1.26.2011

Dr OZ - OS 5 ALIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA MELHORAR A SAÚDE

Mais uma lista fabulosa do meu médico favorito, o Dr.OZ, feita em colaboração com o especialista em saúde alternativa, o Dr. Andrew Weil.

Esta lista é fundamental porque, mudar os seus hábitos alimentares pode fazer muito mais por si do que apenas diminuir o perimetro da sua cintura. Com os ingredientes certos, é possível diminuir o risco de desenvolver cancro e, aumentar a esperança de vida .

Saiba mais sobre os cinco super-alimentos do plano de alimentação do Dr. Andrew Weil.

1. Cogumelos Asiáticos (Cozinhados) (Quantidade: ilimitada)
Os cogumelos contêm compostos que activam o sistema imunológico, ajudando assim a prevenir doenças. Com menos de 100 calorias por chávena, eles também são bons para sua dieta. Mas cuidado, se não forem bem cozinhados vai perder todos estes benefícios. Aqui estão algumas variedades que pode experimentar: shitake, maitake ou enoki.

2. Alimentos de Soja Integral (Quantidade: 1-2 porções por dia)
Quando for ás compras, procure alimentos de soja integrais, em vez de alimentos que têm apenas a proteína de soja isolada, como os substitutos da carne. Experimente comer tofu, tempeh (um alimento fermentado feito a partir das sementes de soja), leite de soja, feijão e rebentos de soja. Eles são boas fontes de proteínas e ajudam a proteger contra alguns cancros, como o da próstata e da mama.

3. Vegetais Crucíferos (Quantidade: ilimitada)
Os vegetais crucíferos pertencem à família do repolho. O que é fantástico nestes legumes é que eles protegem contra o cancro. Para além do repolho, experimente a couve, couve-flor, bróculos, couve chinesa, ou couve de bruxelas (entre outros).

4. Gorduras Saudáveis (5-7 porções por dia, 1 porção = 1 colher de chá de óleo)
Nem todas as gorduras são más - alguns tipos de gordura podem ajudar a proteger o seu coração, como o Omega 3. Se quiser aumentar a sua ingestão de gorduras boas e cortar nas más, não se esqueça de adicionar estes alimentos à sua lista de compras: Azeite e outros óleos vegetais, Peixes como sardinha, bacalhau, atum ou salmão, Vegetais de folha escura como bróculos e espinafres, Frutos secos como nozes e castanhas, e sementes de linhaça.

5. Cereais integrais (3-5 porções por dia; uma porção = meia chavena)
Os produtos integrais relamente bons são aqueles em que se consegue realmente ver os grãos ou pedaços de grão. Estes alimentos não aumentam o açúcar no sangue da mesma forma que os produtos feitos com farinha e açúcar. Abasteça-se de arroz basmati, arroz selvagem, arroz integral, trigo, cevada, quinoa e aveia.

Veja o artigo original aqui

Leia também:

A maneira mais simples de manter um plano de refeições 




1 comentário:

  1. Acredito que uma boa alimentação evita muitos problemas, sobretudo estas doenças de hoje em dia. E tambem gosto muito de ouvir as explicações do Dr. Oz.

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