3.31.2009

Poupar - Use Mais o Telefone e a Internet

Use o telefone ou a Internet em vez de se deslocar.
Quantas vezes já conduziu durante quase uma hora para se deslocar a reuniões que acabam durar 20 minutos. Sempre que possível utilize o telefone ou o skype, rentabilizando assim o seu tempo, além de economizar dinheiro e poupar a atmosfera.

Outros hábitos de poupança

Use Apenas Pilhas e Baterias Recarregáveis

Poupar Papel

Unplug - Desligue aparelhos eléctricos


3.22.2009

Mini-Hábito da Semana - Desligue os aparelhos electrónicos

Desligue os aparelhos electrónicos quando não os está a usar. A televisão, DVD, playstation, aparelhagem ou computador são aparelhos que ficam muitas vezes ligados horas sem que lhes seja dado uso. Desligue-os quando não estão a ser usados, assim evita que centenas de quilos de Co2 sejam lançados na atmosfera todos os anos, e ainda poupa na factura.

Outros Mini-Hábitos

Use Apenas Pilhas e Baterias Recarregáveis

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3.20.2009

A Arte de Tomar Decisões - 7 Dicas

Vivemos num mundo hiper-conectado, e todos nos debatemos com a gestão de informação e do trabalho, para conseguirmos fazer tudo o que precisamos. E uma grande parte disso consiste em lidar com os outros e tomar decisões. Mesmo que seja um lobo solitário, eventualmente vai ter de colaborar com outras pessoas. Este post deixa alguns conselhos úteis sobre como gerir essa parte da sua vida, para que possa trabalhar de forma eficaz e eficiente com as outras pessoas.

Trabalhamos com os outros, porque precisamos da troca de ideias e conhecimentos para alcançar objectivos. O trabalho de equipa baseia-se em acordos que fazemos,de forma explícita ou implicitamente, sobre o que queremos fazer em conjunto. Construir estes acordos frequentemente gasta tempo e energia valiosos. Pense em quanto do seu dia é dedicado a esse aspecto na vida profissional. Passamos muito tempo em reuniões ou conversas telefónicas, das quais apenas 10 por cento do tempo é produtivo.

Para se ser bem sucedido é fundamental conseguir que as decisões sejam tomadas, conseguir liderar uma reunião eficaz é uma das ferramentas principais, mas muitas vezes, estes acordos são feitos através de e-mail, que está longe de ser perfeito. O problema do e-mail é a falta de transparência e de responsabilização. Fácilmente se pode dizer que não se recebeu algum e-mail. Além disso, manter qualquer tipo de registo é difícil, especialmente se envolver muitas pessoas.

Estas são algumas idéias que o ajudarão a tornar as decisões mais rápidas, mais fáceis e que sejam realmente cumpridas.

Aqui estão as minhas 7 Dicas:

1. Uma decisão de cada vez. Não junte várias decisões numa só. Divida em várias questões que possam ser resolvidas individualmente. Isto irá reduzir as questões levantadas e tornar a discussão viável e possível de concluír rapidamente.

2. Ser transparente. Tenha conversas e discussões ás claras, tanto em pessoa como virtualmente. As organizações bem sucedidas tomam decisões às claras. Discussões à porta fechada alimentam especulações e inibem a capacidade do grupo de concordar com a decisão tomada.

3. Informe-se. Seja pró-activo e recolha a informação necessária com antecedência. Decisões baseadas em factos são mais fáceis de tomar e evitam que surjam emoções, que só atrapalham o processo. As pessoas precisam de dados, quer se trate de investigação, orçamentos ou cronogramas, para poderem tomar decisões com segurança. Providencie para que estejam disponiveis, para que eles não tenham que voltar a pedi-los mais tarde.

4. Minimizar os Participantes. Devem-se incluir na tomada de decisão apenas as pessoas que precisam de lá estar. Se outras pessoas têm algum interesse, podem ser sondadas, mas se o seu papel não for determinante para a conclusão não devem ser convidá-das.

5. Poupar palavras. Utilizar o menor número palavras necessárias para transmitir a proposta. Os seus parceiros irão perceber a ideia, mas incluir muitos detalhes vai diluir a mensagem, e podem distrair do objectivo principal.

6. Clarifique o significado de "sim". Parece óbvio, mas quando criar uma proposta, crie uma proposta. Este é um erro comum. Fale de forma clara e inequivoca e use linguagem formal se necessário. Não diga "diga-me o que acha" quando realmente quer dizer "aprova este projecto."

