3.28.2011

Top 20 - Dicas de Motivação # 12



Siga-me no Twitter e Facebook.


Uma breve introdução: Esta lista dos 20 melhores truques de motivação, era para ser um único post, mas eu decidi que dividi-los em posts separados, que me permitem explicar um pouco mais sobre cada um. Por isso, eu apresento o meu Top 20 de Dicas de Motivação.


Algumas pessoas comentam comigo, que eu deveria precisar de muita dedicação, para conseguir atingir alguns dos objetivos a que me proponho: exercício, frugalidade, organização, alimentação saudável, etc Bem, eu não acredito que alguém seja naturalmente "dedicado" ... é tudo uma questão de motivação. Você pode conseguir qualquer coisa, se tiver motivação suficiente.Rápida introdução: Meu primeiro destina-se a lista Top 20 para ser em um único post, mas eu decidi que quebrá-los em lugares separados me permita concentrar-se em cada um pouco mais. Então, eu apresento a minha lista dos Top 20 Hacks Motivação.


Dica de Motivação # 12: Dividir em mini-objectivos.

Às vezes os grandes objectivos ou aqueles a longo prazo podem ser esmagadores, mais do que conseguimos processar. Passadas algumas semanas acabamos por perder a motivação, porque ainda faltam vários meses, ou até mesmo anos para chegar à meta. E é difícil manter a motivação num único objetivo durante tanto tempo.

Solução: Tenha objectivos mais pequenos durante o percurso, que no final, todos somados vão dar ao seu grande objectivo. Por exemplo, na corrida, eu posso ter um plano de treino que dura três meses. Mas ao longo do caminho, eu posso fazer corridas de duas em duas ou três em três semanas, e o treinar para cada uma dessas corridas vai me deixar motivada. Além disso, numa escala ainda menor, eu posso ter uma meta apenas para esta semana, e outra apenas para hoje, em termos de treino. E mesmo quando estou a correr, eu posso estabelecer objectivos mais pequenos, como correr a uma determinada intensidade durante x tempo e depois voltar ao ritmo normal.

Isso pode ser feito qualquer que seja o seu objectivo. Algo que é realizável, e está logo ali,  ao virar da esquina, e não num futuro longínquo, é algo que mais facilmente se motiva a fazer. Quer ver-se livre das dívidas? Concentre-se em cada pequena dívida, e comemore quando a pagar. No cartão de crédito, por exemplo, mesmo que  a sua dívida não seja muito pequena, concentre-se em conseguir reduzi-la em apenas 100 euros (por exemplo), e quando o conseguir concentre-se nos próximos 100, e assim por diante.

Ao atingir cada objectivo, por mais pequeno que seja, comemore. E depois defina o objectivo seguinte. Ao atingir uma certa quantidades destes pequenos objectivos, olhe para trás, e repare nos progressos incríveis que já fez em direcção ao seu objectivo maior. De vez em quando, dê um passo atrás e veja a perspectiva geral. Você ficará satisfeito com o quanto já conseguiu.

1 comentário: