preferência, ou até mesmo uma fita métrica velha. Se ainda tiver cassetes audio ou VHS que sabe que nunca mais vai usar, aproveite essas fitas. Para ser ainda mais criativo, pegue uma tesoura afiada e corra a fita ao longo da lâmina para dar o efeito ondulado.

E aproveite para guardar os restos deste ano para o natal do próximo ano. Antes de deitar os embrulhos fora, separe e guarde aquilo que puder ser aproveitado, como os laços, papeis e caixas. Arranje um sitio em casa onde possa guardar esses materiais, assim vai ter materiais de embrulho grátis o ano inteiro.

Use a criatividade, é divertido, ecológico e o mais importante económico. Experimente, e tente passar a ideia para o resto da família e amigos.

Se tiver outras ideias partilhe connosco nos comentários, e ajude a divulgar esta ideia.

Um feliz natal ambientalmente mais consciente para todos!

Veja também

Natal Zen - 10 presente ecológicos

Natal Zen - presentes ecológicos versão 2010

2 comentários:

  1. Vim connhecer aqui e adorei muito... Vou seguir tá... Bjos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25.11.10

    Costumo embrulhar os presentes em bocados de pano. Muitas vezes uso panos da louça, também pode fazer parte da prenda, lisos ou com motivos adequados, em trouxa ou rebuçado.

    ResponderEliminar