9.10.2011

6 pequenas coisas que pode fazer quando tem falta de disciplina

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Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de disciplina -  têm hábitos ou objectivos que querem alcançar, mas falta-lhes a disciplina necessária para ir até ao fim.

E castigamos-nos por isso. Sentimos-nos mal por não desistir e não terminar as coisas. E isso leva a mais fracassos, porque estamos a mentalizar-nos de que não temos a disciplina necessária.

Aqui está o que fazer quando se encontra nessa situação:

1. Perdoe-se. Você não é perfeito. Ninguém é. Perceba que martirizar-se só piora as coisas. Respire lentas e profundamente algumas vezes e liberte-se desse peso. Perdoe-se. E siga em frente.

2. Perceber que a disciplina é uma ilusão. A disciplina é um conceito comum, mas que na verdade não existe. Não é uma coisa que se possa realmente fazer. Pense nisto: é comum pensar que a disciplina o leva a fazer algo que você na realidade não quer fazer. Mas como é que isso se faz? Que habilidade é necessária? Não há nenhuma habilidade que se possa aprender - pode apenas forçar-se a fazer algo que
não quer fazer. E isso requer... algum tipo de motivação. Sem motivação, nunca será capaz de se forçar a fazer nada que não queira. Por isso, a motivação é o conceito-chave - e isso é algo que é real, que pode aprender a fazer.

3. Concentre-se na motivação. Qual é a sua motivação para atingir essa meta ou hábito? Como é que vai manter essa motivação quando se tornar difícil? Tenha motivações muito fortes para aquilo que quer atingir, e anote-as. Comprometa-se publicamente. Quando as coisas ficarem difíceis, lembre-se da sua motivação. Concentre-se nela. Ela vai dar-lhe o impulso necessário - e isso é mais poderoso do que tentar concentrar-se no esforço da disciplina.

4. Torne-o fácil. A disciplina é difícil, porque qualquer tarefa ou hábito que esteja a tentar criar é difícil. Em vez disso, torne-o mais fácil. Elimine as barreiras. Tem dificuldade em começar a fazer exercício? Torne-o super fácil, começando por exercitar-se durante apenas 5 minutos por dia. Para que serve fazer 5 minutos de exercício? Ao fazê-lo está a começar a criar o hábito, não a ficar em forma do dia para a noite. Fazer 5 minutos de exercício terá  pouco impacto na sua saúde, mas faz com que praticar exercício seja super fácil. Se o conseguir fazer durante 30 dias seguidos, vai ficar com o hábito de se exercitar. Odeia acordar cedo para ir para o ginásio? Faça-o em casa. Faça durante o almoço ou depois do trabalho.

5. Concentre-se no prazer. É difícil obrigar-se a ter disciplina - quando se odeia fazer alguma coisa. Assim tente encontrar algo que seja agradável nessa atividade. Se não fica entusiasmado com a perspectiva de ir fazer exercício, arranje uma boa música para ouvir durante o treino, ou um parceiro de treino com quem possa ter uma conversa agradável, ou pratique num ambiente tranquilo, na natureza, num sitio que seja simplesmente lindo e onde se sinta bem. E concentre-se nesse aspecto agradável.

Odeia organizar a papelada? Encontre o seu santuário, um sitio pacífico onde você pode tratar da papelada e divertir-se. Talvez tenha uma boa chávena de chá ou café, ponha a tocar alguma música agradável. E concentre-se no prazer.

6. Repetir. É quase inevitavel que vá falhar em algum momento, por muito bom que seja. Infelizmente, as pessoas costumam usar isso como desculpa para dizer que não têm disciplina, e simplesmente desistir. Bem, veja isso como apenas uma pedra no caminho. Levante-se, concentre-se-se, e volte ao seu caminho. Volte ao ponto 1 e começe tudo de novo.

1 comentário:

  1. Boa...dicas que tornam tudo mais fácil pelo menos teoricamente...gostaria era de colocar em prática!!!

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