9.12.2011

Como recuperar o hábito de fazer Exercício

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É uma história que a maioria de nós já viveu, em alguma altura das nossas vidas: Começamos um programa de exercícios, e até está indo bem, mas passado uma semana ou duas, ou um mês ou dois ou até um ano ou dois, nós abandonamos o programa. E acabamos por nos sentir mal com isso, e por causa da dificuldade inicial de começar qualquer programa, é difícil voltar à rotina.

Recentemente, deixei as minhas rotinas de exercício por algumas semanas devido a problemas com a família e às férias de verão, e foi bastante difícil voltar. Eu tive de reiniciar as minhas resoluções (fazer reset!) e re-concentrar-me, deixar de lado todas as outras coisas que queria trabalhar, e dedicar-me apenas ao meu treino.

Para todos aqueles que interromperam os seu programas de exercício, e querem voltar à rotina, aqui estão minhas dicas:

Re-Concentrar-se e comprometer-se novamente. Muitas vezes pensamos que, como já estávamos num programa, podemos simplesmente voltar a ele, sem problema. Mas, na realidade, precisamos nos condicionar para um novo hábito (embora deva ser mais fácil pois já o fizemos antes), mas temos de começar (quase) pelo principio. Isso significa começar por assumir um compromisso.

Escreva o seu objetivo e informe as pessoas sobre o que pretende alcançar, escreva no seu blog, publique no facebook, escreva em post-its e espalhe-os pela sua casa e no trabalho. Se não consegue dar esse passo, é provável que acabe por vacilar.

Concentre-se apenas neste objetivo. Se tiver várias coisas a acontecer, é difícil juntar mais um novo hábito, porque já está ocupado a trabalhar nos outros. É difícil, mas o melhor é ser paciente e trabalhar num objetivo de cada vez, se possível. Muitos objetivos ao mesmo tempo dispersam demasiado o foco de concentração. A ideia é focar-se tanto quanto possível num objetivo, e manter esse foco o máximo de tempo possível.


Faça-o durante um mês. Não precisa começar no início do mês - pode começar hoje. Mas faça-o durante 30 dias. Comprometa-se com isso, e quando tiver passado esse tempo, vai tornar-se muito mais fácil.

Faça-o à mesma hora, todos os dias. Se disser a si mesmo que vai treinar quando tiver tempo, haverá muitos dias em que não terá esse tempo. Defina uma altura do dia em que se possa exercitar todos os dias - de manhã cedo, à hora do almoço, ou depois do trabalho são as três melhores alturas. Faça-o na mesma altura, todos os dias, e vai transformar-se num hábito forte.

Comece aos poucos. Temos a tendência de fazer muito no principio, especialmente se estamos acostumados a um certo nível de esforço. Mas ao começar, é melhor esperar, e fazer apenas um pouco, e então progredir lentamente até voltar ao seu nível habitual. Se você está acostumado a correr 5 Km, corra 3. Se está acostumado a nadar durante uma hora, faça meia hora. Se está acostumado a fazer 12 repetições, faça 8. Já começa a perceber a ideia. Comece devagar, ou terá mais dificuldade em continuar. Quando sentir que o hábito está de volta, pode aumentar o nível de exigência.

Aprender com os seus erros. Há uma razão para ter parado com o seu programa de exercícios. Descubra qual foi, e tenha um plano para que isso não aconteça da próxima vez. Se não, vai desistir novamente.

Comemore cada sucesso, no começo. Os primeiros dias são os mais cruciais. Recompense-se muitas vezes durante este tempo, e celebre tudo que atingir! A primeira semana é o outro período mais importante. Depois disso, tudo fica mais fácil. Mas, depois, cerca de 2-3 semanas, vai enfrentar uma crise. Concentre-se durante essa crise, e vai conseguir ultrapassa-la. Depois de passar um mês, vai ser canja.

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