7. Registe a decisão. Parece simples, mas é difícil de fazer, especialmente por e-mail. Existe uma razão para os conselhos de administração terem actas. Assim as pessoas vão levar a decisão a sério, porque sabem que está registada e é do dominio público. Pense em criar um documento ou pasta na intranet ou na Internet onde o acordo é gravado. Fazer isso criará pressão e aumenta o sentido de responsabilidade, o que é poderoso.

Ao seguir estes passos, é notável os ganhos em produtividade que irá experimentar não só pessoalmente, mas também na organização onde se encontra. Criar um sistema para tomar decisões e, em seguida aplicá-lo, reduz o stress e cria um nível de confiança que impulsiona para o sucesso.

Leia também:

» Como Aceitar Críticas com Graciosidade e Apreço

» Como Acabar Com as Desculpas

» 25 Maneiras de Aumentar a Sua Auto-Confiança

» 11 Maneiras de Curar o Síndrome de "Qualquer Dia"



3.15.2009

8 Maneiras de Fazer Grandes Economias no seu Orçamento

Com a crise económica, muitas pessoas estão a procurar novas maneiras de economizar dinheiro, para conseguir obter alguma estabilidade financeira.
E claro que é óptimo cortar em coisas coisas pequenas, como sapatos de marca ou capuccinos, mas o que a maioria das pessoas precisa mesmo é de fazer grandes poupanças. Milhares de euros em poupança, e não apenas 50 euros por mês.

Mas não se pode reduzir drasticamente o orçamento de coisas como alimentação, gasolina, despesas médicas, entre outras coisas realmente necessárias – é claro que também pode economizar algum dinheiro nestas áreas, mas estas poupanças são geralmente muito pequenas quando comparadas com algumas das descritas abaixo. É uma lista de algumas coisas que pode fazer para criar grandes mudanças no seu estilo de vida, pelo menos por um tempo - e quem sabe, talvez até a longo prazo.

Possivelmente terá algumas objecções – nem todas as pessoas acham que têm de mudar a sua vida assim tanto, ou talvez não o queiram fazer. Tudo bem - estas mudanças não são para todos. Mas eu acho que todos nós podemos viver com menos e redefinir os nossos estilos de vida. Com a atitude mental certa, pode encontrar felicidade agora, sem precisar de gastar tanto dinheiro. Essa é a chave - encontrar contentamento, mesmo vivendo com menos.

1. Mudar-se para uma casa mais pequena. Para muitas pessoas, a habitação é a maior despesa. Assim, também é a maior oportunidade para poupar - se se mudar para uma casa menor e mais barata, pode poupar muito dinheiro de uma só vez. Obviamente que não é uma mudança a implementar de um dia para o outro, especialmente se tiver casa própria, mas vale a pena manter o olho aberto para uma oportunidade de fazer a mudança. Comece por ver casas mais baratas, especialmente em locais próximos de sítios onde costuma ir, como o trabalho, escola, supermercado, etc, assim também pode economizar em custos de transporte. E livre-se das coisas que tem em excesso, assim não vai precisar de tanto espaço em casa.

Mini-hábito da Semana - Compre local

Compre alimentos produzidos na sua região, ou pelo menos prefira os nacionais. Os alimentos locais/nacionais e da época, normalmente são mais baratos e mais saborosos, pois não tiveram de ser transportados grandes distâncias em arcas frigorificas, e por esse motivo também mais frescos. E ao fazer isso também vai poupar o ambiente ao economizar no combustível que é utilizado para transportar esses alimentos. Outra grande vantagem é a de incentivar o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade. Procure mercados e feiras locais onde normalmente se encontram esses produtos.


Outros Mini-Hábitos

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3.11.2009

Coisas Simples que pode Fazer para Perder Peso


Se for como a maioria das pessoas, tem problemas em controlar o seu peso. Ou talvez ele seja sob controle, mas não seja bem aquele que gostaria de ter.

Porém perder peso não tem de ser cansativo e complicado. Algumas simples mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença - a longo prazo.

Será que essas alterações podem fazer com que perca 20 quilos em quatro semanas? Nem pensar. Estas são coisas simples, concebidas para fazer mudanças graduais e sustentáveis na sua dieta e hábitos alimentares.

Incorpore alguns destes hábitos simples e, o seu peso vai diminuir. Eventualmente.

