1.04.2011

Em caso de dúvida, Simplifique

Acabámos de passar a época do ano em que todos andamos numa correria maluca: decorar a casa para o natal, comprar os presentes, conseguir todos os ingredientes para as receitas tradicionais, cozinhar, ir a festas e jantares com os amigos, viajar para encontrar a família, acabar trabalhos de última hora, festas de Natal nas escolas das crianças. É uma lista de tarefas interminavel.

Mas há uma única resposta para quase todos os seus problemas - sejam devido ao Natal ou de sempre:

Simplifique.

É a resposta para todos os seus problemas de gestão do tempo: em vez de tentar descobrir como gerir a sua agenda, tente simplificá-la. Faça menos. Diga não aos projetos e reuniões. Reduza os compromissos. Tenha menos coisas na sua lista de tarefas e assim vai eliminar o problema de tentar gerir tudo isso. E também terá menos stress e amar mais a vida.



É a resposta para os seus problemas financeiros: em vez de tentar gerir todas suas contas e dívidas tente simplificar. Gaste menos. Compre menos. Viva com menos durante algum tempo. Corte as suas despesas. Tenha menos créditos para pagar. Livre-se das dívidas e tenha menos stress.

É também a resposta a seus problemas de armazenamento: em vez de tentar arranjar mais espaço para arrumar todas as suas coisas tente simplificar. Reduza a tralha. Ter menos coisas requer menos espaço de armazenamento (até uma casa menor) e muito é menos stressante. Você também vai poupar muito tempo e dinheiro em arrumação e manutenção.

Quer perder peso? Simplifique a sua dieta. Quer mudar um hábito? Simplifique o processo: tente apenas um hábito de cada vez .

Tem dificuldade em acabar de fazer as coisas? Elimine as distrações e encontre o seu foco de concentração.

Quer sair da loucura das compras de Natal? Faça menos compras.

Simplificar nem sempre é fácil. Ela exige a coragem de ser diferente. Para dizer não. Para tomar decisões difíceis. Para questionar o modo como sempre fizemos as coisas.

Mas o resultado é maravilhoso: simplicidade significa mais espaço . Mais calma e paz. Mais concentração e menos loucura. Menos stress. Uma vida mais feliz e mais saudável. E isso vale a pena o esforço.

Gostou? Leia também Mente Zen : Como se livrar da desarrumação




1 comentário:

  1. Subscrevo tudo o que aqui foi escrito. Este ano, a minha maior resolução é simplificar e organizar a minha vida e a minha casa.
    E só de pensar nisso, já me sinto mais leve e com mais vontade de arregaçar as mangas!
    Gostei muito deste blogue. Parabéns!
    Paula.

    ResponderEliminar