5.25.2009

Como Poupar na Electricidade

Conheça algumas dicas para poupar na conta da electricidade!

Durante o dia, aproveite ao máximo a luz natural para iluminar e aquecer a sua casa;

Escolha bem a iluminação, prefira lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais eficientes;

Apague sempre as luzes quando uma divisão não estiver a ser usada;

Desligue todos os aparelhos electrónicos, mesmo que estejam em standby, como TV, aparelhagem e computadores, quando não os estiver a usar. Muitos destes aparelhos, mesmo depois de desligados, continuam a gastar energia;

Não deixe a porta do frigorífico aberta. Escolha depressa o que pretende tirar, e saiba que o frigorifico quando está cheio gasta menos electricidade, por isso pode guardar garrafas de água quando tiver poucas coisas no frigorifico;

Faça banhos mais rápidos, ao fazer isso, poupa energia necessária ao aquecimento de grandes quantidades de água;

Mantenha as portas fechadas e isole as janelas para que não se perca o calor;

Ligue as máquinas de lavar louça/roupa apenas quando estão cheias, pois assim evita desperdícios de energia e de água.

Ao comprar um electrodoméstico, prefira um que tenha uma boa classificação de eficiência energética. A classe A representa os mais eficientes;

Use aparelhos de acondicionamento com termóstato que lhe garantem a temperatura ambiente da sua casa. Mude os filtros dos seus sistemas de aquecimento ou refrigeração regularmente;

Evite o uso do forno para pequenas quantidades de comida e repare no diâmetro das panelas sobre os bicos do fogão. A fonte de calor não deve exceder o tamanho do recipiente.


5.21.2009

A Única Ferramenta que Precisa para Ter uma Vida Equilibrada


Ter uma vida equilibrada. Normalmente é visto como a luz ao fundo do túnel. Pensamos que quando tivermos o nosso trabalho organizado, vamos ter tempo para a família, para cuidar da saúde e para o lazer.

Mas há uma forma de viver a vida que lhe permite começar hoje mesmo a ter uma vida equilibrada.

Porque precisa de equilíbrio HOJE
Antes de saber como podemos atingir o equilíbrio, é importante saber por é importante viver com equilíbrio.

1 - Cada área da vida é importante: Imagine o que seria descurar da sua saúde durante um ano para se concentrar no trabalho. Iria sofrer as consequências dessa decisão durante esse ano e anos. Aliás, fazer isso pode até ter influência no numero de anos que se pode viver. É uma forma dura de por as coisas, mas sabe que é verdade.

2 - Todas as áreas da vida estão interligadas: a ideia de que cada área da vida é independente, e que não tem qualquer influência sobre outras é falsa, e extremamente prejudicial para o seu sucesso. Ter bons relacionamentos pode ajudá-lo a subir na carreira, e a sua vida familiar e social pode melhorar se tiver uma boa saúde e vitalidade. Todas as áreas da vida estão ligadas, e se descuidar algumas delas isso pode sabotar o sucesso que deseja atingir na área em que está mais centrado no momento.

3 - Problemas numa área podem ser causados por outras áreas: Se alguma vez tentou tornar-se mais produtivo, tentando auto-motivar-se, e acabou por falhar redondamente, vai perceber este ponto. A verdade é que ser produtivo no trabalho pode não ter nada a ver com o trabalho em si. Um problema de saúde, alimentação ou horas de sono, tudo isso tem influência no seu trabalho e na sua produtividade. Pode usar todas as dicas de produtividade que encontrar em blogs e livros, mas se negligenciar sua saúde, não vai ser capaz de superar as suas limitações.

4 - Se não conseguimos gerir todas as áreas da vida, não temos a vida sob controlo: Uma das maiores fontes de stress é a sensação de que não temos controlo sobre a nossa vida. E ao descuidar uma parte da vida, acabamos por perder o controlo. Sentimos que não estamos a dar atenção a uma parte da nossa vida, que não a estamos a gerir adequadamente. Esse stress pode trazer um gosto amargo a toda a nossa vida.

5 - Não precisa de colocar a felicidade em espera: Temos uma escolha muito simples na vida. Podemos ser felizes hoje, ou adiar a nossa felicidade por algum tempo, para um futuro indefinido. Ao adiar o equilíbrio, adiamos a nossa felicidade. Mas não tem de ser assim. Podemos começar a aproveitar a vida hoje, sem mais atrasos!

