1.15.2010

8 Maneiras não convencionais de Destressar e Libertar a Tensão



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Nota do Editor: Este é um post convidado de Jai Kai de SharingSuccess.tv.

Enquanto andamos nas nossas rotinas diárias somos frequentemente confrontados com obstáculos e desafios que podem levar a algum grau de stress e ansiedade. Então, para podermos ficar mais relaxados e libertarmo-nos de tensões é importante romper com rotina normal e encontrar formas de destressar. Este processo pode ser muito simples ou bastante profundo, mas por que não tentar algo novo e diferente? Aqui estão 8 maneiras, fora do comum, de se livrar do stress e libertar as tensões.

1. Massage as Orelhas. Uma massagem às orelhas é uma maneira fantástica de libertar endorfinas no seu cérebro e fazer com que se sinta bem. E o melhor é que só demora alguns minutos. Comece por massajar suavemente os lóbulos com os dedos polegares e indicadores. Depois vá apertando a parte lateral, até chegar ao topo. Esta parte das orelhas tem pontos minúsculos que podem relaxar áreas específicas do corpo. Termine usando os dedos indicador e médio para massajar atrás das orelhas, na parte dos ossos do crânio.



2. Pintar com os dedos. Se pensa que pintar com os dedos e ficar completamente sujo é estritamente para as crianças, pense novamente. A pintura com dedos permite que se divirta, seja artístico, e brinque como se fosse uma criança. Dá-lhe oportunidade para expressar a sua criatividade e espontaneidade, sem expectativas. Então porque não criar algumas peças de arte abstracta. Visite a loja de artigos para crianças mais próxima e leve um conjunto de pintura com os dedos.

3. Dispa a sua sala. Observe bem à sua volta e repare na quantidade de coisas (tralha) que existe por toda a casa, especialmente na sala - o lugar onde custuma descontrair e relaxar. Então, arrume, livre-se do que não interessa e aprenda a poderosa arte do minimalismo. Livre-se de toda e qualquer coisa que não use ou não precise. Ofereça ou doe objectos de decoração e utensílios domésticos. Um espaço liberto e limpo proporciona paz e tranqüilidade. É também mais fácil conseguir relaxar quando não se está rodeado de coisas, tal como a roupa para passar, trabalho, aparelhos eletrónicos ou mesmo materiais de leitura, porque o seu subconsciente não se sente como se tivesse imensas coisas para fazer.

4. Experimente Yoga do Riso. Todos nós sabemos que o riso tem um efeito maravilhoso no nosso humor e é uma das melhores coisas que podemos fazer para nos sentirmos bem. No entanto, nem sempre temos a oportunidade de rir assim, infelizmente não acontece com frequência. Uma oportunidade divertida e louca para rir descontroladamente pode ser encontrada (google) numa aula, clube ou centro de yoga da sua área que tenha aulas de yoga do riso. Poderá ter que sair da sua zona de conforto, mas certamente vai ser uma surpresa maravilhosa e hilariante.

5. Adiar. Faça uma lista de coisas para fazer, e não as faça. Chame-lhe a sua lista de coisas a adiar. Depois, decida-se a fazer algo que realmente lhe apetece fazer. Se e quando se sentir inspirado para fazer alguma coisa da sua lista, então faça. Talvez não tenha realmente que fazer essas coisas da sua lista de coisas a adiar ou, talvez, alguém as possa fazer por si . Eu acredito que se não está convencido, entusiasmado ou a apreciar o que está a fazer, então não o deve fazer. Adiar as tarefas aborrecidas diminui as resistências, e torna-o mais relaxado.

6. Seja brutalmente honesto. Alguma vez se sentiu frustrado com si mesmo, por querer dizer algo a alguém, mas não disse, por medo do que poderia acontecer, do que essa pessoa pudesse pensar ou como o iria fazer sentir. Em vez de guardar as coisas dentro de si, o que provoca stress e tensões, por que não libertar-se disso, através do poder do discurso honesto. Expresse as suas emoções e diga às pessoas o que realmente sente, sem ser rude ou ofensivo. Repare como se sente aliviado depois.

7. Dance à chuva. Quantas vezes já viu pessoas chateadas e a correr para se protegerem quando a chuva começa a cair? Da próxima vez que chover, aproveite para se divertir um pouco, ficar molhado e dançar na chuva. Desperte todos os sentidos e desfrute do momento. Pode até mesmo cantar se quiser. Vai-se surpreender com o quão refrescante e rejuvenescedor isto é. Para quem vive em climas mais frios, tente dançar na neve ou fazer anjos de neve.

8. Desfrute de umas ferias em casa. Em vez de viajar para algum lugar nas ferias, fique em casa e desfrute de umas férias locais. Se vive numa cidade experimente passear como se fosse um turista, aproveite para conhecer bairros onde nunca esteve antes. Para as tornar uma aventura, arranje um mapa de alguns trilhos próximos e planeie alguns dias de caminhada. Se estiver num clima mais frio aproveite para visitar as serras e ver a neve. Experimente uma actividade nova, como a fotografia ou pintura. Visite alguns cafés locais que pareçam interessantes e que onde nunca tenha estado antes. Se precisa de uma pausa dos seus filhos, arranje um amigo ou parente para fazer de babysitter. Divirta-se a conhecer a sua zona.

Quando começamos a ficar enrolados nas rotinas que nos ocupam demasiado tempo, por vezes, só precisamos dar um passo atrás, largar o que estamos a fazer e procurar novas paixões que dissolvam a tensão e criem experiências felizes e sem stress.


Espero sinceramente que experimente algumas destas formas de relaxar, e não se esqueça de se divertir, estar no momento presente e deixar suas ansiedades desaparecer.

2 comentários:

  1. Olá Amigos, bom dia
    Excelente artigo. De fato a Yoga do Riso é mesmo muito poderosa e tem um enorme efeito transformador em nossas vidas. Eu acredito tanto nisso que me dedico a divulgar seus benefícios ao maior número possível de pessoas. Tanto que estarei estreiando no dia 18/jan às 10hs no site www.demaistv.com.br o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, totalmente dedicado à manutenção do Riso na pauta do riso e com um bloco exclusivamente voltado para mostrar como funciona uma sessão de Yoga do Riso. Confira também no meu blog ESPAÇO DO RISO no http://doutorrisadinha.blogspot.com tudo o que rola na net sobre o riso, inclusive este seu artigo estará lá para muito mais pessoas terem acesso a este tipo de informação importante para todos nós .
    Abraços sorridente
    Marcelo Pinto (Doutor Risadinha)

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  2. Marcelo, obrigado pelo seu comentário e pelo link super interessante. Felicidades

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