Escolha algumas das dicas e teste-as, veja quais podem funcionar consigo e com o seu estilo de vida, e se as primeiras que escolher não resultarem volte e tente outras, mas dê-lhes tempo para funcionarem, não são dicas milagrosas.

1. Pese-se e Registe. De manhã, pese-se e anote imediatamente o valor. O seu peso irá variar de dia para dia e até durante o próprio dia, e a sua sensação de realização (ou decepção) não deve depender do seu peso diário. No entanto, o registo do peso pode ser utilizado como um sistema de feedback útil para ver o que está a fazer certo e para se motivar a continuar. Eu sugiro que crie uma tabela para registar as informações.

2. Planeie as suas refeições. Esta é a principal coisa a fazer para perder peso, mas não é fácil, nem é para todos. Primeiro, use uma calculadora calorias para estimar quantas calorias precisa ingerir para manter o seu peso actual. Se quiser perder um quilo por semana, vai ter de cortar cerca de 500 calorias por dia para atingir essa meta. Se quiser perder peso mais lentamente, o que eu recomendo, não diminua tanto o nº de calorias. Eu não recomendo tentar perder mais do que mais de um quilo por semana (que é de cerca de 50 quilos por ano, uau).
Depois de ter o numero de calorias por dia, distribua-as pelo dia. Por exemplo, se o seu objectivo é de ingerir 2000 calorias, pode gastar 400 calorias por refeição, em 4 refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, por exemplo) e deixar 200 calorias para petiscar durante o dia. mas como distribui as suas calorias é consigo - faça experiências até encontrar a melhor distribuição.

Planeie cada refeição tendo em conta o limite de calorias que estabeleceu. Isto pode levar algum tempo para calcular, e vai precisar de saber as calorias dos alimentos, mas se planear as suas refeições favoritas não vai ser assim tão dificil. Pode fazer uma lista de refeições e lanches com as calorias que estabeleceu, e ir alternando. A chave é, obviamente, seguir o plano - não se desvie. Passado alguns dias habitua-se. Pode usar a tabela de registo do peso e juntar também as calorias ingeridas diáriamente para controlar os seus esforços.

3. Planeie lanches saudáveis. Tal como programar as suas refeições, deve planear os seus lanches.(Veja o item acima). Em vez de ir ao café, ou correr para uma máquina de venda automática quando começa a ficar com fome, deve planear lanches saudáveis entre as refeições. Frutas, vegetais, iogurtes, frutos secos e outras coisas semelhantes são boas escolhas, e que pode levar de casa para o trabalho, poupando também algum dinheiro.
Planeie alguns lanches apetitosos de vez em quando. Não se deve privar completamente - torne o comer saudável numa coisa divertida. Chocolate preto, ou iogurte com fruta fresca são coisas deliciosas que pode comer algumas vezes.

4. Procure alternativas com menos gordura. Procure alternativas mais light para os seus alimentos favoritos. Se adora hambúrgueres, por exemplo, pode experimentar hambúrgueres de soja (existem alguns bons, confie em mim). Se gosta de batatas fritas, procure as versões light. Asse ou grelhe a carne em vez de a fritar. Beba leite magro e iogurte magros em vez dos normais. Prefira comidas cozidas, estufadas ou grelhadas em vez de fritas. Porém não retire a gordura totalmente, de facto alguns tipos de gordura são boas quando usadas com moderação, mas é importante lembrar que a gordura é rica em calorias, e reduzir seu consumo de gordura para uma quantidade moderada também irá baixar a sua ingestão de calorias. Adicionar frutas e vegetais é outra boa maneira de ingerir menos gordura, uma vez que ocupam muito espaço no seu estômago, sem acrescentar muitas calorias.

5. Coma devagar e, em seguida, aguarde 20 minutos. Se comer depressa provavelmente vai comer demasiado. Isto porque demora algum tempo para o nosso cérebro receber a mensagem de que estamos cheios. Então, ao comer rapidamente, vamos realmente comer até ficarmos empanturrados. Certamente já teve a terrivel sensação, "Estou tão cheio, comi demais!". O truque consiste em treinar-se a comer devagar. Ficará satisfeito com menos comida. Outro truque é comer uma porção razoável (uma prato cheio, não com uma montanha de comida, uma boa regra de ouro), sem direito a repetir. Se ainda tiver um pouco de fome, aguarde pelo menos 20 minutos antes de se servir de novo. Muitas vezes, a sua fome desaparece.

