6.29.2009

Dica Saudável: Tente Comer Vegetariano Mais Vezes


O simples acto de substituir a carne por algo mais saudável, como a soja, pode fazer uma grande diferença na nossa saúde. Fazer isso regularmente, talvez, uma ou duas vezes por semana, é uma grande ajuda a longo prazo. A carne contém um grande teor de gordura saturada e de colesterol, e é muito melhor para o seu corpo se puder evitá-la. Mas não precisa de se tornar vegetariano para comer de forma mais saudável, apenas experimentar comer pratos vegetarianos algumas vezes, o que se pode ser uma experiência deliciosa, e muito saudável.

Sugiro que começe por experimentar um prato vegetariano, que seja fácil de fazer, uma coisa simples, mas saborosa. Existem algumas substitutos bastante bons para a carne e derivados como salsichas ou chouriço, feitos á base de soja, e outros produtos como o seitan ou tofu, também feito a partir da soja, que são bastante ricos em proteínas.

Que tal começar com uma massa? Pode usar soja granulada em vez de carne picada, ou fazer uma receita apenas com vegetais salteados se tiver dúvidas quanto à soja.

Mas para começar, vou-lhe deixar uma das minhas receitas vegetarianas favoritas, muito fácil de fazer, um chili vegan.

Chili Vegetariano de Três Feijões

Soja granulada qb (500g aprox)
Uma lata de cada de feijão preto, feijão encarnado e feijão branco
Uma lata de tomate pelado e uma embalagem grande de molho de tomate
Uma cebola picada
Metade de um pimento verde, sem sementes e picado
2-4 dentes de alho picados (dependendo do quanto gostar de alho)
Pimenta preta, sal, e malaguetas a gosto
Azeite

Pique os vegetais em primeiro lugar, porque a cozedura será mais rápidaa. Aqueça o azeite em lume brando e salteie a cebola, o alho e o pimentão. Adicione a soja moída e deixe alourar. Junte o sal, a pimenta e as malaguetas.

Agora junte o feijão, mexendo bem, para não queimar. Junte mais pimenta e malaguetas, para ficar bem picante. Depois adicione os tomates pelados, mexa mais um pouco, e em seguida deite o molho de tomate. E está feito! Baixe o lume e deixe ferver durante algum tempo, pode deixar apenas 10 min ou uma hora. Mas quanto mais tempo apurar melhor os sabores se misturam. E está pronto a comer.

Sirva com arroz branco, pão, ou o que lhe apetecer.

Este é um prato de que todos gostam, quer sejam vegetarianos ou não. E se não disser que é vegetariano a maioria nem vai notar. Desfrute!

Como Acabar Com as Desculpas

Todos arranjamos desculpas.

Mas as pessoas bem sucedidas são aquelas que conseguem matar as desculpas, como os miseráveis vermes que são.

Estou muito cansada. Eu não tenho tempo. Não me sinto motivado. Prefiro não fazer nada. Não tenho dinheiro, equipamento, espaço. Eu não posso porque ...

Todos arranjamos desculpas. Veja como fazer para acabar com elas.

1. Ver o lado positivo. As desculpas normalmente aparecem porque não nos apetece fazer algo – assim estamos a acentuar o negativo. Em vez disso, encontre a parte divertida e alegre. E mantenha uma atitude positiva, ou nunca vai conseguir livrar-se das desculpas.

2. Assumir a responsabilidade. Desculpas são maneiras de se livrar da responsabilidade de algo. Se não temos tempo, dinheiro, ferramentas, etc, então não a culpa não é nossa, certo? Errado. Começe por assumir a responsabilidade, bem como a solução.

3. Encontrar uma solução. Para cada problema existe uma solução. Não tem tempo? Comece com apenas 5-10 minutos. Arranje tempo. Acorde mais cedo. Aproveite a hora de almoço. Não tem um local onde o fazer? Faça em casa ou no escritório. Não tem a energia? Faça-o quando tiver os níveis de energia mais altos. Você é inteligente. Vai descobrir a solução.

4. Defina o seu objectivo. Esta é a sua motivação - a sua razão para fazer algo, sem desculpas. Claro que pode simplesmente ficar a vegetar no sofá, mas se pensar no seu objectivo e porque o quer atingir, vai ficar motivado. Visualize esse objectivo e começe.

5. Seja responsável perante os outros. Tenha um companheiro de treinos, um parceiro de projecto, uma equipa, alguém a quem apresentar um relatório dos seus progressos. Se tiver de prestar contas a um treinador ou parceiro, terá mais probabilidades de realmente fazer alguma coisa.

6. Arranje as suas desculpas. Mas depois faça as coisas na mesma .

7. Assista a isto. E depois ponha mãos à obra.


Leia também:

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6.28.2009

Saborear as Pequenas Coisas

Costuma comer enquanto está a ler? Se assim for, secalhar já reparou no mesmo que eu: às vezes conseguimos comer uma refeição inteira sem sequer saborear a comida. Isto aplica-se a um monte de coisas da nossa vida: podemos passar uma hora com a nossa família sem realmente falar com eles. Podemos ir a um parque ou à praia, e não reparar nas coisas à nossa volta.

