12.04.2010

Saudável e em Forma, Parte 2 - Exercicio

Siga-me no Twitter e Facebook.

Na Parte 1 desta série sobre ficar em forma e mais saudável, abordei algumas regras de alimentação saudável. Hoje, vou falar de algumas regras para o exercicio, e mais tarde irei escrever sobre como conseguir cumprir um plano de exercicios fisicos.

Primeiro deixe-me dizer-lhe uma coisa, uma alimentação saudável é uma óptima base para ficar em forma e saudável, mas o exercicio é o que realmente vai fazer com que consiga chegar lá. Na realidade, pode optar por fazer um ou o outro, mas assim só vai percorrer metade do caminho, quando na realidade precisa de ir até ao fim.

Regras para fazer Exercicio

Todas os conselhos que se seguem são coisas que fui aprendendo com a prática, mas também muitas coisas que aprendi com outras pessoas, em livros que comprei, e em blogs e sites que vou pesquisando no google.

O que segue são algumas das dicas que tenho para quem quer começar e manter um programa de exercicios físicos.

Regra de Exercicio # 1: Comece HOJE, faça qualquer coisa que o ajude a começar. Não importa qual o exercício que escolher, mas faça. Eu acho que a caminhada e a corrida são óptimas maneiras de começar, porque não tem que pagar uma inscrição num ginásio ou comprar equipamento sofisticado. Tudo que precisa é de um par de ténis. Eu comecei com um velho par de tênis, e só comprei uns ténis de desporto passado algumas semanas. Natação e ciclismo também são dois exercícios muito bons.

Regra de Exercicio # 2: Pare de inventar desculpas. Eu sei, por experiência própria - que todos nós temos um milhão de desculpas. Não há tempo suficiente. Não tenho sitio para se exercitar. Estou cansado. Não tenho o dinheiro. Tudo isto são desculpas. Eu não culpo ninguém por usar essas desculpas, porque eu já fiz mesmo, mas a verdade é que nós racionalizamos para continuar a ser preguiçosos. Não é tão difícil quanto pensa. Basta definir um horário, e sair durante uns 10 ou 15 minutos para andar ou correr. Pare de arranjar desculpas e faça!



Regra de Exercicio # 3: Basta colocar os seu ténis (sapatilhas) e sair pela porta fora. É tudo o que precisa de fazer. O resto vai ser muito mais fácil do que você pensa. É a inércia inicial que devemos superar. Depois de feito isso, torna-se estimulante e divertido.

Regra de Exercicio # 4: Comece aos poucos, e devagar. Provavelmente vai começar o programa de treino cheio de força e vigor, pronto para correr uma maratona ou levantar grandes pesos. Mas é melhor acalmar-se. A principal razão para isso é que se começar devagar, é mais provável que tenha sucesso, mas se começar a fazer demasiado, o mais provável é esgotar-se e desistir. Se acha que consegue correr durante 30 minutos, começe por correr durante apenas 10 ou 15, para começar, e vá aumentando lentamente ao longo de algumas semanas. Começe por se exercitar 2-3 vezes por semana no início, com o objectivo de passar a exercitar-se por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana, eventualmente. O benefício adicional é que se começar devagar, vai esperar ansiosamente pelo seu próximo treino, porque vai poder fazer um pouco mais do que no anterior. E essa ansiedade é um grande impulso.

Regra de Exercicio # 5: Torne o seu objectivo público. Divulge no seu blog ou no facebook. Diga aos seus familiares e amigos. Inscreva-se num site como Traineo.com, que tem várias dicas e onde seus exercícios e perda de peso são enviadas para vários "motivadores" da sua escolha. A pressão pública positiva irá ajudar a manter-se motivado por um longo período - porque não vai querer decepcionar as pessoas e fazer má figura. Mas não deixe que a pressão seja demasiada - se o fizer, a sua motivação vai desaparecer.