6. Pense a longo prazo. Não vai perder peso de um momento para o outro. Quer dizer, pode perder peso rapidamente, mas se não mudar os seus hábitos, ele vai voltar tão rapidamente como desapareceu. O que queremos é uma perda de peso gradual e que persista. Um quilo por semana é um bom ritmo - uma vez mais, menos 500 calorias por dia do que precisa para manter o seu peso actual. São objectivos alcançáveis, sustentáveis. Claro que vai precisar de fazer ajustes ao longo do tempo, mas o principal é não tentar ter resultados imediatos, mas a longo prazo. Não se preocupe com os altos e baixos diários, mas veja a sua evolução ao longo de semanas e meses. Ela vai acontecer, se persistir e fizer mudanças graduais.

7. Pare de beber calorias. Pra mim esta é a mais importante, porque é tão fácil. As calorias em refrigerantes, café, chá, bebidas alcoólicas, sumos e outras bebidas são muito esquivas, porque não sabe quantas calorias está a beber num dia. Sumo, por exemplo, parece saudável, mas não está a obter as fibras da fruta, apenas as calorias. Comer uma laranja dá-lhe os mesmos benefícios, mas é mais completo. Em vez disso, beba água ou chá sem açucar. Muita, e durante todo o dia. A água satisfaz a sede sem adicionar calorias. É a bebida perfeita para a perda de peso, e disponível em cada torneira.

8. Leia sobre perder peso. Pode parecer estranho, mas é útil porque o ajuda a manter-se focado no seu objectivo, e assim é mais provavel conseguir. Se perder o foco, vai perder a motivação, e em breve vai deixar de progredir. O que deve fazer é ler sobre emagrecimento - histórias de sucesso, dicas, etc - para se concentrar e motivar. Sempre que sentir que está a perder motivação, leia alguns artigos sobre perda de peso, sobre como fazer exercício ou comer de forma saudável.

9. Exercícios de 5 minutos apenas. De forma geral, ingerir menos calorias é muito mais eficaz do que tentar queimar as calorias através do exercício. Por exemplo, pode queimar algumas centenas de calorias com 30 minutos de exercício duro, mas pode fácilmente recuperá-los com uma taça de cereais ou outros petiscos. Se realmente deseja perder peso, é preferivel concentrar-se naquilo que come.

No entanto, o exercício ajuda e muito. Queimar até 200 calorias por dia pode ajudá-lo a perder um ou dois quilos por mês), e não precisa de fazer muito exercício para o conseguir. E melhor ainda, fazer exercício faz com que se sinta bem, e sentir que está a ficar em forma. Deixa-o saudável, é ainda ajuda a que o corpo não fique flácido por causa da dieta.

A minha recomendação é começar com apenas 5 minutos por dia. Isso não vai queimar 200 calorias é claro, mas é um começo, e isso é o que é importante. Faça 5 minutos por dia durante a primeira semana. Qualquer tipo de exercício serve - tente algumas flexões, saltar á corda, abdominais, correr, ou qualquer outra coisa. Após uma semana, aumente para 10 minutos. Vá aumentando aos poucos, e logo está a fazer 20-25 minutos por dia. Isso é tudo o que precisa.

10. Basta passar os primeiros 3 dias. Se reduzir a ingestão calórica, como na dica 2, vai sentir fome ao início. E isso não é fácil. A fome vai fazer com que queira desistir, Mas a fase difícil é de apenas 3 dias. Após esse tempo, vai começar a ficar mais fácil. O seu corpo vai-se acostumar, e deixar de sentir privação.

Se gostou, leia também:

» Como Perder a Barriga

» 4 Passos Simples para Iniciar o Hábito de Fazer Exercício

» 17 Estratégias Fabulosas Para Manter A Sua Dieta E Ficar Em Forma





3.09.2009

10 Ideias de Presentes para o Dia do Pai


O Dia do Pai está quase a chegar, aqui ficam algumas sugestões de prendas, para todos os gostos e bolsos também.

Perfumes, Aftershave e Desodorisante - Um clássico

Algo tecnológioco como GPS, Telémovel ou MP3

Máquina de Barbear - Outro clássico, mas sempre útil

Caixa de Ferramentas

Assinatura anual da SportTV ou um bilhete para um jogo de futebol do clube preferido - ou ainda melhor, compre dois bilhetes e vá com ele

Uma garrafa de Whisky ou Vinho de boa qualidade

Canivete Suiço

Uma experiência Smartbox

Um livro ou um CD de um autor que sabe que ele gosta

Acessórios desportivos - isto se o seu pai pratica algum desporto claro.