Aqui está uma coisa que parece tão simples e, no entanto, pode ser muito difícil de Fazer: Pare e observe aquilo que está a fazer neste momento. Torne-se mais consciente do presente, em vez de pensar constantemente no passado ou no futuro.

Claro que é uma coisa difícil de fazer durante todo o dia, mas também não é esse o objectivo. Pare e faça-o uma vez por outra, em diferentes momentos do dia, tome atenção às pequenas coisas. E aprecie esse momento.

Experimente estes pequenos exercícios (são muito fáceis, por isso não precisa de ter medo da palavra "exercício"):

• Quando tomar a sua próxima refeição, não leia, nem veja televisão, não pense em mais nada excepto na comida. Saboreie o cheiro da comida, a textura na sua boca, o calor ou frio da mesma, os vários sabores. Faça isto quando estiver a comer algo realmente goste.

• A próxima vez que estiver com alguém, quer se trate de um ente querido ou um colega de trabalho, pare o que estiver a fazer, e tire alguns minutos para falar com essa pessoa. Ouvir o que ela está a dizer. Apreciar essa pessoa, e tentar entendê-la. Realmente estar com essa pessoa, plenamente.

• A próxima vez que estiver na rua, páre e olhe à sua volta. Aprecie a incrível beleza, simplicidade e complexidade da natureza. Observe as coisas vivas, desde as plantas, aves ou insectos. Observe os elementos - ar e vento, água ou chuva, a terra, o sol, a lua ou as estrelas. Aliás, esta noite, vá lá fora ver as estrelas. As estrelas e o oceano são uma maneira incrível de pôr as coisas em perspectiva.

• Quando estiver no chuveiro, tente não pensar noutra coisa, apenas no que está a fazer. Observe a sensação da água a bater na sua pele e permita-se desfrutar da sensação. Sinta a água e o sabão a escorrer pelo seu corpo.

Possívelmente irá pensar noutras coisas que pode fazer, estas são apenas algumas ideias. E se realmente fizer estas experiências, irá descobrir sensações incríveis. E a vida não vai decorrer tão rapidamente como é costume, o que certamente será uma coisa boa.

Mini-Hábito da Semana - Água Engarrafada



Com a chegada do verão e do tempo mais quente aumenta o nosso consumo de água, especialmente na rua, fora das refeições. A proposta desta semana é a de, em vez de comprar garrafas de água na rua, encher uma garrafa em casa ou no trabalho e a levar consigo, assim poupa o ambiente, pois é menos plástico a ser consumida, e ainda poupa bastante dinheiro, uma garrafa de 25 cl pode fácilmente ser vendida por 1€, um grande desperdício de dinheiro.

Pode guardar várias garrafas no frigorífico, assim terá sempre água fresca para levar, e depois é só voltar a encher as mesmas garrafas. Se fizer isso apenas uma vez por dia, pense na quantidade de plástico poupado.

6.27.2009

Mas Porquê Fazer Exercício?



Todos sabemos que fazer exercício ajuda a perder peso, mas fazer dieta também, então porque preferir fazer exercício, ou as duas coisas juntas?

Porque há muito mais benefícios do que simplesmente ficar em forma.

A prática regular de exercício físico é uma das condições fundamentais para se ser saudável e consequentemente melhorar a qualidade de vida.

E se fizer exercício não precisa fazer dieta, apenas comer de forma saudável e equilibrada.

Mas então qual a influência dos exercícios físicos no organismo?

Aqui está uma lista das formas como o exercício físico beneficia o nosso organismo.

Auto-estima
A prática regular de exercícios aumenta a nossa auto-confiança.

Capacidade Mental
As pessoas activas têm reflexos mais rápidos, um maior nível de concentração e memória mais apurada.

Colesterol
Fazer exercício regularmente aumenta os níveis de HDL (”bom colesterol”) no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Depressão
A prática de 30 a 60 minutos de exercício, 3 a 4 dias por semana, provoca melhorias no humor e disposição, em apenas algumas semanas.

Doenças crónicas
Pessoas sedentárias têm muito mais probabilidades de desenvolver doenças cardíacas. E a actividade física ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

Asma
A prática de exercício físico beneficia os asmáticos, pois provoca uma diminuição significativa dos níveis de Imunoglobina E, que é um anticorpo que se encontra aumentado nas pessoas que sofrem de doenças alérgicas, tais como asma e outras doenças respiratórias.

Envelhecimento
Os exercícios ajudam a manter o corpo e a mente activos e aptos para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento, e mantendo a pessoa independente por mais tempo, pois fortalecem os músculos e o coração, além de retardarem o declínio das habilidades físicas.

Stress e ansiedade
A actividade física ajuda a libertar as hormonas acumuladas durante os momentos de stress. E também funciona como uma espécie de tranquilizante natural, pois após o exercício a pessoa experimenta uma sensação de bem-estar e serenidade.

Ossos
Exercícios regulares com pesos são importantes na construção e manutenção da massa óssea.

Sono
A actividade física regular proporciona um sono tranquilo e ajuda a adormecer mais fácilmente, a pessoa dorme profundamente e acorda restabelecida e bem disposta.

De que está à espera, com todas estas vantagens, e ainda ficar em forma? Descubra uma atividade física que lhe dê prazer e comece já hoje!
Está prestes a melhorar a sua qualidade de vida.
Experimente!

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