Regra de Exercicio # 6: Recompense-se. Faça uma lista de mini-objectivos, e ao lado de cada um, arranje uma recompensa adequada. Por exemplo, se hoje saiu para correr, permita-se comprar um livro novo. Se o conseguir fazer durante dois dias, permita-se um gelado. Se conseguir fazê-lo durante uma semana, pode sair para comprar roupa nova. O que quer que sinta como uma recompensa para o seu trabalho - sejam sapatos, roupas, uma massagem, uma tatuagem, ou qualquer outra coisa, permita-se essas coisas quando atingir os mini-objectivos. Só não se permita doces demais!

Regra de Exercicio # 7: Permita-se o descanso adequado. Algumas pessoas tentam dar o máximo todos os dias. Mas lembre-se, os músculos precisam de descanso para poder recuperar. Se não lhes dá tempo para recuperar, está continuamente a desgastá-los. Siga a regra dificil-fácil: depois de um dia de exercício difícil, permita-se que o dia seguinte seja fácil ou de descanso. Além de que o corpo precisa de pelo menos um dia de descanso por semana. O seu corpo só aguenta até certo ponto, se o ultrapassa ele começa a ceder. Não deixe chegar a esse ponto. Muitas pessoas sábias já disseram que o descanso é tão importante como o exercício físico quando se trata de melhorar o desempenho.

Regra de Exercicio # 8: Pense positivo. Esta é provavelmente a melhor regra de todas. Ela pode ajudar de inúmeras maneiras. Todas as vezes que um pensamento negativo vier à sua cabeça, do tipo ("Eu não consigo fazer isso!" É muito difícil!"" Eu não tenho vontade de fazer exercicio agora! "" Eu quero parar!" "Hoje não me apetece!"), afaste-o. E depois substitua-o com pensamentos positivos: eu consigo fazer isso! Eu sou forte! Isto não é muito difícil! Se ele consegue fazer, eu também consigo! Isso não é problema! Eu sou duro!!!!! O pensamento positivo, pode ir além de qualquer barreira ao exercício.

Regra de Exercicio # 9: Não seja motivado apenas por objectivos de perda de peso. Se está apenas a tentar perder peso, o mais provável é que acabe por parar. Porquê? Eu não tenho idéia, mas é verdade. Tenha outras motivações: faça-o para se sentir bem, para se sentir com mais energia, para diminuir suas contas do médico, para viver mais tempo, para aproveitar mais a vida, para que as roupas lhe fiquem melhor, para ser forte, ser mais saudável, para conseguir algo de valor, para superar um desafio. Faça uma lista das razões pelas quais você quer fazer exercício e exponha-a em algum lugar. E, sim, pode recortar uma imagem de uma revista que o ajude a sentir-se motivado e exponha essas imagem também. Perder peso é um objectivo grande, mas não deixe que seja o único.

Regra de Exercicio # 10: Se fracassar, levante-se, e começe de novo. Todos nós falhamos algumas vezes. Não importa o quão fabulosos somos, nós falhamos. Eu já falhei muitos treinos no passado, mas o fundamental é que de todas as vezes voltei à carga. Eu não deixo que isso me impeça de continuar. Veja como eu vejo: é uma longa estrada que temos pela frente, e os pequenos problemas que vamos tendo ao longo do tempo são como os acidentes e lombas na estrada. Não deixe que uma colisão na estrada o impeça de continuar a sua viagem.

Regra de Exercício # 11: Se conseguir, arranje um parceiro de treino.
É um grande motivador. Se combinar encontrar-se com alguém para treinar, é mais provável manter esse compromisso. No entanto, se seu parceiro tiver que cancelar por algum motivo, não deixe que isso o impeça de treinar por conta própria.

Regra de Exercicio # 12: Divirta-se! O exercício pode e deve ser divertido. Não deixe que se torne desagradável. Se se tornar, abrande um pouco e aprecie a paisagem. Faça exercício num lugar agradável, com água ou árvores. Respire profundamente e desfrute do ar fresco! Veja o nascer ou pôr do sol! A vida é linda e você está a apriveitá-la ao máximo!




Sem comentários:

Enviar um comentário