Mas para além de oferecer uma prenda lembre-se que o melhor que pode dar ao seu pai é o seu amor, por isso o principal neste dia é simplesmente estar presente.

Quais são as suas ideias de presentes para o dia do pai? Inspire outros e deixe as suas sugestões aqui!




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3.08.2009

Mini-hábito da Semana - Use Mais A Escada

Para subir ou descer alguns andares, que tal usar a escada? Além de ser um óptimo exercício, também economiza a energia eléctrica dos elevadores.

Ponha este pequeno hábito em prática durante toda a semana!


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3.03.2009

Lista Anti-Envelhecimento do Dr. Oz



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Esta é a Checklist de coisas a fazer para envelhecer bem e de forma saudável, feita pelo Dr. Oz, o médico fantástico que certamente já viram nos programas da Oprah.


Lista do Dr. Oz "Anti-Idade" para abastecer o frigorífico e despensa:

• Antioxidantes - Dr. Oz sugere 5 porções diárias, por exemplo: Frutos Vermelhos como Mirtilos, Amoras ou Morangos, Batata Doce, Tomate, Bróculos e Açaí (uma fruta tropical com o dobro dos antioxidantes dos frutos vermelhos).

• Chá Verde ou Branco - 4 chávenas por dia.

• Vinho Tinto - 1 copo por dia.


Lista do Dr. Oz de especiarias "Anti-Idade":

• Canela - para diminuir níveis de açúcar no sangue e também o colesterol.

• Gengibre - para diminuir a pressão arterial, ajuda na dor da artrite e reduz o risco de cancro.

• Caril - também ajuda na dor da artrite e ajuda reduzir o risco da doença de Alzheimer.

• Paprika / Pimenta - para diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação.

• Rosmaninho - Dr. Oz explica que a esta erva pode ajudar na concentração e aprendizagem.


Outros Alimentos Anti-Envelhecimento:

Fibra: Dr. Oz sugere que as mulheres comam 25 gramas de fibra por dia, enquanto que os homens necessitam de 35 gramas, pode ingerir alimentos como: farelo de aveia, arroz, massas e pão sempre 100% integrais, feijão, e vários tipos de sementes que tenham elevado teor em fibra, magnésio, cálcio e ácidos graxos ômega-3.

Ômega-3: O ômega 3 é um tipo de gordura muito benéfica para o coração e que pode ser encontrado em: sementes de linho (que deve ser triturado ou torrado para libertar os óleos), nozes, algas do tipo "spirolina" (Alguns peixes tem ômega-3 por se alimentarem desta alga)

Azeite: Dr. Oz recomenda 1-2 colheres diariamente, mas não cozinhado (frito), pois perde os seus benefícios, deve ser colocado cru sobre os alimentos depois de cozinhados de preferência, ou então envolver os alimentos antes de os cozinhar.


Lista de Exercícios para adiar o envelhecimento:

Exercício Cardiovascular: 20 minutos de cardio na sua freqüência cardíaca ideal, 3 vezes por semana é o que o Dr. Oz sugere. A fórmula para calcular o seu ritmo cardíaco ideal é 220 menos a sua idade, multiplicado por 0,8! Ex: 220-30x0,8 = 152

Musculação: Os músculos queimam 50 vezes mais calorias do que a gordura, por isso o Dr. Oz aconselha 30 minutos de treino de força por semana, faça abdominais, flexões, e levante pesos - são exercícios simples que podem ser feitos em casa.

Flexibilidade: Dr. Oz aconselha as posições de yoga como uma forma de se tornar mais flexível.

Meditação: 5 minutos de meditação por dia ,segundo diz o Dr. Oz, servem para "reiniciar o motor e voltar ao caminho certo" pode rezar ou encontrar um lugar calmo e fazer uma vibração sonora ou concentrar-se na sua respiração.


É Necessário Dormir Bem e Ter Sexo para Envelhecer Bem:

Dr. Oz diz que falta de sono é um factor que causa envelhecimento mais rapidamente. Ele sugere que se prepare para dormir tratando da sua higiene - pode tirar 2-5 anos da sua verdadeira idade. Dr. Oz também explica que ver televisão ou trabalhar no computador trabalho deixa o seu corpo e mente alerta, portanto, faça apenas coisas que o ajudem a adormecer antes de se deitar.

