2.15.2011

A minha ultima ideia: Registar as minhas metas



Siga-me no Twitter e Facebook.

Já muitas pessoas têm publicado sobre as virtudes de ter um esquema para controlar os seus hábitos. Eu há algum tempo que ando a pensar sobre isso, e na ultima semana decidi adaptar um esquema para encaixar nos meus próprios objetivos.

Eu criei uma tabela muito simples, para controlar os meus hábitos e objetivos, desde as tentativas de deixar a cafeína, a minha rotina matinal, as minhas dívidas e as metas de poupança.

Agora, eu tenho um horário semanal, feito de tal forma, que cada um dos objectivos e hábitos está agendado para dias diferentes, assim, eu  só tenho de me preocupar com cada objectivo em certos dias.


Então aqui está o truque: todas as noites, eu revejo o meu dia. Eu vejo as caixas/objectivos desse dia, e coloco um ponto nos hábitos ou objetivos que realizei naquele dia, e um "x" naqueles que não cumpri. O meu objetivo é completar tudo com pontos e não ter "x"s. Depois, eu vejo o que me espera no dia seguinte, e assim preparo-me para o amanhã.

Isto é a última coisa que faço antes de ir para a cama. E tem funcionado. Como em qualquer sistema, ele só funciona se você se empenhar, mas até agora eu tenho conseguido. Eu recomendo vivamente este sistema, não só é uma óptima maneira de monitorizar o andamento dos seus objetivos e hábitos, mas também serve para se motivar e continuar todos os dias.

Eu fiz o meu esquema em papel, porque gosto deste método analógico. Imprimi algumas folhas pequenas, e fiz uma bela capa com o titulo: "livro de hábito Book". Mas também pode fazer uma tabela num programa tipo excel, usar um software grátis, ou mesmo online, em sites como joes goals.

Experimente!

Veja também:

6 Pequenas Coisas que Pode Fazer Quando Lhe Falta Disciplina

Como Se Tornar num Madrugador

Pense nos Seus Objectivos de Vida

O guia pequeno, mas poderoso, para encontrar a sua paixão

Sem comentários:

Enviar um comentário