9.11.2011

Monitorize os seus Gastos por Impulso

Siga-me no Twitter e Facebook.

Tem um problema com compras por impulso? Se assim for, o primeiro passo para controlar esse hábito é monitorizar os seus impulsos/desejos. Torne numa prioridade, durante a próxima semana ou duas, observar e controlar seus gastos por impulso.



Mantenha um caderno, pequeno e prático, e de cada vez que tiver o desejo de comprar algo, necessário ou não,  registe no seu caderno. Registe todas as vontades, seja para comprar alguma coisa online, ou numa loja, quando vê um catálogo, pensa no novo iPod, ou mesmo que seja várias vezes a mesma coisa.

Quer compre o item ou não, registe esses impulsos.
Muitas vezes os impulsos são subconscientes. Você não será capaz de controlar os seus gastos, se não estiver ciente deles.

Outras dicas, para além deste primeiro passo, para controlar os gastos por impulso:

Evite os shoppings ou outras grandes superfícies. Só o acto de lá ir praticamente garante que vai comprar algo por impulso. Prefira actividades ao ar livre ou em casa em vez de ir passear ao centro comercial.

Se tiver que ir às compras, faça uma lista. E mantenha-se fiel à lista. Mentalize-se que qualquer coisa que não esteja na lista é estritamente proibida.

Faça uma lista de 30 dias. Se tem vontade de comprar algo, experimente a regra de que primeiro tem que escrevê-lo na sua lista de 30 dias. Se, passados esses 30 dias, ainda quer fazer essa compra, então pode comprar (se tiver o dinheiro). Apenas o acto de escrever na lista (consciência) e obrigar-se a esperar (atraso) pode fazer uma grande diferença.

Respirar. E beber água. Esta pausa pode ajudá-lo a esquecer o desejo.

Encontre outras coisas para fazer com seus amigos ou família. Costuma sair com pessoas que gostam de fazer compras como um passatempo? Incentive-os a fazer outra coisa. Vá passear, a um parque, à praia. Prepare um jantar em casa. Se seus amigos se recusam a mudar, pode querer pensar melhor com quem sair e passar o seu tempo, se têm valores diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário