4.17.2011

Top 20 - Dicas de Motivação # 11

Siga-me no Twitter e Facebook.


Uma breve introdução: Esta lista dos 20 melhores truques de motivação, era para ser um único post, mas eu decidi que dividi-los em posts separados, que me permitem explicar um pouco mais sobre cada um. Por isso, eu apresento o meu Top 20 de Dicas de Motivação.

Algumas pessoas comentam comigo, que eu deveria precisar de muita dedicação, para conseguir atingir alguns dos objetivos a que me proponho: exercício, frugalidade, organização, alimentação saudável, etc Bem, eu não acredito que alguém seja naturalmente "dedicado" ... é tudo uma questão de motivação. Você pode conseguir qualquer coisa, se tiver motivação suficiente.

Dica de Motivação # 11: Recompense-se. Bastante.

E não se recompense apenas ao atingir os objetivos de longo prazo, mas em qualquer um. Na dica # 12 , eu falei sobre dividir os grandes objetivos em mini-metas. Pois bem, cada um desses pequenos objetivos deve ter a sua recompensa quando atingido. Faça uma lista dos seus objetivos, divididos em mini-objectivos, e ao lado, anote uma recompensa adequada para cada um. Por adequado, quero dizer 1) que seja proporcional ao objectivo (não se recompense por ir correr 2 quilometros com um cruzeiro de luxo nas Bahamas) e 2) que não vá estragar o seu objetivo - se estiver a tentar perder peso, não recompense um dia de alimentação saudável, com um bufett de sobremesas. Isso seria auto-destrutivo.

Mas, não significa que não se pode ter guloseimas como recompensas de vez em quando, mesmo quando se está a tentar ter uma alimentação mais saudável. Mas devem ser  menores, e só em certas ocasiões. Por exemplo, se eu tiver tido uma semana com bons hábitos alimentares,  saudáveis, e tiver conseguido resistir as tentações, eu recompenso-me quando chega o fim de semana, comendo algum dos meus doces favoritos. Não é uma recompensa diária, mas apenas uma vez por semana. E como nos fins de semana, costumo ir fazer uma corrida, dar um passeio, ou fazer jardinagem, acabo por queimar essa recompensa de qualquer maneira.

As recompensas podem ser qualquer coisa que você goste. As minhas incluem coisas como sobremesas, sapatos novos, um leitor de mp3, livros, uma manicure ou tratamento facial, ir jantar fora, ou outras coisas que eu tenha evitado comprar, porque eu estou a tentar ser frugal e não comprar coisas desnecessárias. Também pode ser uma massagem, ou roupa para correr, ou material desportivo. Aquilo que quiser e que lhe vai dar prazer.

De qualquer modo, isto não é apenas uma forma de se mimar, mas de comemorar, e isso é super importante  - celebre as suas vitórias ! Sinta-se bem pelas suas conquistas, e olhe para trás para ver todo o trabalho duro que conseguiu fazer. É bom que dê importancia a isso, porque isso vai fazer com que se sinta bem ao caminhar para o seu objetivo, e irá motivá-lo a fazer mais. Conte tudo à sua família e aos seus amigos. Fique orgulhoso de si mesmo.  Dê-se uma medalha.

Sem comentários:

Enviar um comentário