Faça uma Mapa de Crescimento Pessoal
Agora que sabe que precisa de ter equilíbrio na sua vida, hoje, não num futuro longínquo, veja como um Mapa de Crescimento Pessoal pode ajudar.
A ideia deste mapa é muito simples: Para conseguir equilíbrio e harmonia precisa estar ciente de todas as áreas da vida, e fazer progressos em cada uma delas, todos os dias, e de forma regular (semanal, mensal, etc.)

Podemos passar a vida a lutar para conseguir atingir o equilíbrio, mas o muitas vezes não sabemos o que estamos a tentar equilibrar. Será gerir o tempo para o trabalho e familia? Mas então e a saúde? E os nossos hobbies e passatempos?

O Mapa de Crescimento Pessoal estabelece sete áreas que compõem as nossas vidas. Pode ver essas zonas da vida como categorias onde podemos colocar as nossas actividades e os objectivos que temos para cada área.

Essas categorias são:
(1) Espiritual
(2) Intelectual
(3) Psicológica
(4) Social
(5) Profissional
(6) Recreativa
(7) Física


Se se esforça por equilibrar apenas duas ou três áreas da vida, pode surpreender-se ao saber que conjugar todas as sete áreas da vida pode ser muito mais fácil.

Como? Estas áreas são mais precisas, ao definir quais são as suas verdadeira necessidades, sem ignorar os detalhes importantes. Se pensa que equilíbrio é apenas conciliar trabalho e familia, então vai estar a ignorar o seu lado espiritual, intelectual, psicológico, físico e recreativo, e todas as necessidades inerentes. E isso não é viver em equilíbrio.

Ter um conhecimento mais preciso das suas necessidades como um ser humano vai permitir-lhe satisfazer essas necessidades sem negligenciar tudo o que é importante para si.

Usar o Mapa de Crescimento Pessoal
Há muito que dizer sobre a forma como o Mapa de Crescimento Pessoal deve ser utilizado, para se obter o máximo efeito. Mas para começar utilize estes 3 passos simples, para que possa começar a ver os resultados imediatamente:

1 - Faça uma lista de todas as atividades que pode fazer para avançar em cada área: Assim, começe com o lado Espiritual. O que é que pode fazer para fazer avançar a sua vida na área da espiritualidade? Ler um livro específico sobre espiritualidade? Meditar? Rezar? Falar com um líder espiritual? Aderir a uma campanha para promover a paz mundial? Fazer voluntariado, ou estudar filosofia? Lembre-se que o lado espiritual não tem necessáriamente que ver com religião, mas com crenças pessoais. Faça uma lista com todas as opções nesta área. Seja tão específico quanto possível e, de seguida, faça o mesmo para as outras áreas.

2 - Pense em actividades transversais a vários domÌnios vida: É aqui que o o poder do Mapa de Crescimento Pessoal se sente realmente. Aqui pode perceber que pode satisfazer várias necessidades com uma única atividade. Por exemplo, em vez de ir ao ginásio, vá jogar futebol com os seus amigos. Assim pode equilibrar a parte social, recreativa e física de uma só vez! Seja criativo e descubra formas que possam conjugar várias áreas da vida ao mesmo tempo.

3 - Escolha aquilo que pretende realizar para cada área da vida: Da lista que fez, escolha as opções que possa começar a fazer agora (ou durante a próxima semana ou mês). E não se esqueça de abranger todas as áreas da vida!
Não importa o quanto insignificante uma coisa possa parecer, desde que esteja a avançar nas várias áreas da vida, então está a fazer progressos e a atingir o equilibrio na sua vida. Está a ganhar o controlo da sua vida e a satisfazer todas as suas necessidades.

Com o Mapa de Crescimento Pessoal, vai perceber que o túnel em que se encontra a sua vida é construido por si, e que pode começar a abrir-se para viver na luz e levar uma vida equilibrada, HOJE.



5.18.2009

6 Pequenas Coisas que Pode Fazer Quando Lhe Falta Disciplina

Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de disciplina - têm metas ou objectivos que querem atingir, mas falta-lhes a disciplina necessária para os levar até ao fim.