Segundo o Dr. Oz, Ter sexo 2-3 vezes por semana - dentro de um relacionamento amoroso - pode tirar quase 3 anos da sua verdadeira idade.


Lista de Vitaminas do Dr. Oz's

• Vitamina D: Promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), éessencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes.

• Cálcio: O cálcio pode deixá-lo com prisão de ventre, por isso sugere que o tome juntamente com magnésio - 600mg de cálcio e 200mg magnésio duas vezes ao dia.

• DHA Omega-3: É semelhante ao óleo de peixe, mas o DHA ômega-3 vem em comprimidos e não tem os efeitos secundários do óleo de peixe -, ele recomenda 600mg por dia.

• Aspirina infantil: 2 Aspirinas infantis por dia para pessoas com mais de 40 anos é o que Dr. Oz sugere - 2 aspirinas infantis têm metade da quantidade de 1 aspirina normal.

• Multivitaminas:
Corte o comprimido em metade e tome metade de manhã e metade à noite - assim as vitaminas são absorvidas com mais eficácia.

Leia também:

10 Mandamentos do Dr. Oz para perder peso

Dr OZ - OS 5 ALIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA MELHORAR A SAÚDE

8 Maneiras não convencionais de Destressar e Libertar a Tensão

3.02.2009

25 Maneiras de Aumentar a Sua Auto-Confiança

Quando acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar ser curiosos, sonhar, ser espontâneos, ou qualquer oura coisa que eleve o espirito humano. - EE Cummings

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Uma das coisas que impedem as pessoas de perseguir os seus sonhos é o medo do fracasso, e a falta de auto-confiança para vencer esse medo e ir á luta. Todos sofremos desse mal, de alguma forma.

A questão fundamental é: Como vencer esse medo?

Ao trabalhar a sua auto-confiança e auto-estima! Ao longo do tempo, é isso que o vai ajudar a superar definitivamente os receios, e, finalmente perseguir os seus sonhos.

Os receios e dúvidas vão continuar a existir. Mas pode vencê-los, basta ultrapassar o medo. Quanto mais o fizer, mais sucesso terá. É bastante díficil aranjar tempo e disponiblidade para os seus planos e sonhos se não acreditar em si e nos seus sonhos.

25 Dicas para Conquistar a Sua Auto-Confiança

Se tem baixa auto-estima, é possível fazer alguma coisa para mudar isso? Pode controlar os seus níveis de confiança?

Embora possa parecer que não, eu acredito que é possivel alterar isso e aumentar a sua auto-confiança. Não é uma característica genética, e não depende dos outros. Se acha que não inteligente, competente ou atraente, etc ... isso pode mudar.

Pode tornar-se digno de respeito, e fazer o que quiser, independentemente do que os outros possam pensar. Pode fazer isso, tomando controle de sua vida, e assumirndo o controle da sua auto-confiança. Ao tomar atitudes concretas que melhorem as suas capacidades, e a sua imagem, pode aumentar a auto-confiança, sem a ajuda de mais ninguém.

A seguir estão 25 dicas para ajudá-lo a fazer isso. Não são conselhos mágicos que vão mudar a sua vida milagrosamente e sem esforço, são apenas algumas conselhos que funcionam comigo e com outras pessoas.

3.01.2009

Poupar Água

Algumas dicas para economizar água em casa.
Feche a torneira quando escovar os dentes.

Quando lavar a loiça à mão primeiro lave toda a louça e depois enxágue de uma vez, ao usar a máquina de lavar espere que esteja cheia para a ligar.

Tome duches em vez de banhos de imersão, se forem rápidos, gastam muito menos água.

Quando deixar água a correr,à espera que aqueça, guarde essa água para regar as plantas por exemplo, basta colocar um recipiente por baixo da torneira e recolher essa água.

Faça descargas do autoclismo rápidas, normalmente a água que o reservatório contém é muito mais do que a necessária, se possível diminua a quantidade de água da descarga colocando algo lá dentro, como por exemplo uma garrafa cheia de areia ou água. se colocar uma garrafa de litro e meio, é essa a quantidade de água que vai poupar em cada descarga.

Quais são as suas estratégias para poupar água? Deixe as suas sugestões nos comentários.

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