1.09.2010

Como aproveitar ao máximo o início de um Novo Ano

"Todas as manhãs, nascemos de novo.O que fazemos hoje é o que mais importa." ~ Buda

O Novo Ano já começou há algum tempo, e para muitas pessoas muitas pessoas está é uma boa altura para um novo começo, e é optimo aproveitar essa energia renovadora que nos abre infinitas possiblidades.

Todos os anos, quando chega janeiro o nosso optimismo e vontade de fazer mudanças é renovado, fazemos planos para ter uma vida melhor, para alterar maus hábitos, enfim queremos renascer. E isso é uma coisa maravilhosa.

É maravilhoso, porque este novo começo dá-nos a oportunidade de reinventar as nossas vidas, e a nós mesmos. Ficamos revigorados, capazes de largar a bagagem do ano anterior e fazer qualquer coisa. Tudo é possível!

Isso é uma dádiva, e sugiro que aproveite ao máximo este presente. E não basta apenas fazer resoluções e mantê-las (aqui está o meu guia para fazer isso), temos de aproveitar e reinventar a forma como vivemos.

Aqui está como.

1. Deixar ir.
Muitas vezes ficamos retraidos pelos fracassos anteriores, pelos compromissos assumidos, sentimentos, ou obstáculos. Não podemos mudar de carreira, porque estamos acostumados ao que fazemos e é muito difícil mudar. Não temos tempo para ter um estilo de vida saudável e ficar em forma, porque temos muitas outras coisas para fazer. Não temos tempo para os nossos entes queridos, porque temos muitos compromissos.

Tudo isto é bagagem antiga. Um recomeço exige um quadro em branco. Deixe tudo para trás (é mais fácil falar do que fazer, eu sei).

Desligue-se de tudo o que fez o ano passado, ou nos ultimos anos. Liberte-se dos fracassos. Esqueça os medos e relutâncias. Deixe de suas idéias pré-concebidas sobre como a sua vida deve ser, pela maneira como evoluiu até agora. Largue as crenças e hábitos antigos que não lhe são mais úteis.

Tem a oportunidade de começar de novo. Liberte-se do ano passado, e começe um novo ano em grande estilo.


2. Decida o que é mais importante HOJE.
Esqueça todos os seus objectivos para este ano. Em vez disso, decida: o que quer fazer HOJE?



O que é mais importante para si, para a sua vida? O que o apaixona, AGORA? O que o entusiasma e o deixa revigorado? O que lhe daria mais satisfação?
Muitas vezes a resposta está em criar algo, fazer algo novo, ajudar outras pessoas, tornar-se uma pessoa melhor, trabalhar num projecto cuja realização lhe dará motivo de orgulho. Mas qualquer que seja a sua resposta, tenha isso claro na sua mente, no início de cada dia.

Isto pode ser algo que terá de trabalhar durante todo o ano, ou talvez apenas durante um mês, pode durar uma semana ou alguns dias, ou apenas hoje. Não importa. O que importa é o dia de hoje - que trabalhe nisso com todo o seu coração, Hoje. Amanhã ... vamos decidir isso amanhã.

3. Elimine as distrações e concentre-se.
Acabe com os Fóruns, e-mails, Facebook e Twitter, e os seus blogs favoritos, sites de notícias e redes sociais, liberte-se do iPhone ou Blackberry ou telemóvel, acabe com as tarefas irritantes e incumbências que pedem constantemente a sua atenção. Acabe com a desordem que o rodeia (ponha de lado e trate disso mais tarde).

Se puder, desligue a Internet por algum tempo. Pode voltar a ligar quando fizer uma pausa. Agora, concentre-se. Mesmo que apenas durante 15 ou 20 minutos, no início, mas de preferência durante 30-60 minutos. Pode fazer uma pausa e ver o seu e-mail ou qualquer outra coisa depois desse periodo de concentração. Concentre-se naquilo que é mais importante. Faça-o durante o tempo que conseguir, até terminas a tarefa, se possível. Sinta-se à vontade para fazer pausas, mas volte sempre ao seu foco.

Quando terminar, concentre-se na próxima coisa, e assim por diante.

4. Encontre a felicidade agora.
Não encare a felicidade como algo que vai sentir quando atingir um objectivo, ou tiver determinada quantidade de riqueza ou bens materiais. Não olhe para a felicidade como um destino, como algo que vai ter mais tarde.

O direito à felicidade é possível, agora. Lembre-se sempre disso. Quando a deixa para depois, ela nunca virá. Quando aprender a ser feliz agora, vai estar sempre feliz.
Quando está a fazer o que o apaixona, o que é mais importante, aquilo que decidir que é digno do seu tempo ... seja feliz! Está a fazer o que gosta. E isso é verdadeiramente uma dádiva.

5. Reinvente-se, todos os dias.
Todos os dias, você renasce. Reinvente-se a si mesmo e à sua vida, todos os dias. Faça o que é mais importante para si, nesse dia.

Pode ser a mesma coisa que era importante ontem, ou ele pode não ser. Isso não é importante. O importante é hoje - agora mesmo. Ser apaixonado, ser feliz, AGORA.
Não tem a oportunidade de um novo começo apenas no dia 1 de janeiro, mas todos os dias. E isso, é a melhor coisa de sempre.

Siga-me no Twitter e Facebook.

1 comentário:

  1. Anónimo27.11.12

    Muito bom! Com certeza vou seguir essas dicas em 2013 e ser muito feliz!

    ResponderEliminar