7.29.2009

As Regras Simples do Fitness



Saúde e Fitness são temas normalmente explicados como sendo coisas muito complexas.

Se começar a ler algumas revistas e blogs sobre Fitness e Boa Forma, vai encontrar imensos conselhos, na maioria complexos e confusos, que lhe vão deixar a cabeça a andar à roda.

Vão-lhe dizer que os ovos, a manteiga e a carne fazem mal. Depois, noutro sítio vai ler que afinal essas mesmas coisas é que são boas. E vai ouvir dizer que correr é o melhor exercício, ou que levantar pesos é a melhor maneira de ficar em forma, e também muitos a contestar e ridicularizar essas afirmações. Vai escobrir um milhão de variantes para cada exercício, conselhos sobre alimentação, sobre a forma como organizar os treinos, quais os suplementos que precisa tomar ... enfim, um monte de coisas confusas e contraditórias.

É o suficiente para querer desistir antes mesmo de começar.

Felizmente, não tem de ser assim tão complexo.

Na verdade, pode reduzir a Boa Forma a duas regras simples:

1. Ponha o seu corpo em movimento regularmente.

2. Coma uma quantidade moderada de alimentos saudáveis (com pecados ocasionais).

Acredite que se cumprir essas duas regras, e as seguir durante algum tempo, vai ficar em forma. Fazer apenas uma dessas coisas irá resultar numa melhoria na saúde de muitas pessoas (não todos), mas não numa saúde completa. Faça as duas coisas durante a maior parte dos dias e está caminho para ter saúde e ficar em boa forma.


7.26.2009

Como Poupar Energia na Cozinha

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1. Tape as panelas enquanto cozinha. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao colocar as tampas nas panelas enquanto cozinha está a aproveitar calor que sem elas simplesmente se perderia no ar.
2. Aprenda a cozinhar com a panela de pressão. Acredite, é possível cozinhar tudo numa panela de pressão: Feijão, arroz, massa, carne, peixe etc... e muito mais rápidamente, poupando até 70% de gás.
3. Cozinhe em lume brando. Não adianta aumentar a chama, porque por mais que aumente o lume, a comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC numa panela comum. O lume alto vai apenas queimar a comida.
4. Antes de começar a cozinhar, retire do frigorifico todos os ingredientes, de uma só vez. Evite o o abre e fecha de cada vez que seu cozinhado precisar de uma cebola, ovos ou leite.


7.17.2009

Como Se Tornar num Madrugador

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Eu percebi que, começar a acordar cedo foi uma das melhores coisas que fiz nos últimos tempos, por isso pensei em partilhar as minhas sugestões.

Durante muitos anos, eu custumava levantar-me tarde. Adorava dormir até tarde, mas depois as coisas mudaram, porque passei a ter que acordar bastante cedo.

Então,decidi fazer de despertar cedo um hábito, em vez de uma necessidade que me fazia acordar mal-humurada.

Aqui estão as minhas dicas para se tornar numa pessoa madrugadora:

• Não faça mudanças drásticas. Comece devagar, por acordar apenas 15-30 minutos mais cedo do que é habitual. Habitue-se a isso durante alguns dias. Depois acrescente outros 15 minutos. Faça isso gradualmente até chegar ao seu objetivo horário.

• Permita-se dormir mais cedo. Deve estar habituado a ficar acordado até tarde, talvez a ver televisão ou a navegar na Internet. Mas se continuar esse hábito, enquanto tenta levantar-se mais cedo, mais cedo ou mais tarde vai ter uma recaída.

E se isso acontecer no principio, então vai acabar por desistir, e vai ter de recomeçar. Sugiro que vá para a cama mais cedo, mesmo que pense que não vai adormecer, e ler um pouco na cama. Se estiver muito cansado, vai acabar por dormir mais cedo do que imagina.

7.15.2009

Os Mitos do Fitness


Todos temos algumas noções sobre Fitness e sobre como ficar em forma e fazer exercício, mas algumas dessas ideias acabam por ser erradas.

Hoje vamos falar sobre alguns dos mitos mais comuns do Fitness e perceber que nem sempre aquilo que pensamos ou que ouvimos por aí corresponde à verdade:

Estas são 8 ideias muito comuns:

1 – Com a idade aumentamos de peso
A maioria das pessoas acredita que é inevitável engordar com a idade, o que não é, de todo, verdade. Se engordamos, é porque não fazemos exercício ou porque nos alimentamos de maneira incorrecta. Ninguém está destinado a engordar, mesmo quem tem um metabolismo “lento”. Tudo depende das escolhas que fazemos e do estilo de vida que levamos.

2 – As mulheres quando fazem levantamento de pesos ficam demasiado musculadas
Não é fácil ganhar músculo, mesmo com um treino intensivo de musculação. No caso das mulheres ainda é mais complicado uma vez que têm uma percentagem muito reduzida de testosterona, que é a hormona responsável pelo aumento muscular.

7.02.2009

Como Deixar de Viver de Salário em Salário


Durante algum tempo passei por alguns problemas financeiros. Fiquei cada vez com mais dívidas, com contas atrasadas, e estáva sempre à espera do dia de pagamento. Levei algum tempo até olhar para trás e perceber que esta situação era toda culpa minha, em virtude das minhas próprias escolhas e hábitos financeiros, e que era possível mudar.

Agora as coisas estão muito melhores. Comecei a poupar, paguei várias dívidas e estou muito perto de acabar de pagar o cartão de crédito (que eu cancelei), e espero ainda conseguir pagar o meu carro até ao final do ano. Pretendo ficar práticamente livre de dívidas em pouco mais de um ano, com boas perspectivas após essa data. Estou também a começar a planear a minha reforma, algumas viagens, e uma casa. As minhas finanças estão muito melhor hoje do que há apenas um ano e meio atrás.

Por isso gostaria de partilhar alguns conselhos que me foram muito úteis.

Uma coisa de cada vez

Uma das primeiras coisas a fazer é começar a tomar nota de todos os seus gastos, diáriamente, esta é uma recomendação típica de qualquer consultor financeiro, e é um bom conselho. Claro que na prática isso pode-se tornar difícil. O meu conselho é que tente fazê-lo, mas se não conseguir, por algum motivo, não deixe que isso o impeça de melhorar as suas finanças.

Mas, independentemente de conseguir monitorizar os seus gastos ou não(e deve), pelo menos, faça o seguinte:

1. Pare de aumentar as dívidas. Pare de usar os seus cartões de crédito e débito imediatamente. Cancele os cartões de crédito, e tenha apenas um cartão de débito, que pode deixar em casa a maior parte do tempo. Também tem de parar de contrair empréstimos, quer junto de bancos ou de sociedades financeiras ou de amigos ou familiares. Pare de aumentar a dívida.