E acabamos por nos penalizar e sentir mal por isso, por não conseguir-mos persistir.
E isso leva a que continuemos a falhar, porque estamos a formar uma mentalidade que nos diz que não somos capazes.

Veja o que fazer quando passar por uma situação como esta:

1. Perdoe-se. Aceite que não é perfeito. Ninguém é. Perceba que castigar-se só vai piorar as coisas. Respire fundo, perdoe-se e siga em frente.

2. Perceba que a disciplina é uma ilusão. Embora a disciplina seja um conceito comum, não existe realmente. Não é uma coisa que se possa realmente fazer. Pense nisto: as pessoas dizem que a disciplina nos leva a fazer algo que não se deseja fazer. Mas como se faz isso? Qual a habilidade necessária? Não é uma "habilidade” – é apenas forçar-se a fazer algo que não deseja fazer. E o que isso exige é algum tipo de motivação. Sem motivação, não será capaz de se obrigar a fazer o que quer que seja. Portanto, motivação é o conceito-chave - e isso sim é algo real, e que pode realmente aprender a fazer.

17 Estratégias Fabulosas Para Manter A Sua Dieta E Ficar Em Forma

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.Eu admito que não sou grande fã de "dietas" - uma palavra que só me faz pensar em passar fome, refeições feitas de talos de aipo ou algum outro tipo de dieta maluca - mas acredito que se deve tentar comer de uma forma saudável.



Ou seja não fazer dieta, mas manter uma dieta saudável.

Mas isso é mais fácil dizer do que fazer, como todos sabemos. A dieta saudável desaparece em alturas de festa, no natal, por exemplo, ou quando há uma reunião familiar, ou quando se sai para jantar com os amigos, ou quando vamos de férias, bem, já percebeu, existem muitas maneiras de escapar a uma dieta saudavél.

Mas também há tantas maneiras de manter a sua dieta saudável e conseguir perder peso.

Eu não sou perfeita, e são muitas vezes em que cedo à tentação. Mas tenho melhorado ao longo dos tempos, em parte porque a prática leva á prefeição, mas também porque descobri dicas óptimas noutros blogs.

Por isso vou partilhar com vocês alguns dos truques e dicas que eu encontrei por ai e achei úteis para conseguir manter uma alimentação saudável.

1. Saiba a sua motivação. Tenho um amigo, cuja motivação para ficar em forma é estar vivo e bem de saúde para puder ver o seu filho de 3 anos crescer. Quando ele fica com vontade de comer doces ou fritos, ele pergunta-se se prefere comer aquelas porcarias ou ver seu filho crescer. Quando se tem uma motivação poderosa como esta, é mais fácil ser forte mesmo quando só apetece desistir.

2. Faça-o gradualmente. Não tente mudar a sua dieta radicalmente, do dia para a noite. Eu recomendo que começe a mudar sua dieta em pequenos passos - beber só água em vez de refrigerantes, por exemplo, ou comer fruta em vez de doces ou batatas fritas. Depois de se ter habituado a essa pequena mudança, introduza outra uma semana ou duas mais tarde, e assim por diante até que alguns meses depois está com uma dieta muito mais saudável. Com este processo simples e gradual torna-se muito mais fácil começar e manter bons hábitos alimentares.

5.17.2009

Mini-Hábito da Semana - Reciclagem

Para muitos o hábito da reciclagem já está enraizado, mas será mesmo assim? Mesmo quem já está habituado a fazer a separação do lixo por vezes torna-se preguiçoso e desleixado, e mesmo sabendo como separar e o que separar, secalhar não aplicamos sempre os princípios da reciclagem, no local de trabalho por exemplo, ou quando vamos de fim de semana. Também é fácil esquecer de o fazer quando temos de nos livrar de coisas menos comuns como electródomesticos ou as muito faladas pilhas. Por isso recicle sempre que puder, não se limite à separação do lixo doméstico, e se não existe o hábito da reciclagem na sua empresa incentive os seus patrões e colegas a começar.

Outros Mini-Hábitos

Use Apenas Pilhas e Baterias Recarregáveis

Poupar Papel

Unplug - Desligue aparelhos eléctricos